Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Reitor dá posse à direção do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), em Parintins
Início do conteúdo da página

Reitor dá posse à direção do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), em Parintins

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2024, 11h50 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2024, 15h27 | Acessos: 208

A diretora do Icsez, reconduzida, professora Sandra Helena da Silva assume a gestão com a coordenadora acadêmica, professora Fernanda Priscila Alves da Silva e coordenadora administrativa, servidora Juliane Pinheiro Fragata, no quadriênio 2024-2028.

Por: Carla Santos, equipe Ascom

Revisão: Rozana Soares

O reitor da Ufam, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, encerrou as atividades acadêmicas do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia(Icsez) empossando, durante solenidade, as integrantes da nova gestão da unidade acadêmica. Reconduzida à direção, a professora Sandra Helena da Silva administrará o Instituto junto à coordenadora acadêmica, professora Fernanda Priscila Alves da Silva e a coordenadora administrativa, técnico-administrativa Juliane Pinheiro Fragata. O processo eleitoral aconteceu no dia 8 de novembro e a publicação do resultado final foi dia 10 de novembro. A gestão se dará até o fim do ano de 2028.

Despedindo-se do cargo de administrador acadêmico, o professor Carlos Jorge Barros Monteiro, foi quem iniciou os pronunciamentos.

“Este é o momento de compartilhar com vocês as reflexões dado o final desse ciclo. Aprendemos muito e fomos desafiados em cada momento, da posse até o momento da eleição da nova equipe diretora. E realizamos muito, avaliando o saldo do trabalho de quatro anos. Também lembramos dos que contribuíram com as nossas histórias e dessa unidade e que pelas agruras da vida, não se encontram mais no mesmo plano que nós. A esses companheiros, meu agradecimento, e por fazerem parte das memórias particulares e coletivas. Aqui, menciono a professora Iva e professora Selma Baçal", frisou.

Ele continuou. "Aqui somos colegiados de iguais e em muitos momentos contamos, como tem acontecido, com o atendimento de nossas demandas, ainda que diante de demandas que não são apenas nossas e se apresentam como desafio para a gestão local como das universidades como um todo, contudo, é importante tornar pública a disponibilidade, o espírito republicano e democrata com que a reitoria e o reitor têm acompanhado nossa administração", finalizou.

A coordenadora administrativa Julianne Fragata comprometeu-se, em juramento, atuar com senso de responsabilidade na função do cargo. "Assumo essa função com muita alegria, lembrando que passei por essa Instituição, onde cursei Administração, e pela qual sinto respeito", disse. 

Emocionada em muitos momentos da sua fala, a coordenadora acadêmica, Fernanda Priscila Alves da Silva, adiantou que "o maior desafio do Icsez é fortalecer o Instituto em sua essência". 

"Falo de ancestralidade para associar que a existência do Icsez como uma força coletiva começa uma grande luta e hoje, vendo três mulheres tomando posse, começo a contar uma história junto com outros, para quem acredita, ainda, que a universidade pública não é para ela, assim como eu achava. Mas, a Ufam é, o Icsez é.

A diretora reconduzida, professora Sandra Helena da Silva, enalteceu a posse como a validação de uma escolha da comunidade acadêmica. "Agradecemos o voto de confiança, a sensibilidade da nossa comunidade, alunos, TAEs, professores, de perceber o esforço de fazermos do Icsez melhor, num trabalho cooperativo com a Administração Superior, até porque não fazemos nada sozinhos", disse.  

Ela relembrou que a posse anterior se deu no formato remoto em função da pandemia de covid-19. "Desta vez, podemos reunir os que fizeram parte deste momento importante para a unidade e agradeço também a postura ética e leal do então coordenador acadêmico, professor Carlos e da confiabilidade da então coordenadora administrativa Daniele Canto", mencionou. 

Gestão inclusiva e participativa

Tendo como integrantes três mulheres, a gestão do Icsez serviu como referência para que o reitor iniciasse sua fala que a Administração Superior da Ufam há alguns anos conta com mulheres nos mais altos cargos. "Na nossa gestão a mulher tem real protagonismo e fico feliz de ver o mesmo movimento no Icsez. O Instituto avançou com na graduação, no mestrado, o que é um esforço coletivo que precisa ser sempre mencionado. A luta certamente vai continuar e pela Ufam estamos do mesmo lado, pelo bem e sucesso da nossa Instituição", finalizou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página