Consuni homenageia servidores nos 50 anos do Crutac em Coari
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
Reconhecer o compromisso e o trabalho dos servidores da Universidade Federal do Amazonas participantes do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (Crutac), que completou 50 anos de criação na Universidade e contribuiu para a implantação do campus permanente da Instituição no município de Coari, foi o objetivo da homenagem realizada pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da Ufam, em sessão ordinária do mês de dezembro, realizada no auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, situado no setor Norte do campus de Manaus.
“O CRUTAC-Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária, foi criado nas universidades Brasileiras, em 1965 e, a partir da Resolução n° 259 de 28 de setembro de 1974, teve início na Universidade do Amazonas-UA. Uma ação de interiorização que tinha como objetivo formar profissionais adequados às exigências das áreas interioranas do Brasil, remetendo para a promoção das populações rurais. Historicamente foi considerado o órgão que possibilitou de forma mais efetiva a extensão da Universidade no Brasil.”, diz o parecer da relatora, conselheira Iraildes Caldas. Após a leitura do parecer, por votação unânime, o Consuni aprovou o tributo.
Em seu pronunciamento, o reitor Sylvio Puga discorreu sobre a importância dos homenageados e da satisfação que a Ufam tem em razão da dedicação e do trabalho daqueles profissionais que compuseram a equipe do Crutac. “A Ufam tem muito orgulho de cada um de vocês e, se estamos colhendo frutos hoje em Coari, foi graças ao trabalho deles, lá atrás, que está frutificando até hoje. Então, a Ufam sente muito orgulho de vocês e está prestando essa homenagem”, declarou o gestor ao propor à professora Vera Imbiriba que seja feito um livro com o registro da história do Crutac na Ufam, no ISB.
Diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) e proponente da honra dada pelo Consuni aos integrantes do Crutac, a professora Vera Imbiriba abordou em sua fala a necessidade de a Universidade prestar tal reconhecimento àqueles que foram os precursores da extensão universitária na Instituição. “Como foi quando tudo iniciou da Ufam e hoje nós ainda temos servidores que são aposentados, a intenção era agradecer por todo o trabalho que eles realizaram, a importância de eles terem iniciado a Universidade no interior, que hoje resultou no ISB, que já é um trabalho fortalecido, que contribui tanto para o desenvolvimento do interior, da região do Baixo Solimões”, registrou. “A dedicação deles em estar no interior, em, às vezes, abandonar suas famílias, de acreditar num projeto, de ter formado várias pessoas que hoje já são profissionais. E então foi um papel muito importante e que precisava ter esse reconhecimento. E era bom que se reconhecesse também pessoas que continuam vivas hoje, aposentadas, ou não, que se encontram com a gente”, completou.
Homenageados Presentes
O médico José Maria de Castro Santana, referência em saúde em Coari até hoje em razão de sua atuação no Crutac, narrou um pouco do que foi a experiência de participar do programa e agradeceu ao Consuni pelo reconhecimento. “A Universidade tinha uma missão: interiorizar a mão de obra e levar desenvolvimento, conhecimento, educação, saúde e artes. Nós trabalhávamos com amor, com carinho, com dedicação, e éramos aceitos. Temos comprovação disso que pode ser dada pelos antigos moradores de lá. A Universidade tinha prestígio, sempre teve. Nós fizemos muitas coisas, desde a pavimentação de vias do aeroporto e do porto, até a expansão da eletricidade e instalação de tv. Então, eu estou emocionado pelo reconhecimento”, expôs.
Sebastiana Palmeira lembrou dos anos que passou em Coari e do trabalho desenvolvido no município. “Em 1975, a Universidade do Amazonas estava selecionando uma equipe com enfermeiro, bioquímico e dentista para trabalhar no campus em Coari. Como eu ainda era muito jovem, fui posta à prova por algum tempo em Manaus para depois assumir em Coari”, contou. “Eu tenho boas lembranças de Coari pela experiência que obtive, e conhecimento. Porque foi lá na época da atenção primária de saúde, que nossa equipe implantou em Coari o programa Sócio Sanitário, que é hoje a territorialização em saúde”, completou.
Osni Bruno da Silva celebrou a honraria recebida e lembrou dos colegas que também estiveram em Coari. “Estou aqui para agradecer realmente a tantas pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Eu fiz no final do mês passado 50 anos de atividade na Universidade. Tudo aconteceu nesses 50 anos. Então, eu agradeço a homenagem porque nesse tempo todo que estou aqui isso não havia acontecido. É pena que muitos já não estejam aqui nesse momento, mas eu agradeço por terem lembrado de nós”, disse.
Kenne Yamaguchi agradeceu à equipe da época que participava do Crutac e aos apoiadores como os profissionais da prefeitura local. “Em 2004, eu fui para Coari e desde lá, tenho me dedicado diariamente para fazer com que a gente possa prestar o melhor serviço para a sociedade a cada dia. Eu não tenho vergonha de dizer que tudo o que eu tenho na minha vida eu devo à Universidade. O doutor Santana foi o primeiro coordenador do Crutac e eu fui a última, antes de se tornar unidade permanente, antes do ISB. E depois fui a primeira coordenadora depois que se transformou em unidade permanente de Coari. Gostaria de agradecer a todos os que já passaram pela Universidade, os que já foram para o Céu e os que ainda estão aqui. Muito obrigada a todos pela homenagem”, declarou.
Além dos presentes, foram lembrados vários profissionais que não puderam comparecer e alguns in memorian, conforme lista abaixo:
Funcionários (1974-2004)
▪ Almir Augusto Sampaio de Farias
▪ Ana Dezi
▪ Antônio Torres de Oliveira (in memorian)
▪ Dário Souza da Silva (in memorian)
▪ Francisca Almeida Correa
▪ Francisco Ferreira Barros (in memorian)
▪ Gígio Sposina (in memorian)
▪ Joaquim Miguel (in memorian)
▪ Jonas Magalhães Rodrigues
▪ José Maria de Castro Santana
▪ Kenne Kayoly de Lima Yamaguchi
▪ Levi Haoxowell (in memorian)
▪ Manoel Almeida dos Santos (in memorian)
▪ Maria Auxiliadora de Lima Yamaguchi
▪ Maria Cleomar de Albuquerque
▪ Maria Dolores
▪ Maria Izabel Ribeiro de Almeida
▪ Mário Freires da Silva (in memorian)
▪ Odete Guedes de Souza
▪ Ofir Josino da Costa (in memorian)
▪ Osni Bruno da Silva
▪ Paulo Gilberto Barreto
▪ Pedro Pires de Souza
▪ Reina Auxiliadora
▪ Sebastiana Pessoa Palmeira
Redes Sociais