Licenciatura dupla em Letras - Português e Inglês, do IEAA, e Matemática Pura e Aplicada, do ICE, conquistam respectivamente os conceitos 5 e 4 na avaliação do MEC
As duas graduações, uma ofertada no IEAA e outra no ICE, somam à lista de cursos da Ufam mais bem avaliados no ciclo das renovações de reconhecimento realizado ao longo de 2024
Por Cristiane Souza, equipe Ascom
Revisão: Rozana Soares
Entre os dias 9 e 14 de outubro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) teve mais duas de suas graduações presenciais entre os cursos com os conceitos mais altos atribuídos durante a avaliação in loco promovida pelo Ministério da Educação (MEC), resultado que reforça o trabalho coletivo em prol da excelência acadêmica na Instituição. São eles: o bacharelado em Matemática Pura e Aplicada, oferecido pelo Instituto de Ciências Exatas (ICE), no campus sede, que obteve o conceito 4; e a licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Inglesa, que alcançou a nota máxima (5). Este último curso é ofertado no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Unidade Acadêmica localizada no município de Humaitá, a 592 quilômetros de distância de Manaus, em linha reta.
O procedimento avaliativo é composto por diversas etapas, cujo gerenciamento no âmbito da Ufam é de responsabilidade da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), ligada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). A ‘avaliação externa in loco virtual’, instituída pela Lei n. 10.861/2004, é conduzida por uma comissão de dois avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles analisam cada curso a partir destas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.
Ao receber a comunicação sobre o calendário de avaliações para o período, a PEI informa aos gestores da Universidade e aos do curso, em especial os respectivos coordenadores. Também são realizadas reuniões de orientação acerca dos itens apreciados e da documentação exigida, conforme a agenda de visitas. Cada comissão realiza os procedimentos avaliativos no período de dois a três dias, emitindo um relatório detalhado para cada curso, onde consta a nota final.
Licenciatura dupla em Humaitá
Com o objetivo de renovar o reconhecimento, a licenciatura dupla – em Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Inglesa – passou pelo escrutínio do MEC entre os dias 10 e 14 deste mês. Coordenada pela professora Alessandra Soares dos Santos, essa graduação atingiu o conceito máximo possível, considerando que as notas variam de 1 a 5. O curso oferta 50 vagas anualmente.
Segundo a coordenadora, houve uma melhoria significativa desde a sua implementação, em 2006. "E não só no curso, mas em todo o Instituto. A atualização do PPC em 2019 e 2023, as várias pesquisas desenvolvidas pelos docentes e discentes, os projetos de extensão envolvendo a comunidade externa, a qualificação do corpo docente e a criação do curso noturno, em 2023, sem dúvida, tiveram uma grande parcela de colaboração para as melhorias desde a pandemia", ressaltou a docente.
"Nos últimos meses, tivemos o apoio de todos os docentes envolvidos, dirigentes e TAEs na busca dos documentos para compor o formulário 2 e o Drive enviado à comissão avaliadora. Foram semanas de trabalho intenso e muito empenho. Todas às vezes em que a coordenação entrou em contato com alguém para solicitar informação ou documentos, fomos atendidos prontamente e com celeridade", explicou a professora Alessandra dos Santos.
Em tom de gratidão a todos os envolvidos no processo avaliativo, direta ou indiretamente, a professora apontou em especial a participação dos docentes vinculados a esse curso de Letras. "Eles foram incansáveis comigo na somatória de tudo que era necessário para compor a avaliação. Sem dúvidas, digo que tenho parceiros ao meu lado. E uma especial gratidão também aos discentes, atuais ou egressos, que são o motivo maior da existência e da nossa luta diária. Nosso maior orgulho como professores é tê-los ao nosso lado", finalizou ela.
Matemática Pura e Aplicada
Também com vistas à renovação de reconhecimento, a comissão de avaliadores do Inep/MEC visitou o curso e analisou os documentos do bacharelado em Matemática Pura e Aplicada, do ICE, entre os dias 9 e 11 de outubro. Sob a coordenação do professor Júlio César Rodriguez, a graduação figura entre as mais bem avaliadas da Ufam, já que alcançou o conceito 4.
Redes Sociais