Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 46 novos profissionais da Faculdade de Ciências Agrárias

Ufam outorga grau a 46 novos profissionais da Faculdade de Ciências Agrárias

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 15h44 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 16h13 | Acessos: 178

Os cursos de Agronomia, das Engenharias de Alimentos, de Pesca, Florestal e Zootecnia participaram da cerimônia de colação de grau da Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), do primeiro semestre de 2024. A solenidade aconteceu na noite dessa quinta-feira, 12, no auditório Eulálio Chaves, setor sul do Campus Universitário. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene, que esteve acompanhando pela diretora em exercício da FCA, professora Maria Angélica de Almeida Correa.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

O reitor, professor Sylvio Puga, em pronunciamento, disse os formandos que a colação de grau é um momento de festa e os lembrou que ao ingressar na Instituição realizaram matrícula no mesmo local de recebimento do grau acadêmico, desde o início ao fim. Mas, para Puga, isso não significa o fim de uma jornada, em razão das portas da Instituição (FCA) continuarão abertas, ofertando cursos de Programas de Pós-Graduação (mestrado/doutorado).

Ao receber a diplomação, Puga acredita que os formandos saem ‘gigantes’ e explica que os mesmos estiveram em ombros de gigantes, ou seja, dos professores da FCA que os capacitaram para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, da vida laboral.; Ele acredita que não serão poucos. Com isso, o reitor garante a qualidade da formação, comparando-os, ao  ingressar na instituição a um diamante bruto que passa por diversos processos e, após isso, saem como diamantes lapidados.

Para ele, falar do setor primário no estado do Amazonas é referenciar a FCA, entendendo que por onde nós nos deslocarmos no contexto do Setor Primário, se encontrará um profissional formado pela Ufam.  Em dado momento de seu discurso, Sylvio Puga agradeceu aos familiares, parentes e amigos por confiarem na FCA e de acreditarem que esse dia seria possível, graças ao esforço e dedicação dos egressos que deixaram na história da FCA, a sua marca com garra e determinação.

Para a diretora em exercício da FCA, professora Maria Angélica Correa, os recém-formados são o motivo dessa congratulação entre alunos, professores e parentes, que ao longo da jornada, receberam todo apoio dos professores, possibilitando-lhes brilhar nessa noite de celebração. A docente recomenda-os para um olhar para frente, sabendo que irão se lançar no mercado de trabalho, mas consciente de uma formação elaborada pela FCA. “Nós somos filhos de uma Universidade Federal e vocês devem pensar sempre que terão uma formação continuada para que possam retornar quantas vezes quiserem, os desafios aparecerão e nós estaremos presentes para dar todo apoio necessário”, completou.

O professor Wenderson Gomes dos Santos, paraninfo e orador dos cursos da FCA, disse que procurou algumas palavras para quantificar e qualificar os sentimentos, no entanto, não conseguiu. Ele conta que o orgulho é a palavra que mais define um sentimento profundo quando um pai ao receber o ‘canudo’ de seu filho. “O mundo é repleto de desafios e oportunidades. Utilizem os conhecimentos adquiridos com ética para superar os obstáculos e, continuem estudando diariamente para não perder as novas portas que irão se abrir”, concluiu.

Além dos representantes institucionais, estiveram compondo a mesa de honra, os seguintes professores: Sônia Maria Figueiredo Albertino, Wenderson Gomes dos Santos, Maria Anete Leite Rubim, Rogério Fonseca, Marília Gabriela Gondim Rezende, Ana Francisca Tibúrcia Amorim Ferreira e Ferreira, William Renzo Cortez Veja, Álvaro Carvalho de Lima, Marciléia Couteiro Lopes e Kaliane Nascimento de Oliveira.

Lista dos Formandos dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias:

AGRONOMIA

1. ALEXANDRE FIGUEIREDO MARTINS