Ufam é parceira da CNBB na realização do 14º Mutirão de Comunicação
Evento nacional será sediado em Manaus, em setembro de 2025, e terá debate sobre o papel da comunicação para a justiça climática, sustentabilidade e responsabilidade social
Na manhã da última terça-feira, representantes da comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Igreja Católica no Amazonas estiveram reunidos com o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, em seu gabinete, para tratar sobre a parceria acadêmica e de divulgação do 14º Mutirão de Comunicação da entidade eclesiástica, a ser realizado no mês de setembro de 2025. A parceria se concretizará com a contribuição de docentes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) na equipe pedagógica do evento, assim como o auxílio de estudantes na cobertura e divulgação das atividades.
- Por Cristiane Souza, equipe Ascom
- Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
Estiveram na reunião com o reitor os membros da Comissão de Comunicação do evento, ligados diretamente à CNBB, bispo Edilson Soares Nobre e a jornalista Osnilda Lima. Pela Arquidiocese de Manaus, estiveram presentes os coordenadores da Pastoral Arquidiocesana, padre Geraldo Bendaham e irmã Rosanna Marcheti. A pauta foi trazida pelo diretor da FIC, professor Allan Rodrigues, que também participou do encontro. Os docentes Grace Soares e Jonas Júnior, coordenadores dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas, respectivamente, farão a ponte entre a Ufam e a CNBB.
A colaboração da Ufam, segundo o reitor, é uma forma de aproximar a Universidade deste importante ator social, que é a Igreja Católica. Em particular, ele ressaltou a importância de debater o tema da comunicação e promover uma experiência rica para os discentes e docentes dessa área, que contribuirão tanto para pensar eixos temáticos, trazendo o ponto de vista acadêmico, quanto na prática, com a expertise de divulgação jornalística durante o evento, que será apenas em 2025, mas já está sendo pensado desde agora.
Sobre o evento
A 14ª edição do Muticom, sediada na Arquidiocese de Manaus (AM), explora o poder da comunicação na construção de um futuro mais justo e sustentável. Com o tema "Comunicação e Ecologia Integral: Transformação e Sustentabilidade", o evento aprofunda a relação entre a comunicação e o cuidado com a Casa Comum, inspirando-se no magistério da Igreja e, em especial, na Encíclica Laudato Si'.
Mas o que é a Ecologia Integral? é uma visão holística que integra as dimensões ambiental, social, econômica e cultural, reconhecendo a interdependência entre todas as formas de vida e a necessidade da mudança de paradigma para alcançar sustentabilidade. Nesse contexto, a comunicação é ferramenta essencial para conscientizar, mobilizar e educar para o diálogo sobre a causa socioambiental.
O Muticom se baseia também em documentos como o resultado do Sínodo 2019 – Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral, a Exortação Apostólica pós-sinodal - Querida Amazônia e a Encíclica Laudate Deum, buscando uma visão integrada para a comunicação como instrumento de justiça climática, sustentabilidade e responsabilidade social.
Em 2025, o Muticom reunirá comunicadores e comunicadoras para refletir sobre a importância de uma comunicação engajada com a preservação ambiental e a defesa dos direitos socioambientais, incentivando o diálogo e a transformação social em prol do bem comum.
Redes Sociais