Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a formandos do curso de Medicina ISB-Coari
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a formandos do curso de Medicina ISB-Coari

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2024, 15h18 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2024, 14h18 | Acessos: 533

Treze formandos do curso de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) participaram da cerimônia de colação de grau do primeiro semestre de 2024. A solenidade de outorga de grau ocorreu nesta terça-feira, 17 de setembro, no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário. O evento foi presidido pelo reitor, professor Sylvio Puga, que esteve acompanhado pela diretora do ISB, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares  

Após seguir todo um ritual de homenagens às autoridades, familiares e parentes dos recém-formados, o reitor, professor Sylvio Puga, contextualizou a história da Universidade Federal do Amazonas comparando as narrativas vivenciadas pelos novos profissionais, agora médicos, em um lugar remoto na Amazônia. Nesse contexto, ele rememora iniciativas do começo do século passado pelo fundador da Ufam, Eulálio Chaves, que à época se chamava Escola Universitária Livre de Manaós. “A história de nossa instituição é uma história de permanente superação. Foi assim, é assim e assim será”, disse o reitor.

Nesta turma, o diferencial de formação se apresenta com o novo currículo do curso de Medicina, que segundo o reitor, os recém-formados adquiriram uma nova visão de atuação profissional que envolve maior proximidade com as pessoas. Ele cita o médico Djalma Batista que para entender os problemas de saúde da capital na metade do século XX, estavam concentrados na condição social e na base econômica, que apresentava uma sociedade complexa no seu aspecto humano e, Sylvio Puga atribui aos novos profissionais as mesmas condições de investigação do médico Djalma Batista.

“Hoje, ao colarem grau, vocês estarão na mesma linha de investigação pela qual perceberão que o paciente traz uma doença que precisa ser entendida e estudada para poderem obter um melhor diagnóstico possível”, expôs o reitor.    

A diretora do ISB, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, acredita que a solenidade de formação é um momento ímpar, pois a jornada de formação foi longa e árdua, no entanto, disse ela: a vitória é uma realidade. “Os desafios foram constantes durante a caminhada, mas superados vencíveis e, com certeza, contribuíram para a formação dos profissionais que se tornaram, capacitados para enfrentar os desafios e os obstáculos da profissão que escolheram”, completou.

Conforme o titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor David Neto, denominou esse momento de ‘Travessias vitoriosas’ dentro do contexto dos alunos que escolheram realizar o curso de Medicina no interior do estado do Amazonas. Ele justifica: “em todos esses anos, mais de 6 anos, muitas histórias têm para contar, muitos obstáculos aconteceram, porém, duas palavras-chave demonstram o porquê estão aqui: acreditar e perseverar.“Hoje, é um dia especial.

O dia 17 marca a vida de vocês. Neste dia, a Ufam está formando 13 novos doutores para a nossa Amazônia e, com essa colação, chegamos à marca de 41 formandos pelo curso de Medicina do ISB/Coari, que está localizado no interior do Amazonas”, comentou a coordenadora do curso de Medicina, professora Paula Andreza. Ela comentou ainda que os relatos de alunos que ao chegarem em Coari, duvidaram sobre a formação no curso, mas afirmou com entusiasmo que a turma conseguiu.  

Ivan Monteiro dos Santos, professor e paraninfo da turma, disse que, é com muito orgulho que a Universidade está celebrando a formatura da turma “Professor Doutor Lins Passos”, grande incentivador incansável do curso de Medicina do ISB/Coari.  “Estamos aqui para festejar uma conquista que vai muito além de um diploma. Esse é um momento que representa superação, dedicação e sacrifício”, finalizou.  

Galeria de fotos

Lista dos formandos do curso de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia:  

DHANDARA SASHA VIANA AMORIM

EDER RIBEIROS DPS SANTOS

HANNA HELEN MATOS DOURADO STREITHORST

JAKLA RILAIRI DA SILVA CORREA

JEFFERSON MACEDO DA SILVA

JOADES LIMA PEREIRA

LEANDRO WOLFGANG NASCIMENTO BONET

LUCIANO BERNARDO SOARES MATOS

LUCIANO D’EMIDIO PEDROSA FINICELLI

MATHEUS DANILO DA SILVA COSTA

SUZANA SANTOS RAMOS ALVES

WENDELL SILVEIRA DE SOUZA

YANKA DA SILVA OKAMOTO

 

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página