Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam sedia encontro entre representantes de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e o presidente da Finep, Celso Pansera
Início do conteúdo da página

Ufam sedia encontro entre representantes de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e o presidente da Finep, Celso Pansera

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2024, 17h26 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 12h29 | Acessos: 439

Por Cristiane Souza, equipe Ascom
Revisão Rozana Soares

Na tarde desta terça-feira, 3, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, foi o anfitrião do encontro entre o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, e um grupo de gestores e representantes das áreas de pesquisa, pós-graduação e inovação de instituições públicas e privadas localizadas no Amazonas. Tal empresa pública dedica-se ao fomento de projetos institucionais cujo objetivo seja promover o desenvolvimento econômico e social por meio da ciência, da tecnologia e da inovação.

Também estiveram no encontro a vice-reitora da Ufam, Therezinha Fraxe, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Ufam, Adriana Malheiro e Jamal da Silva Chaar; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Henrique Pereira; a representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Melchionna; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Paulo Henrique Rocha Aride; e a vice-reitora para Projetos de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade Nilton Lins, professora Cleuciliz Santana. Com interesse no tema do encontro, coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Ufam completaram a lista de participantes, apresentando também as suas demandas específicas ao visitante.

Em sua ponderação, o professor Sylvio Puga enfatizou que há, entre todas as entidades ali representadas, sejam públicas ou privadas, um desafio “comum a todas as instituições amazônicas, embora não se possa perder a esperança”. “Nós sempre acreditamos que as universidades, os centros de pesquisa estão no caminho certo, lutando para promover o desenvolvimento. Neste momento, quando expomos as demandas que são inerentes a nós, ficamos muito contentes de saber que somos ouvidos. A sua visita, doutor Celso, mostra a vontade de construir um diálogo com os atores locais e conhecer a realidade regional”, pontuou o reitor da Ufam na fala de acolhida.

De um ponto de vista mais pragmático sobre as questões tratadas durante o encontro, a vice-reitora apontou que, enquanto a Finep e, de modo mais amplo, o governo federal têm um conhecimento global a respeito das questões regionais, aquele grupo de gestores e pesquisadores presentes trazia uma visão mais detalhada da realidade e das demandas existentes nas instituições amazônicas, especialmente em relação ao fomento. Segundo analisou a professora Therezinha Fraxe, empresas públicas como a Finep têm a missão de tornar realidade uma bandeira deste governo de frente ampla, qual seja, a redução das desigualdades regionais. Isso ocorre, por exemplo, por intermédio dos editais Pró-infra Expansão. O mais recente deles destinou 39% dos recursos disponíveis para projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Conforme o diretor da Finep, a visita já estava prevista na agenda do governo federal em virtude do recebimento de um grande volume de iniciativas financiáveis a respeito da Amazônia. “A proposta é fomentar a elaboração de projetos estratégicos para essa região”, pontuou Celso Pansera. Ele explicou que essa agenda, que tinha sido adiada devido à necessidade de concentrar esforços para mitigar o desastre ambiental ocorrido no Rio Grande do Sul, foi retomada neste segundo semestre de 2024, com visitas a universidades, fundações estaduais de apoio à pesquisa (FAPs) e agências públicas de fomento. 

Outros temas foram tratados durante a visita de “reconhecimento desse ecossistema regional de pesquisa e inovação”, como o presidente da Finep qualificou o encontro. O visitante prometeu levar as demandas apresentadas pelos presentes para as reuniões de conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), alertando, todavia, que “o investimento na ciência não foi uma prioridade nos últimos anos, de forma que o primeiro passo é superar as dificuldades internas impostas para a tomada de decisões sobre a aplicação de recursos e outros assuntos”. Sobre um pleito específico da comunidade referente à submissão aos editais da Finep, Celso Pansera afirmou que, dentro de dois ou três anos, conforme a estrutura de pessoal e de recursos técnicos da empresa seja fortalecida, será possível receber propostas em fluxo contínuo.

Sobre a Finep

A empresa pública promove o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Ela tem como perfil atuar em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Leia mais no portal http://www.finep.gov.br/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página