ISB/Ufam realiza colação de grau para formandos de cursos das áreas da saúde, exatas e biológicas
A solenidade de colação de grau aconteceu na última segunda-feira, 16, no auditório Silvério Nery, da Prefeitura Municipal de Coari que reuniu 60 formandos dos cursos Biotecnologia, Ciências Biologia e Química, Ciências Matemática e Física, Enfermagem e Nutrição, do primeiro semestre de 2024. Na ocasião, o reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene que esteve acompanhado pela diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes.
Por Sebastião de Oliveira
Revisão Rozana Soares
Para o reitor, a cerimônia de outorga de grau aos formandos dos cursos do ISB ocorreu de forma emocionante. Ele se refere ao fato da aluna Cindy Cláudia Pereira da Silva, do curso de Ciências Matemática e Física, concluir o curso em tempo hábil, uma vez que ela foi a primeira aluna com deficiência auditiva formada pelo ISB. O professor acredita que a aluna representa uma parcela significativa da população que vem se qualificando e faz parte de um grupo de pessoas que continuam sendo um dos mais marginalizados, vulneráveis e excluídos da sociedade. Ele continua dizendo: “isso é motivo de satisfação em que entregamos para o Médio Solimões, ao Amazonas e ao Brasil novos profissionais formados nos cursos de Biotecnologia, Ciências, Matemática e Física, Ciências Biologia e Química, Enfermagem e Nutrição”.
“Agora, os egressos estão à disposição da sociedade e a Ufam se orgulha disso, porque trabalhou com qualidade a formação desses jovens”, completou Sylvio Puga.
O reitor destacou também quanto à permanência dos egressos no município de Coari, pela qual haverá uma mudança da realidade local, contribuindo de certa forma para o desenvolvimento no seu aspecto econômico e social. “Quanto mais a instituição qualificar pessoas do interior do Amazonas, mais oportunidades surgirão. Então, a Universidade faz a sua parte, qualificando-as e é claro que tendo pessoas disponíveis, evidentemente, oportunidades irão surgir, seja no município de sua origem ou em outras localidades do Amazonas”, expôs o reitor.
A diretora do ISB, professora Vera Bentes, considerou a cerimônia de outorga de grau como um momento importante para o Instituto, a qual contou com a participação do reitor, professor Sylvio Puga. Nós ficamos muito felizes em poder contribuir na formação desses novos profissionais que, por meio da Educação, possam conseguir se realizar profissionalmente e galgar um lugar de trabalho onde possam atuar. Ela acredita que a formação profissional garante sua inserção no mercado de trabalho. Durante a vida acadêmica, eles tiveram atividades de ensino, pesquisa e extensão, fazendo disso um diferencial na sua qualificação, dando-lhes oportunidades aos jovens ribeirinhos, quilombolas, indígenas, dos povos tradicionais, da região, como também, atendendo outros municípios do estado do Amazonas.
Para o coordenador acadêmico do ISB, professor Abel Gama, os novos profissionais ingressam em uma força de trabalho vital em uma das regiões mais remotas e desafiadoras do planeta. “A formação de qualidade que receberam no ISB/UFAM os capacita a atuar com sensibilidade e competência, reconhecendo as particularidades da Região Amazônica e a riqueza da cultura local. Esse conhecimento contextualizado é essencial para o avanço e fortalecimento da saúde e educação da população, gerando impactos que ressoam além das fronteiras regionais”, afirmou Gama.
“O grande desafio é fixar docentes no interior, consolidando os cinco campi da Ufam. Mas, acreditamos que, com o fortalecimento da interiorização da universidade pública e a formação de novos profissionais, em breve, conseguiremos superar essas dificuldades e fortalecer a educação nas regiões mais remotas”, concluiu o coordenador.
Além dos representantes institucionais, estiveram presentes ao evento, os seguintes professores: Michel Nasser Correa Lima Chamy; Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Jefferson Ferreira dos Santos, Cristiane Costa Reis da Silva; Mayline Menezes da Mata, Ana Claudia Kaminski Mechi, Otávio Augusto Capeloto; Paula Andreza Viana Lima; Natacha Verdasca Meliciano; Tiago Gonçalves Santos; Eurides Souza de Lima e Verena Silva Lima.
Lista dos formandos do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Ufam:
BIOTECNOLOGIA
CAMILA MACHADO NAZARÉ
CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA
ABRAÃO DE SOUZA FERNANDES ALEXANDRA
AUXILIADORA MELGUEIRO D`ELIA
ANTONIO CARLOS DANTAS DA ROCHA
EVA DA SILVA CRUZ
HELEN DE OLIVEIRA FORERO
IZABEL DE AMORIM GOMES
KAROLINA COELHO AMANCIO
LADISLANE RODRIGUES DE BRITO
MILTON FLÁVIO RAMOS SILVA
PEDRO AUGUSTO BARROSO DE SENA
VIVIANE BATISTA DE SOUZA
CIÊNCIAS: MATEMÁTICA E FÍSICA
ALISON NOGUEIRA DA SILVA
CINDY CLÁUDIA PEREIRA DA SILVA
ELLEM MAYRA TANANTA DANTAS
ERICK DE OLIVEIRA PACHECO
FABÍOLA SOUZA DA SILVA
JANAYRA KEROLEN NOGUEIRA DA SILVA
JOSÉ FELIX FLORÊNCIO LEMOS
KAILIANE MACIEL DA SILVA
MARCELE DE MORAIS QUEIROZ
NÍVEA LARAI DA SILVA
RAIMUNDO EDVALDO SMITH FONTENELLES
WILDEGLAN RODRIGUES DE sOUZA
ENFERMAGEM
ANA LÚCIA PEREIRA DA COSTA
ANA PAULA DA SILVA LIMA DOS SANTOS
ANA SELMA DA SILVA
ANDRESSA BARBOSA REIS
ANIZELMA DANTAS BARBOSA
CHRISTIANY GOMES DE SOUZA
DANIELE MUNIZ DA COSTA
DEYVES ALVES PERES
ELIABE CASTRO DE PAIVA
JENNIFER COSTA BENTES
LARISSA BRITO DA COSTA
LAURA ANTONIA TORRES REIS
LAURA BEATRIZ QUEIROZ DO NASCIMENTO
LETICIA COSTA WANDERLEY
LETICIA CRISLEM VILHENA DE LAVOR
LORENA GLEICE AZEVEDO DA SILVA
MARCELO AUGUSTO DA SILVA SEIXAS
MARCOS LUAN CHAVES DA SILVA
MARILENE PEREIRA DA SILVA
MATHEUS PEDROSA DA SILVA
RAICIELLY ABREU DA SILVA
SYRRAME GUIMARÃES DINIZ
THACYARA KALINE COSTA CUNHA
VINÍCIUS SOARES MITOUSO
VIVIANNY KEMELLY DE SOUZA NUNES
WESLEY PERES DOS SANTOS
NUTRIÇÃO
CARLA GUIMARÃES FREIRES
ELEM DE JESUS CARDOSO PIRES
LUANA KETLEN MOURA MARINHO
LUCAS JADER LOPES DA SILVA
RAFAEL BRITO DOS SANTOS
RAYANDRA DA SILVA TORRES
RAYLINNE RHANNA DE SOUZA ELOI
RONALDO LIMA CHAVES
SUZIANE SANTOS TORQUATO
WILLIAN SOUZA DA SILVA
Redes Sociais