Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Encontro Nacional de Cerimonial Universitário discute novas formas de planejamento
Início do conteúdo da página

Encontro Nacional de Cerimonial Universitário discute novas formas de planejamento

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 16h48 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 11h17 | Acessos: 407

Em sua décima quarta edição, o Encontro Nacional de Cerimonial é promovido pelo Fórum Nacional dos Organizadores de Cerimônias Universitárias das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forcies). O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a solenidade de abertura que contou com a participação do presidente do Forcies, professor Gilson Eloi Mafuza. O evento, que acontece desde do dia 18, quarta-feira, e se estende até 21 de setembro (sábado), ocorre no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

O evento objetiva reunir profissionais de diversas instituições de ensino superior brasileiras que planejam, organizam e executam as atividades relacionadas a eventos institucionais acadêmicos como colação de grau, inauguração, semanas acadêmicas, posse de autoridades, entre outras.

Acesse a programação: https://forcies.org/events/xiv-encontro/

No seu discurso de abertura, o reitor, professor Sylvio Puga, disse que é a primeira vez que um evento desse porte ocorre na Região Norte e, de acordo com ele, “se o Norte não estava no mapa do Forcies, a partir de hoje estará, porque aonde for historicizar o encontro, irá aparecer a Ufam e o estado do Amazonas”.

Ele destacou a equipe do cerimonial da Ufam, tendo à frente a servidora Adamir de Melo Amaral, com 50 anos de atividades, o que demonstra o seu compromisso junto à Instituição e agradeceu o envolvimento de forma efetiva a equipe do cerimonial. “O cerimonial é um setor importante para uma instituição, é o cartão de visita, pois se não houver um trabalho elaborado, a instituição pode ser mal vista diante de toda uma sociedade. O cerimonial é todo um trabalho que não é visto e, aquele instante que é visto não pode apresentar erro, porque o erro é que marca e que fica, na memória e no imaginário das pessoas”, completou o reitor.        

O presidente da Forcies disse que no âmbito da Ufam, onde envolve pessoas dos mais diferentes segmentos, é sem dúvida, a comprovação e confirmação da qualidade de uma instituição de ensino,  que representa a história da Educação de Ensino Superior neste país.“Isso nos traz mais orgulho e saber que uma instituição desse nível, dessa qualificação com uma equipe de professores, técnicos administrativos e alunos entusiasmados, extremamente motivados, trazem, empolgam e abraçam o Forcies.  

Palestra de abertura

O reitor, professor Sylvio Puga, proferiu a palestra de abertura cujo tema foi “A importância do cerimonial universitário para instituição”, na qual foram apresentadas narrativas (cases) que colocam em lugar de destaque, o cerimonial institucional desenvolvendo suas atividades no contexto amazônico. Particularidades em eventos como colação de grau realizadas tanto na capital quanto no interior permitem perceber o quanto é difícil elaborar estratégias para adequar determinadas circunstâncias.

Dentre as que chamou a atenção durante sua fala, Sylvio Puga apresenta as colações de grau ocorridas no município de São Gabriel da Cachoeira, em que o professor e a equipe do cerimonial enfrentaram a diversidade amazônica quando se trata do aspecto geográfico e relacional. Enfrentando as correntezas dos rios e lugares com altitudes elevadas daquele município, não desanimou a equipe de trabalho, todo o esforço fez valer a concretude dos eventos realizados no meio da Selva Amazônica. Para Sylvio Puga, as várias nuançes das relações realizadas, permitiram entender e compreender a importância do cerimonial no âmbito institucional.               

Sobre o palestrante

Reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Professor Associado 4 do Departamento de Economia e Análise (DEA), da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1992). Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas(2005). Pós-Doutor em Economia pelo IE/UNICAMP (2010).

Economista do Ano (2018), concedido pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas - 13a Região. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica, Economia Regional e Urbana, Política e Planejamento Econômico atuando nos seguintes temas: Pólo Industrial de Manaus(PIM), Pan-Amazônia e Desenvolvimento Regional, e Economia Internacional, com foco na relação Brasil - República Popular da China.

Maiores informações: https://forcies.org/

Galeria de fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página