Flet e Faartes abrem colações de grau da Ufam
Ao todo, foram 67 formandos da Faculdade de Letras (Flet) e cinco formandos da Faculdade de Artes (Faartes)
Por Irina Coelho - Equipe Ascom/Ufam
Revisão Rozana Soares
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nesta segunda-feira, 26 de agosto, outorgou grau para 67 formandos da Faculdade de Letras (Flet) e cinco formandos da Faculdade de Artes (Faartes). As solenidades ocorreram, respectivamente, manhã e tarde, no Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul da Ufam, e fazem parte da programação de 12 colações de grau, referentes ao primeiro semestre de 2024, e que ocorrem entre os dias 26 e 28 de agosto.
De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, as outorgas de grau consecutivas atendem a uma exigência administrativa e reitera o compromisso da Ufam com a sociedade ao entregar mais de 70 egressos, com diferentes formações, em um único dia.
Faculdade de Letras
A Faculdade de Letras (Flet) reuniu 67 formandos distribuídos nos cursos de Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Espanhola; Letras - Língua e Literatura Francesa; Letras - Língua e Literatura Inglesa; Letras - Língua e Literatura Japonesa; Letras - Língua Brasileira de Sinais; e Letras - Língua e Literatura Portuguesa. A cerimônia foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e fizeram parte da mesa o cônsul-geral adjunto do Japão em Manaus, Akira Suzuki, o diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Langlady Lira Rosas, o paraninfo Fernando Scheibe e as paraninfas Luana Ferreira Rodrigues, Tatiana Belmonte dos Santos Rodrigues, Linda Midori Tsuji Nishikido, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da Costa e Maria Luiza Germano de Souza.
Na ocasião, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, relembrou da importância dos egressos da Flet no processo de internacionalização da Ufam e também falou da expansão da Faculdade. “Vocês são as raízes da internacionalização e quanto mais profissionais a Ufam coloca no mercado, ligados a área de Letras, mais a gente percebe que há necessidade de ampliação. As especificidades de cada formação são baseadas na diversidade e singularidade dos cursos que a Faculdade apresenta e pensando nisso, a previsão é que em 2025 a Ufam entregue novas instalações físicas à unidade academica”, acrescentou o reitor.
O cônsul-geral adjunto do Japão em Manaus, Sr. Akira Suzuki, durante a solenidade, lembrou da relação próxima que a cidade de Manaus tem com a cultura japonesa e da relevância do curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa da Instituição para o fortalecimento dessa relação. “Curso como este, oferecido pela Ufam, demonstram que os brasileiros seguem interessados e de forma aprofundada na cultura japonesa”, destacou.
Para o diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Langlady Lira Rosas, há o protagonismo dos estudantes em uma formação extremamente desafiadora e contemporânea. “Nossa função social, enquanto professores de línguas, torna-se fundamental quando relacionadas com os desafios amazônicos, marcados, sobretudo, por políticas de fronteiras. Parabenizo aos egressos, familiares pela etapa concluída”, enfatizou.
Faculdade de Artes
À tarde, houve a outorga de grau dos cursos de Artes Visuais e Música da Faculdade de Artes (Faartes). Também presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a mesa foi composta pelo diretor da Faculdade de Artes, professor João Gustavo Kienen, o coordenador acadêmico, em Exercício, professor Márcio Lima De Aguiar, os paraninfos Valter Frank De Mesquita Lopes e Renato Antonio Brandão Medeiros Pinto, a patronesse Orlane Pereira Freires e o homenageado Com o nome das turmas do curso de Música, professor Stephen Coffey Bolis.
Durante a solenidade, o diretor da Faculdade de Artes, professor João Gustavo Kienen, ressaltou a formação transformadora que alia educação e sensibilidade. “Essa é uma formação de excelência, baseada no sensível, e com possibilidade de mudar o mundo. Vivemos em um mundo em que a opressão é a regra e a Arte tem a possibilidade de transformar as pessoas, a partir delas mesmas”, disse.
Para o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o rito de passagem que envolve a colação de grau é o momento de demonstrar orgulho aos egressos da Ufam. “Essa é uma Instituição socialmente respeitada pelo trabalho prestado, ao longo de décadas, para a sociedade e que tem muito orgulho de cada egresso. Dentro das suas particularidades, todos chegam neste momento, acompanhados dos seus familiares, com a sensação de dever cumprido e de uma etapa finalizada. Estou aqui para dizer que a Ufam segue à disposição de vocês para a pós-graduação ou qualquer atividade que desejem realizar aqui”, finalizou.
Confira as listas de formandos:
Redes Sociais