Ufam promove o II Fonaprace e nomeia professora Karime Bentes como titular da recém-criada Pró-Reitoria de Assistência Estudantil
Na sua segunda edição, o Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis (Fonaprace) reúne pró-reitores e representantes regionais responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil. O evento teve início nesta terça-feira, 26, na Escola de Enfermagem de Manaus (EMM), localizada na Rua Terezina, 495, Adrianopólis. As discussões ocorrem até sexta-feira, 29.
Por Sebastião de Oliveira
Edição Rozana Soares
O Fonaprace tem por objetivos formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional; assessorar permanentemente a Andifes; participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém e, por último, promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência, realizar congressos, conferências, seminários e eventos assemelhados.
Estiveram presentes, fazendo composição da mesa de honra, além do reitor, professor Sylvio Puga, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, presidente da Andifes, professor José Geraldo Tianele (participação remota), presidente UNE, Manuela Mirela (participação remota), coordenador da nacional Fonaprace, Sandro Augusto Silva Ferreira, coordenador de Políticas Estudantis da Conif, Leonardo Lima, representes da Regional Norte, Karime de Souza Bentes, do Centro-Oeste, Maisa Miralva da Silva, do Sudeste, Anderson da Silva Rosa e da regional, Rafael Andrade.
Em pronunciamento de abertura, o reitor, professor Sylvio Puga, ressaltou o compromisso da Administração Superior no apoio da assistência estudantil. “A nossa Universidade é multicampi. O Amazonas é o maior estado da federação em termos geográficos, 18% do território nacional é do estado do Amazonas e 53% constitui a Amazônia. Vejam que para nós, os desafios para a assistência estudantil são continentais e temos como exemplo uma unidade acadêmica que tem mais de mil quilômetros distância em linha reta de Manaus”, expôs.
No momento de seu discurso, Sylvio Puga, saudou os representantes do Instituto de Natureza e Cultura (INC), de Benjamin Constant (AM), locallizado na tríplice fronteira, como exemplo de unidade acadêmica mais distante de Manaus. “Eu fiz questão de saudá-los para mostrar aos nossos queridos irmãos brasileiros do Oiapoque ao Chuí que estão aqui presentes que o nosso desafio não é maior e tão pouco menor. O nosso desafio é tanto heterogêneo quanto os que têm em cada uma Universidade. Não importa o tamanho, o que temos na assistência estudantil é o desafio para cada um de nós”, afirmou o reitor.
Na ocasião, o reitor, professor Sylvio Puga, assinou uma portaria, nomeando a professora Karime Bentes como titular da recém criada Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.
A presidente da Comissão Organizadora do II Fonaprace, professora Karime de Souza Bentes, disse que o evento vem de uma trajetória longa até a sua realização, o II Fonaprace acontece no momento em que a Universidade passa por mudanças quando é criada a nova Pró-Reitoria de Assistência Estudantil . Na ocasião, a presidente pediu que aproveitem os espaços da Universidade e que possam também construir boas discussões para que possamos avançar quanto ao tema nas universidades brasileiras.
Leonardo Lima, coordenador de Políticas Estudantis da Conif, ressaltou quanto a importância do evento, pois, acredita que isso trará mais informações sobre as questões da assistência estudantil. Estamos participando e somando junto à Fonaprace.
Para Sandro Ferreira, coordenador nacional do Fonaprace, agradeceu a todos que construíram o evento e os representantes das regionais e, ao final de seu discurso, desejou a todos um ótimo evento.
Redes Sociais