Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e Marinha assinam Protocolo de Intenções com foco em Cluster Naval Amazônico  
Início do conteúdo da página

Ufam e Marinha assinam Protocolo de Intenções com foco em Cluster Naval Amazônico  

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2024, 15h33 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2024, 16h14 | Acessos: 435

 

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) assinou na última sexta-feira, 15, junto ao Comando do 9º Distrito Naval, protocolo de intenções para a implementação do Cluster Naval Amazônico.

Por Carla Santos, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares 

Cluster é uma associação que reúne instituições de diferentes segmentos relacionadas com a economia do mar/rio, visando desempenhar um papel importante no desenvolvimento de uma região ou país.

Além da Ufam, compõem essa associação a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Sindicato da Indústria Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval) e o Centro da Indústria do Estado Do Amazonas (Cieam).

Conforme a minuta do documento assinado pelo reitor da Universidade, professor Sylvio Puga e o vice-almirante João Alberto de Araújo Lampert, comandante do 9º Distrito Naval, o objeto Protocolo de Intenções busca envidar esforços na elaboração de um plano de trabalho no prazo de um ano, contando com a expertise prática de todos os envolvidos e o conhecimento científico da Universidade Federal do Amazonas.

“Em muitos momentos, a Ufam estabeleceu parcerias técnicas em prol da Amazônia. Uma das mais recentes é o projeto de extensão, que leva a Instituição para a sua comunidade, o Oftalmologia Humanitária, capitaneado pelo professor titular aposentado da Faculdade de Medicina e ex-vice-reitor, professor Jacob Moyses Cohen, pelo qual milhares de amazônidas tiveram sua visão restabelecida depois de intervenções contra a catarata”, lembrou Sylvio Puga.

“O ato que assinado hoje é a confirmação daquilo que já temos realizado há anos, mas a partir de agora, mas que poderá contar com Instituto de Computação e a Telessaúde. Estamos honrados por assinar esse protocolo que será válido por 5 anos”, frisou.

O comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante João Lampert, tratou a solenidade como memorável. “Hoje é um dia feliz por duas instituições reconhecidas fincadas no meio da Amazônia, dando sua contribuição. A primeira linha de defesa está no conhecimento. Quando pensamos numa cidade mais equânime, com acesso à formação a diferidos básicos, de uma sociedade forte, isso perpassa pela formação. Infelizmente, então quando a Marinha dialoga dá o passo para estabelecer laços, estávamos a um passo da defesa. Essa parceria é uma visão de país, não há como imaginar desenvolvimento, sem essa sinergia, com sustentabilidade, entre duas instituições que representam esse alinhamento.

Estavam presentes, participando da assinatura do Protocolo de Intenções, o diretor do Instituto de Computação (Icomp), professor José Luiz de Souza Pio e o gestor da Telesaúde, professor Pedro Elias.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página