Página inicial > Notícias Destaque > PCU comemora 43 anos acompanhando expansão dos campi da Ufam

PCU comemora 43 anos acompanhando expansão dos campi da Ufam

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 16h35 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h01 | Acessos: 2771

Um dos órgãos suplementares vinculados à estrutura da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Prefeitura do Campus Universitário (PCU) completa 43 anos neste sábado, 28. Ao longo dessas mais de quatro décadas, a Instituição viu se multiplicar a sua área construída, que saltou de 17 prédios e aproximadamente 16 mil metros quadrados, em 1977, para os atuais 289 prédios, cuja área total supera os 258 mil m².

Nesse período, a Universidade aumentou 16 vezes o seu tamanho em área construída. Em cada prédio ou bloco edificado desde 1977, a PCU contribui diretamente, seja na elaboração do projeto e na fiscalização da obra, seja execução por administração direta.

O reitor, professor Sylvio Puga, avalia a responsabilidade da PCU para a Ufam: “Ela tem o objetivo de dar todo o suporte para a construção dos prédios na nossa Instituição e também na manutenção predial de toda a nossa infraestrutura. Seu papel é estratégico na medida em que por ela é que passa todo o processo licitatório e, depois, o acompanhamento dos trabalhos, com a fiscalização da obra e, por último, a manutenção. Portanto, a PCU deve ter todo o apoio para que possa alcançar os objetivos a que se propõe”.

“Em específico, hoje a Universidade tem dez importantes obras em andamento, que envolvem unidades acadêmicas, órgãos suplementares, no caso, o HUGV [Hospital Universitário Getúlio Vargas]. E, claro, o fato de todas essas obras avançarem representa, para nós, a garantia de cumprimento da missão institucional definida no regramento da Universidade. Por esse motivo, eu quero saudar a todos os colegas da PCU e prestar o merecido reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação de toda a equipe”, completa o reitor.

Ao todo, a Prefeitura já teve 11 gestores, sendo a atual prefeita, arquiteta e urbanista Carmem Silvia Viana Guimarães, a primeira mulher a assumir o cargo. “Nós não poderíamos deixar de fazer essa pequena homenagem a nossa querida Prefeitura do Campus. E um órgão suplementar de grande relevância por toda a missão que exerce em prol da Universidade. Desejo que nossa PCU possa se aprimorar ainda mais para ser cada vez melhor no atendimento à comunidade universitária", comemora a prefeita.

Para o engenheiro civil Orion Carolino, que foi o quarto prefeito do Campus, a PCU é como uma família. “Entra gente, sai gente e a dedicação e empenho não mudam. Temos orgulho de fazer parte dessa história, e enquanto achar que posso contribuir, eu estarei à disposição desta causa”, afirma orgulhoso o ex-prefeito.

Histórico

Os serviços de projetos, obras e manutenção passaram a fazer parte da estrutura organizacional da Universidade do Amazonas em 18 de outubro de 1974, por meio da Resolução 09/74, de 18 de outubro de 1974, que criou o Departamento de Engenharia (Depenge). Ele era formado por duas divisões, a de Projetos e Obras e a de Serviços Gerais, e ocupava imóvel alugado na rua Ferreira Pena, 386, no Centro.

Já em 1977, pela Resolução 03/77, de 28 de setembro, o Departamento tornou-se Prefeitura do Campus Universitário (PCU), integrando a estrutura como órgão suplementar vinculado à Reitoria. A nova estrutura passou a contar com cinco divisões e três serviços, sendo as Divisões de Planejamento Físico, Projetos, Equipamentos, Obras e Serviços Gerais, somadas aos Serviços de Administração Centro de Esportes, Segurança do Campus e Transportes.

Um ano depois da expansão nas atribuições, em 1978, a PCU ganhou sede no prédio onde hoje funciona o Museu Amazônico, tendo sido transferidos para o Campus Universitário a Divisão de Obras, o Almoxarifado e a Marcenaria. A transferência para o Setor Sul do Campus e instalação no Bloco P só ocorreu em 1987, e o prédio foi construído por administração direta com os próprios servidores do órgão.

Outra grande mudança ocorreu em 2014, quando a Resolução 046/2014 promoveu a reestruturação administrativa de pró-reitorias e órgãos suplementares e estabeleceu o organograma atual da PCU, criando os Departamentos de Engenharia (DE), de Manutenção (DM) e de Logística e Meio Ambiente (DLMA).

Quadro dos 10 últimos gestores

1. Engenheiro Civil Longuinhos Maciel Brito;
  2. Engenheiro Civil Jorge de Andrade Filho;
  3. Engenheiro Civil Elpídio Gomes da Silva Filho;
  4. Engenheiro Civil Orion Teixeira Carolino;
  5. Engenheiro Civil Flávio Alberto Cantizani de Carvalho;
  6. Engenheiro Civil Manuel Gomes da Silva Filho;
  7. Engenheiro Operacional Raimundo Mariano de Souza;
  8. Engenheiro Operacional José Sales de Lima;
  9. Agrônomo Marco Antônio de Freitas Mendonça;
  10. Engenheiro Civil Atlas Augusto Bacelar.