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Ufam e Obmep entregam medalhas aos melhores em Matemática das escolas públicas da capital e interior

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2024, 15h21 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2024, 07h45 | Acessos: 178

Aconteceu nesta terça-feira, 29, a entrega de medalhas aos melhores alunos do ensino fundamental e médio do estado do Amazonas que participaram da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep/2023). O evento que objetiva incentivar o estudo da Matemática, ocorreu no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul, do Campus Universitário. O público-alvo da Obmep é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão: Rozana Soares

O reitor, professor Sylvio Puga e os coordenadores da Obmep Capital e Interior, professores Cícero Augusto Mota Cavalcante e Disney Douglas de Lima de Oliveira compuseram a mesa de honra. O professor Marcus Antônio Mendonça Marrocos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM) também participou do evento.  

Na ocasião, o reitor, professor Sylvio Puga, disse estar feliz em receber alunos, professores, familiares que participam da Obmep, no espaço que futuramente deverá ser utilizado quando receberem o grau acadêmico. “É aqui que fazemos as nossas formaturas e, diga-se de passagem, é a única universidade brasileira que tem espaço próprio para formaturas. Outras têm anfiteatros que foram formatados para outras atividades. Isso significa dizer também que quando o aluno se gradua, não tem nenhuma despesa, comentou o Sylvio Puga.  

“O Departamento de Matemática sempre teve uma atuação decisiva, na formação de professores, seja na capital ou no interior, por meio dos diversos programas que já existiram e os que permanecem existindo. A matemática está presente em tudo naquilo que nós podemos imaginar, vocês sabem disso. Parabenizo a todos e declaro aberta as atividades”, afirmou o reitor.               

O professor Cícero Augusto Mota Cavalcante, coordenador da Obmep/Capital, agradeceu a todos os envolvidos voluntários que participaram da realização do evento. Cícero acredita que quando o aluno é certificado pela OBMEP, terá melhores chances de encontrar portas abertas em universidade no exterior. “É uma grande oportunidade aos que se dedicam de forma expressiva ao estudo da Matemática”, disse o coordenador.  

Nosso objetivo é para que o aluno ingresse na Universidade e faça um bom curso, não se importando qual curso frequentar. O importante que ele desenvolva seu talento na Matemática, e que isso possa refletir positivamente na sua área de conhecimento.            

Para o coordenador da Obmep/Interior, professor Disney Douglas de Lima de Oliveira, é prazeroso participar do evento, em que estão envolvidos 61 municípios do estado do Amazonas, no entanto, disse docente, existe uma dificuldade para sua realização, em razão de fatores estruturais. Ele conta que na segunda fase da Olimpíada houve um número crescente, totalizando  12 mil alunos nessa edição. Disney Douglas destacou o trabalho desenvolvidas pelos colaboradores, assim como os voluntariados que sem eles nada ocorreria de fato.  

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovido com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

- Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 Confira a lista dos premiados aqui.

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