Página inicial > Notícias Destaque > Discente do curso de Licenciatura em Física da Ufam recebe certificação em evento internacional sobre Astronomia e Educação

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 16h22 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 17h07 | Acessos: 3165

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

O aluno do 8º período do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam), Luís Ricardo Pereira Lima, 20, apresentou  trabalhos de pesquisa no 3º Simpósio sobre Atividade Educacional Espacial, ocorrido entre os dias 16 e 18 de setembro, na Universidade de Leicester (Reino Unido), o que lhe rendeu certificação de melhor projeto e uma apresentação elogiada pelos avaliadores.

A pesquisa intitulada “A Astronomia como ferramenta multidisciplinar no Ensino Médio” foi desenvolvida em uma escola da Rede Pública de Ensino da cidade de Manaus, sob a orientação do professor do Departamento de Física Igor Tavares Padilha, com co-participação da aluna Ingrid Celeste. "O trabalho objetivou trazer, de forma lúdica e empolgante, os conhecimentos básicos de astronomia, na mesma medida em que resgatou conceitos vistos em sala de aula ao mostrar a aplicabilidade prática desses conceitos", relata o orientador.

De acordo com o professor, a justificativa se fundamentou na observação de que grande parte dos alunos do ensino fundamental e médio demonstram interesse e até certo fascínio pelas áreas de Astronomia e Astrofísica. Além disso, que a única fonte de conhecimento sobre o assunto ainda tem sido a internet ou as revistas científicas, cuja linguagem é especializada. "Em contrapartida, também se notou a dificuldade desses alunos em disciplinas como Ciências e Física, e se entende que parte dessa problemática está atrelada à forma como essas disciplinas são ensinadas, por exemplo, a partir de conceitos abstratos e de cálculos complexos", diz o docente.

De acordo com o proponente da pesquisa, depois da submissão à comissão organizadora do evento, recebeu auxílio de custos da Ufam e de seus familiares, sendo possível ir ao Simpósio. “A participação do acadêmico no Simpósio foi relevante”,  avalia o professor Padilha, ao enfatizar que “tal prática que lhe deu a possibilidade de vivenciar um ambiente acadêmico diferenciado, ter novas experiências, conhecer novas pessoas, interagir e discutir Ciências com pessoas que vivem outra realidade sociocultural, possibilitando seu crescimento como pessoa e como pesquisador”. “Dessa forma, vejo que o apoio da Instituição é fundamental para que outros tenham oportunidades similares, pois é de grande valia para todos os estudantes”, conclui o professor.

Novos desafios

O discente participa do projeto de extensão “Clube de Astronomia da Ufam”, no qual realiza observações semanais noturnas na Universidade ou em outros locais da cidade. Com o auxílio de um telescópio, Luis Lima acredita que tem contribuído para a construção do conhecimento nessa área, especialmente nas informações quanto às ações que os corpos celestes afetam as pessoas.

Para ele, o acesso aos dados relacionados à astronomia é, sem dúvida, importante para o aluno do Ensino Médio. "O aprendizado recebido na escola, de alguma forma, pode servir na sua vida diária. Trabalhar com astronomia ou com qualquer outra ciência é muito mais interessante para o aluno”, analisa o discente.

O que mais esperava com esse trabalho não era ter ganhado alguma coisa, ou algum reconhecimento em si. O que eu quero é demonstrar aos meus colegas da graduação que o trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade tem sua importância. “Eu acredito que eles devem buscar o conhecimento e fazer a diferença. Quando submeti a pesquisa, achava que não iria ser aceita, mas quando foi aprovada, isso me deu mais segurança para acreditar que podemos estar entre os melhores e levar o nome do Amazonas para longe”, finaliza o docente.