Consulta Pública do Planejamento Estratégico da Ufam para o quinquênio 2026-2030 já está aberta no e-Campus para toda a comunidade universitária
Para participar, basta acessar o e-Campus, clicar no ícone “Planejamento” e prosseguir para o preenchimento do formulário “Planejamento Estratégico 2026-2030”
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
O Planejamento Estratégico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para o período compreendido entre 2026 e 2030, já começou a ser pensado pela Instituição. Uma das etapas mais importantes do processo é receber a contribuição de técnico-administrativos, docentes e discentes por meio de uma Consulta Pública digital, cujo formulário ficará disponível no e-Campus até 20 de dezembro de 2024. Ali, é possível manifestar-se sobre os 12 eixos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026-2030, que incluem áreas como ensino de graduação, pesquisa e pós-graduação, extensão, inovação e assistência estudantil.
O processo é organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por meio do Departamento de Planejamento (DPE), responsável por gerenciar e consolidar os resultados em todas as fases. Nas palavras do diretor do DPE/Proplan, TAE Arivano Silva, “embora desafios no presente possam exigir atenção e ação imediata, é indispensável projetar o futuro, a fim de promover o desenvolvimento consistente da Universidade e mitigar os problemas enfrentados na atualidade”.
Segundo esclarece o diretor, o planejamento estratégico desempenha um papel fundamental para fortalecer as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da Ufam. Ou seja, o êxito no desempenho institucional das atividades finalísticas sempre estará atrelado a decisões tomadas em momento anterior, e que inevitavelmente vão depender de um planejamento consistente em cada eixo de atuação da Universidade. Em linhas gerais, quanto maior for a adesão do público de interesse, mais representativo será o resultado desta primeira etapa de consulta e mais coerentes com as demandas institucionais serão as formulações postas no documento final.
Integrar as contribuições
Nesse sentido, a Comissão de Planejamento do Plano Estratégico 2026-2030 está conduzindo uma série de ações para garantir um processo cada vez mais participativo e inclusivo. “Uma dessas iniciativas é a realização de visitas em diversas unidades acadêmicas do campus de Manaus, com o objetivo de promover a consulta pública, aproveitando para ouvir e integrar as contribuições da comunidade acadêmica”, ressalta o administrador Arivano Silva.
Até novembro, já houve visitas a várias unidades, como a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), a Faculdade de Tecnologia (FT), a Faculdade de Estudos Sociais (FES), a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Durante os encontros presenciais, foram coletadas sugestões com o intuito de contribuir para a construção de um Plano Estratégico alinhado às necessidades e às expectativas da Instituição.
“A colaboração de toda a comunidade acadêmica é fundamental para a construirmos um planejamento participativo, atual, dinâmico e viável. Este é o momento de contribuir com os 12 eixos temáticos constantes no PDI 2026-2030", reforça Arivano Silva, que também é o coordenador da Comissão de Planejamento Estratégico. “A Comissão convida a todos os integrantes da comunidade acadêmica – professores, técnicos, estudantes e gestores – a se envolverem ativamente no processo, fortalecendo os alicerces para o futuro da Ufam”, completa o diretor do DPE.
Todas as etapas podem ser acompanhadas na página da Proplan. Além disso, a Proplan convida toda a comunidade universitária a seguir seu perfil no Instagram (@proplan.ufam) e acompanhar as atualizações desse trabalho.
Redes Sociais