Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam fecha terceira etapa de colações de grau certificando 111 novos profissionais do ICB, IFCHS e ICE
Início do conteúdo da página

Ufam fecha terceira etapa de colações de grau certificando 111 novos profissionais do ICB, IFCHS e ICE

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 14h54 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 09h48 | Acessos: 512

Por Sebastião Alves

Revisão Rozana Soares

Contabilizados 111 profissionais, sendo 30, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), 37 do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e 44 do Instituto de Ciências Exatas (ICE), do primeiro semestre de 2024. O reitor, professor Sylvio Puga e o titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), professor Almir Menezes, presidiram as três solenidades de outorga de grau, ocorridas nesta quarta-feira, 28 de agosto, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário.

Durante toda manhã, os 30 formandos, sendo 4 do curso de Biotecnologia, 2 de Bacharelado em Ciências Biológicas, 12 de Licenciatura em Ciências Biológicas e 12 de Licenciatura em Ciências Naturais do ICB, participaram da cerimônia de outorga de grau, presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga.
 
Egressos do ICB
 
Puga saudou as autoridades presentes, além de professores que estavam na plateia que foram ovacionados à medida que eram chamados. No contexto das Ciências Biológicas, a formação de profissionais nessa área de conhecimento tem sua importância, sobretudo quando esta ocorre na Amazônia. Para Puga, isso é uma diferença fantástica, contudo, ele acredita que, hoje, essas palavras não encaixam muito bem, mas, com a aquisição do diploma através do ICE, faz uma grande diferença. 
 
“Porque muitos falam sobre a Amazônia, mas, vocês vivem na Amazônia. Foram formados na Amazônia. Vocês conhecem a nossa realidade, então, conhecimento adquirido não é oriundo dos manuais, dos livros, mas, é da práxis e da floresta. Como já dizia a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, de uma Amazônia Profunda”, disse o reitor que subscreve o discurso do paraninfo orador, professor Jefferson Cruz que  diz que quando se trata de Amazônia, permeia para um novo olhar, de preservação e conservação da região". Afirmou o reitor.
 
O reitor manifesta seu orgulho pela entrega de novos profissionais à sociedade e que estes foram acompanhados no processo de formação pelos melhores professores da Universidade e, alerta-os para não temerem o futuro, pois, estão marcados para sempre pelo símbolo da Ufam. “Desafios vão existir? É claro que irão existir, mas tenham uma certeza: vocês estão saindo da instituição muito bem preparados, muito bem qualificados para enfrentar grandes desafios”, completou Puga. O diretor do ICB, professor José Fernandes Marques Barcelos, parabenizou os formados pela superação de todas as etapas e chama a atenção dos coordenadores de curso quanto à formação do novo profissional que terá um novo perfil conforme a nova reformulação das grades curriculares. Mediante isso, Barcelos acredita que ele estará pronto para ser enfrentar as diferenças de mercado que visa um profissional qualificado.
 
Egressos do IFCHS
 
Ao todo 37 formandos participaram da cerimônia de outorga de grau, sendo 4 do curso de Ciências Sociais, 4 de Filosofia, 8 de Geografia, 10 história e 8 de Serviço Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (FCHS/Ufam), do primeiro semestre do ano de 2024. Representando o reitor, professor Sylvio Puga, o titular da Pró-Reitoria de Extensão, professor Almir Menezes, destaca a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvido pelos professores do Instituto, fazendo desta Universidade a principal instituição de desenvolvimento para a região. “Eu tenho a sensação que estamos caminhando por uma espécie de ‘marcha da insensatez’ e percebo de modo muito concreto um mal-estar em relação a dimensões pontuais do mundo moderno. No caso, percebendo como uma experiência vital de tempo e espaço, em que promete segurança e confiança, mas que confere de modo muito acelerado risco e perigos”, disse.
 
“Nosso compromisso com a emancipação com a construção de um processo democrático e justo, a construção de uma cultura democrática acertada na compreensão da possibilidade da inclusão, das diferenças sociais é vital para podermos ter um processo civilizador inovador”, expôs. O diretor em exercício do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professor Marcos Castro de Lima, disse aos novos profissionais que este é o fim de um novo começo e lembrou que em tempos passados para realizar uma pós-graduação (mestrado e doutorado) era algo distante para quem queria se qualificar e era necessário sair da cidade. “No entanto, agora, os cursos aqui representados têm suas pós-graduações, fora isso, numa formação geral, multidisciplinar, temos o PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia que faz parte de nosso Instituto. Então, a pós-graduação é um vislumbre de uma possibilidade para todos e, isso já é um desafio que o IFCHS põe diante de vocês, refletindo uma demanda de saída da graduação”, completou. O paraninfo e orador dos cursos, professor Wellington Bernardelli Silva Filho, disse que a cerimônia de colocação de grau confere o direito de exercer a profissão escolhida há um tempo, pois, não é uma mera formalidade. “Na verdade, é um ritual de quase mil anos que remete a primeira universidade, a Universidade de Bolonha, do século XI, em que vocês fazem parte dessa história. Mas, de qualquer forma, a Ufam é herdeira dessa universidade que ao longo do tempo tornou-se um importante centro de formação de trabalhadores qualificados”, completou.
 
Egressos do ICE
 
Ao todo 44 formandos dos cursos de Bacharelado em Estatística, Licenciatura em Física, Bacharelado em Geologia, Bacharelado em Matemática, Bacharelado em Matemática Pura e Aplicada, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Química, e Licenciatura em Química, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas, do primeiro semestre do ano de 2024.
 
Finalizando a terceira etapa de solenidades de colação de grau, o reitor, professor Sylvio Puga explicou que quando o aluno ingressa na Universidade, o primeiro contato ocorre durante o processo de matrícula institucional. Após a pandemia da Covid-19, isso mudou, passando para o formato on-line, sendo o auditório Eulálio Chaves, o primeiro local de contato e o último para a cerimônia de formatura. O professor afirma que a equipe de professores do ICE foi a responsável de acompanhar todo o processo de aprendizagem.
 
“Queremos que quando saírem da nossa Universidade, brilhem cada vez mais, porque esse é o nosso orgulho e, agora, estarão sempre com o nome da Ufam. Para sempre! Onde que quer atuem estarão levando o nome da Ufam. Isso para nós, é motivo de orgulho e satisfação porque receberam o selo de uma universidade respeitada, que tem mais de mil doutores no seu corpo docente e de uma universidade que almeja avançar”, expôs Puga.
 
Para o diretor do ICE, professor Túlio Gadelha Costa, dentro da atribuição como diretor do Instituto, a formatura é o ato que mais gosta de participar, considerado que esse momento é de júbilo e alegria, no qual se percebe uma emoção estampada em seus rostos. No final, parabenizou os novos profissionais que a Ufam estar colocando no mercado de trabalho.
 
A professora Edijane Paredes Garcia, paraninfa oradora das turmas, em pronunciamento, disse que na última etapa de formação, há muitas expectativas, como também muitas ansiedades. “Essa foi mais uma etapa da vida de cada um de vocês e a sua maneira cada um conquistou. Alguns tiveram facilidades, outras dificuldades. Novos desafios virão, pois mais uma etapa surge, exigindo estudos, dedicação, consciência, determinação, objetividade e responsabilidade".
registrado em:
Fim do conteúdo da página