Bacharelado em Química é avaliado pelo MEC com nota 4
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
O curso de Bacharelado em Química, ligado ao Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam), foi avaliado pelo Ministério da Educação com conceito 4, em uma escala que varia de um a cinco. A avaliação foi feita entre os dias 21 e 23 de outubro, pela comissão de avaliadores composta por Anderson Savio de Medeiros Simões e José Eduardo Gonçalves, ligados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Na oportunidade, foram analisados itens como organização pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso. A Comissão Avaliadora verificou também instrumentos como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e documentos institucionais, entre os quais o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Projetos Pedagógicos de Graduação (PPC), os relatórios da CPA referentes ao triênio anterior à avaliação e as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Segundo o pró-reitor de Ensino e Graduação, professor David Lopes, o bacharel em química formado pela Ufam terá um campo de trabalho promissor no polo industrial de Manaus, como as indústrias química, farmacêutica, alimentícia, de cosméticos, petroquímicas e de materiais. “Esse curso de alta qualidade mostra o compromisso com essa importante área do conhecimento e quem ganha com isso é a sociedade e a região Norte”, ressalta.
O curso mantém a nota 4, já conquistada em avaliações anteriores, e para o coordenador do Bacharelado em Química, professor Alisson Meza, com mais de 40 anos de existência, o curso alcançou um nível de excelência e de destaque na formação de químicos da região Norte do país, sendo possível verificar a presença dos egressos nos mais variados segmentos e áreas de atuação do profissional químico - institutos de pesquisa e universidades, segmento industrial, perícia criminal, empresas de serviços químicos, entre outros. “A partir desta verificada tradição, recebemos com grande satisfação o resultado do processo de avaliação do curso realizado pelo Ministério da Educação, e avaliamos como uma importante vitória da comunidade acadêmica da Ufam, especialmente dos docentes, técnicos e discentes do curso de Bacharelado em Química. Atualmente, o curso possui uma grade curricular diversificada e que possibilita que o bacharelando possa moldar a sua formação enquanto se gradua. Em outras palavras, o discente deve cursar disciplinas necessárias à formação básica e, ao mesmo tempo também pode se especializar em áreas de interesse, o que confere versatilidade à sua formação”, detalha.
O coordenador salienta ainda que, paralelamente, o corpo docente que atua no curso apresenta uma relevante produção acadêmica e também se destaca de maneira muito notável em sua atuação nos três eixos da prática universitária - ensino, pesquisa e extensão - de maneira que a formação dos discentes não é apenas robusta em sala de aula, mas é complementada com oportunidades formativas transversais de grande êxito. O professor Alisson Meza conta também os próximos passos para que o curso permaneça e melhore esse desempenho.
“Embora a matriz curricular vigente seja, ao mesmo tempo, plural e robusta no que tange à formação acadêmica, o projeto pedagógico do curso precisa passar por uma necessária atualização, de forma que possa acompanhar e se adaptar não apenas às recentes mudanças no mercado de trabalho, mas também às atualizações emitidas nos últimos anos pelo Ministério da Educação e que se aplicam verticalmente de forma geral ao Ensino Superior do país. A comunidade acadêmica envolvida diretamente com este processo está trabalhando, de forma plural, transparente e democrática, para que essa importante atualização possa ser concretizada em um futuro bastante próximo. O processo de avaliação pelo qual passamos foi fundamental para que possamos olhar para esta reformulação de forma direcionada, e avalio que o nosso potencial torna perfeitamente possível atingirmos o conceito de curso 5 no próximo ciclo avaliativo”, finaliza.
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