Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e IRD/France tratam sobre a criação do Centro Franco-brasileiro de Biodiversidade
Início do conteúdo da página

Ufam e IRD/France tratam sobre a criação do Centro Franco-brasileiro de Biodiversidade

Publicado: Sábado, 21 de Setembro de 2024, 12h59 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 10h24 | Acessos: 350

O reitor, professor Sylvio Puga, recebeu na tarde desta quinta-feira, 19, no gabinete da reitoria, setor Norte do Campus Universitário, a presidente-diretora geral do Institut de Recherche pour le Développement (IRD-France), Valérie Verdier. Eles iniciaram as tratativas para viabilizar a criação do Centro Franco-brasileiro de Biodiversidade, visando a reunir pesquisadores brasileiros e franceses em prol do desenvolvimento da pesquisa no ecossistema amazônico.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

De longa data, a parceria entre a Ufam e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD-France) se consolida na promoção do desenvolvimento da educação, pesquisa e no fomento da pesquisa na região Amazônica. Para o reitor, professor Sylvio Puga, “a visita representa a reafirmação da parceria entre a Universidade e o IRD, que vem sendo desenvolvida há anos por meio de projetos de pesquisas", afirmou. Nesse aspecto, ele avaliou: "Estamos honrados com a visita e é claro, iremos trabalhar para elaboração de um novo termo de cooperação técnica para que possamos criar novas oportunidades, tanto para professores, quanto para alunos e técnico-administrativos da Ufam. E os benefícios se estendem ainda aos pesquisadores e alunos de instituições francesas que tenham interesse nas questões amazônicas".

A presidente-diretora geral do IRD, Valérie Verdier, agradeceu pela recepção do reitor, e de toda a equipe da Universidade, destacando que as relações entre o IRD e a Ufam são importantes, principalmente quando os interesses de ambas as instituições estão convergentes no sentido da preservação dos ecossistemas amazônicos. De acordo com ela, por meio de projetos de pesquisa e outras ações, será possível encontrar soluções conjuntas para a preservação dos ecossistemas amazônicos.

Para tanto, segundo Valérie Verdier, “não se trata apenas da pesquisa e da formação de profissionais, e a iniciativa contará com o envolvimento da sociedade durante todo o processo que objetiva garantir a preservação dos ecossistemas regionais". Em alinhamento aos trabalhos interinstitucionais, ela analisa que "já existe uma percepção, considerado o contexto político, de que aprovação entre os governos brasileiro e francês para que logo tenha início a formalização e a criação do Centro de Pesquisa".

Estiveram presentes no encontro, o representante do IRD no Brasil, Abdelfettah Sifeddine, o professor Naziano Pantoja Filizola Júnior e a representante da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucional (Arii), entre outros.  

Sobre o IRD

O IRD desenvolve atividades de pesquisa, formação e inovação em parceria com instituições brasileiras há mais de 60 anos. Elas estão focadas nas relações entre o homem e o seu ambiente, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baseados na interdisciplinaridade, os projetos desenvolvidos em parcerias, tratam de questões cruciais ligadas às mudanças climáticas, aos recursos de água, ao uso e à ocupação dos solos, à segurança alimentar, aos ecossistemas tropicais e à biodiversidade, aos riscos naturais, à vulnerabilidade e às injustiças sociais, às migrações e às relações entre saúde e meio ambiente.

O IRD está implicado em mais de 40 projetos desenvolvidos conjuntamente em 2019. Cerca de 15 pesquisadores e técnicos estão lotados em instituições brasileiras no âmbito de projetos comuns de pesquisa patenteados e financiados em sua maioria pelo CNPq, pela Capes, pela Associação Brasileira de Ciências (ABC) e pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

A representação do IRD no Brasil está implantada em Brasília-Df, e tem o intuito de fortalecer a política institucional, apoiar as orientações estratégicas e promover as ações do Instituto e dos seus parceiros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página