Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam celebra o aniversário de 50 anos do Sistema de Bibliotecas
Início do conteúdo da página

Ufam celebra o aniversário de 50 anos do Sistema de Bibliotecas

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2024, 12h25 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2024, 14h22 | Acessos: 480

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Ufam iniciou as comemorações pelos 50 anos do Sistema de Bibliotecas da Universidade (Sistebib). O evento homenageou os ex-gestores e os profissionais aposentados que colaboraram com as atividades do setor nessas cinco décadas. A celebração foi realizada no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, no setor Sul do campus universitário de Manaus.  

A mesa de honra foi composta pelo reitor Sylvio Puga, a diretora e ex-diretores do Sistebib da Ufam, Rosenira Izabel de Oliveira (gestora atual), Raimundo Martins, Sol Machado, Elizabeth Pinto, Flaviano Queiroz, Simeia Ale e Celia Lira. Em seu pronunciamento, o reitor destacou o compromisso dos profissionais do Sistebib que ao longo de sua história prestou excelente serviço à comunidade acadêmica. “Eu estou testemunhando para vocês hoje enquanto reitor o atendimento de excelência que vocês fazem, indistintamente de quem seja, é um atendimento que reflete a qualidade do serviço da nossa Universidade”, registrou o gestor ao relembrar as vezes em que utilizou o serviço antes mesmo de assumir a reitoria da Instituição. “Nesses quase oito anos como reitor, nunca recebi uma reclamação do atendimento de vocês, nem de aluno nem de professor. o trabalho de vocês é feito com excelência”, disse.

Para a diretora do Sistebib, Rosenira Oliveira, a celebração dos 50 anos das bibliotecas da Universidade é um momento histórico. “É um marco importante por toda a jornada do Sistema de Bibliotecas, desde 1974, então muitos desafios ocorreram nessa trajetória, desde a modernização das nossas instalações, o repensar dos serviços da biblioteca, porque a sociedade se transformou nesse tempo, a maneira de fazer ciência evoluiu e nós como profissionais da informação não poderíamos ficar parados, então a nossa equipe correu atrás de qualificação e hoje temos profissionais altamente qualificado. Tudo no intuito de contribuir para fortalecer o ensino, a pesquisa  e a extensão da Universidade, tendo assim uma atuação relevante para o objetivo final da Instituição ”, expôs a gestora.  

As novas instalações da Biblioteca do setor Sul do campus universitário de Manaus, representam uma grande conquista para a Ufam e para o Sistebib. Zení Bessa, diretora da Biblioteca Setorial do setor Sul, comenta sobre o impacto da obra para a comunidade da Ufam: “É um prédio moderno com a infraestrutura adequada para a prestação do serviço pelos servidores e para o atendimento aos usuários do espaço. Temos nesse prédio o atendimento aos itens de acessibilidade para pessoas com dificuldade de mobilidade, a pessoas com baixa visão, então, ele já foi pensado para acolher esse público. Hoje, atendemos não somente os cursos alocados no setor Sul, mas de toda a Universidade, isso mostra para nós o quanto é urgente a construção do prédio do setor Norte, que irá ampliar a nossa capacidade de atender e acolher com comodidade a toda a comunidade da Ufam”, relata. 

Na ocasião foi feito o anúncio do pré-lançamento do ebook comemorativo dos 50 anos do Sistebib, escrito por servidores do setor. O lançamento oficial tem data prevista para o Dia do Bibliotecário, 25 de março de 2025. 

Durante a solenidade desta quarta-feira, foi feita uma homenagem aos ex-diretores e servidores aposentados do Sistebib da Ufam. Confira a galeria com os homenageados. 

O Sistema de Bibliotecas da Ufam

A história do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas abrange cinco décadas de suporte às atividades acadêmicas, de ensino, de pesquisa e de extensão da Universidade. Fundado em 1974, o Sistebib tornou-se responsável pela administração de bibliotecas setoriais divididas por áreas do conhecimento que, hoje, são 14 bibliotecas setoriais, contando com sete divisões que colaboram com as atividades técnicas das mesmas.

Celebrando seus 50 anos, o Sistebib reflete uma trajetória de compromisso com o acesso à informação técnica e científica, acompanhando de perto as mudanças tecnológicas e sociais para continuar apoiando a formação acadêmica e científica na região amazônica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página