Reitor recebe presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras
Durante o encontro, a presidente do Programa, professora Denise de Abreu e Lima, apresentou propostas de expansão e crescimento do IsF
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Na manhã desta sexta-feira, 27, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, acompanhado da assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade, professora Leda Duwe Leão Brasil; do diretor da Faculdade de Letras (Flet), professor Wagner Barros e dos professores da Flet, Maria Regina Marinho e Bruce Osborne, recebeu, no gabinete da reitoria, a presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), professora Denise Abreu e Lima.
Propostas
Durante a reunião, a presidente do Programa Idioma sem Fronteiras, professora Denise Abreu e Lima, apresentou propostas de como o IsF pode continuar trabalhando com os especialistas das áreas de idiomas para apoiar a internacionalização das universidades. “Vim até o reitor para mostrar que, durante esses sete anos de trabalho, nós conseguimos nos articular em rede, fazendo com os especialistas das Universidades se auxiliassem, implementando idiomas inclusive em instituições onde não há formação de Letras daquele idioma, porque acreditamos que, sem isso, não conseguimos apoiar a internacionalização como deveria. Podemos não só produzir materiais didáticos colaborativamente, como também orientar alunos à distância, fazer pesquisas de forma colaborativa e continuar apoiando as ações das relações internacionais das instituições para que a internacionalização aconteça com a proficiência necessária”, ressaltou a presidente.
Reunião estratégica
O diretor da Faculdade de Letras, professor Wagner Barros, afirmou que a reunião tem caráter estratégico para a Ufam. “Hoje recebemos, pela primeira vez, a presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras, professora Denise Abreu e Lima, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), em nossa Universidade. Ela veio mostrar que o Programa segue firme, passando por um processo de remodelagem e, principalmente, para destacar a rede de especialistas da área de Letras, construída no país, da qual a Ufam faz parte, entre mais de oitenta universidades. É uma reunião estratégica para reiterar a importância do Programa para a Ufam, para a Faculdade de Letras e uma oportunidade para o surgimento de ofertas de cursos de idiomas como alemão e italiano”, destacou o diretor.
Superação de desafios
A assessora de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Duwe Leão Brasil, comentou sobre as alternativas de expansão e crescimento do Programa Idiomas sem Fronteiras apresentadas pela professora Denise Abreu e Lima. “Estamos tendo a honra e a alegria de recebermos a doutora Denise. Ela nos apresentou alternativas de expansão e crescimento do Programa Idiomas sem fronteiras, apesar do momento de crise econômica que estamos vivendo. Sabemos dos desafios pelos quais o Programa Idiomas Sem Fronteiras passa, no momento, mas estamos analisando com eficiência como superarmos esses contratempos, sem ficarmos imobilizados e ela nos apresentou muitas ideias que, com certeza, tanto ajudam no fortalecimento do Programa, quanto na internacionalização de nossa Universidade”, avaliou a gestora.
IsF - Programa de êxito na Ufam
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, afirmou que a Ufam fará todo o esforço necessário para o êxito do IsF em suas dependências. “A Ufam se dispõe prontamente a fazer todo o esforço necessário para que o Programa Idioma sem Fronteiras permaneça. Ele é importante para a nossa Universidade, para nossos alunos e para o país”, destacou o gestor.
Redes Sociais