Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Aula Inaugural do PPG em Economia marca início de período letivo 2024
Início do conteúdo da página

Aula Inaugural do PPG em Economia marca início de período letivo 2024

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 16h22 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 16h29 | Acessos: 258

O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, 7, na Sala 4 do Bloco Administrativo da Faculdade de Estudos Sociais (FES/Ufam). A Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPG-ECO) contou com a participação do reitor, professor Sylvio Puga, além da presença do professor Marcelo Bentes Diniz, que proferiu a palestra “Agenda 2030 para a Amazônia brasileira: o papel das Universidades Amazônicas na implantação de um novo modelo de desenvolvimento para a região”.

De acordo com a coordenadora do PPG-ECO, professora Andrea Brasil Santos, o Programa é o primeiro curso de Mestrado em Economia do Estado do Amazonas, cujo objetivo fundamental do Programa é oferecer às instituições, aos graduados e aos profissionais interessados em Economia, o ferramental teórico e metodológico necessário para uma sólida formação em teoria econômica e uma consistente formação em métodos quantitativos aplicados à realidade e à necessidade regional. 

O Programa de Pós-graduação em Economia (PPG-ECO) tem a Amazônia como o seu principal objeto de estudo. Sua área de concentração é Economia Aplicada e Desenvolvimento da Amazônia, subdividindo-se em duas linhas de pesquisa: a primeira é Políticas Macroeconômicas e Desenvolvimento Regional, que visa ampliar as discussões teóricas e práticas para a elaboração de políticas e ações que sejam capazes de mitigar as disparidades socioeconômicas, melhorando o processo de Desenvolvimento Econômico da região, e a segunda linha de pesquisa é Políticas Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, cujo objetivo é analisar, avaliar e recomendar políticas públicas sociais, econômicas e ambientais, assim como promover estudos sobre o Desenvolvimento Rural da Amazônia, como um complemento ao modelo de desenvolvimento atual, que é pautado na industrialização e sustentado por políticas de incentivos fiscais, algo preponderante em uma região em que a floresta sofre forte pressão antrópica.

A professora agradeceu aos apoios recebidos durante todo processo de construção do Programa, mas destacou o apoio institucional, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, quanto às orientações que fortaleceram a consistência do Programa. Na ocasião, a docente fez homenagem, in memoriam, à professora Selma Baçal, que sempre acreditou na viabilidade do nosso Programa. E na pessoa da titular da Propesp, professora Adriana Malheiro, agradeceu à equipe daquela Pró-Reitoria.

Sobre o palestrante

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado no Curso de Pós-Graduação em Economia - CAEN pela Universidade Federal do Ceará, com concentração em Teoria Econômica (1997), doutorado, também, no Curso de Pós-Graduação em Economia - CAEN pela Universidade Federal do Ceará (2005), com concentração em Desenvolvimento Econômico e Regional e Pós-Doutorado no Center for Latin American Studies na University of Florida (2015).

Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, atuando, principalmente, nos seguintes temas: desigualdade e pobreza, valoração econômica do meio ambiente, desmatamento, indústria brasileira, competitividade e desenvolvimento local. É autor do Livro: "Desmatamento e Ausência de Riqueza na Amazônia" e de inúmeros artigos em periódicos internacionais e nacionais e capítulos de livros, especialmente, com foco para a realidade amazônica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página