Cobaci abre edição 2024 com o tema ‘Políticas públicas: entender para avaliar, entender para transformar’
Na sua quinta edição, iniciou nesta quarta-feira, 7 de agosto de 2024, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (FCF/Ufam), setor Sul do Campus Universitário, o Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno (Cobaci) que apresenta nesta edição o tema ‘Políticas públicas: entender para avaliar, entender para transformar’. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão de abertura, em que reuniu especialistas para avaliar as políticas públicas, além de assuntos de interesse direto de auditores e membros do controle interno. O Cobaci 2024 apresenta uma programação variada e se estende até sexta-feira, 9.
Participaram da mesa de abertura, além do reitor, professor Sylvio Puga; o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), professor Jaime Cavalcante Alves; a presidente da Unamec, Marília Cristyne Souto Galvão Barros Matsumoto; o diretor de Programa da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Adilson Santana de Carvalho; o auditor chefe da Suframa, Damon Gonçalves de Lima Castro; a superintendente da CGU Amazonas, Maria Esmeralda Rodrigues; o controlador Geral do Estado do Amazonas, Jeibson dos Santos Justiano; o chefe da Unidade de Auditoria da Ufam, Azenilton Melo da Silva e o chefe da Unidade de Auditoria do Ifam, Lilian Freire Noronha.
Em pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, acredita que a diversidade de pensamento e percepções fazem parte do universo da Universidade considerado por ele muito bom, no sentido do encantamento, da inspiração e da animação que envolve toda a comunidade universitária, pois, "gerenciar pessoas nos mais diversos problemas torna-se um desafio", disse. Em seguida, deu boas-vindas aos representantes das instituições participantes. Na ocasião, enfatizou quanto às mudanças climáticas, referindo-se a grande estiagem que atinge a região Amazônica o que, consequentemente, tem impactado toda a comunidade universitária (aluno, professor e técnico administrativo), principalmente os da tríplice fronteira.
Quando se fala em auditoria, as pessoas ficam um tanto quanto temerosas nas organizações, no entanto, nesta gestão foi mostrado que isso não é o bicho papão, disse o reitor que acredita que hoje, quando se fala em auditoria, as pessoas veem com tranquilidade, com naturalidade e com normalidade. “Então, vamos trabalhar, vamos participar, vamos compartilhar”, destacou o reitor que acredita que isso é resultado de um trabalho de humanização na instituição sem perder os princípios, a ética e a qualidade.
O reitor demonstrou aos participantes a alegria de receber o Cobaci 2024, onde acontece nas instalações da Ufam que fica localizada na maior floresta urbano do país, uma área de preservação ambiental, além de mencionar a Fazenda Experimental, o reitor finaliza “fazer a Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e de Excelência na Amazônia é se diferenciar”.
Na ocasião, a presidente da União Nacional dos Auditores do Ministério dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec), Marília Cristyne Souto Galvão Barros Matsumoto, agradeceu aos organizadores pela realização do evento em que torna-se um espaço para discussão sobre a temática dessa edição. Dessa forma, o Cobaci 2024, de alguma forma vem provocar questionamentos, reflexões e interações, ressaltou a presidente da Cobaci que acredita que, o importante nesse processo é apontar resultados, apresentando aos participantes soluções para que haja uma transformação social. “Desta forma, é transformar o nosso Brasil em um lugar melhor nas diversas esferas sociais, oferecendo melhores serviços à população, tais como Educação e Saúde”, completou.
Sobre o Cobaci
O Cobaci é um dos principais congressos de auditoria do Brasil, reunindo órgãos públicos de diversas áreas e locais do país. Agora em Manaus, o evento abrirá espaço para uma temática que ganha, a cada dia, relevância nacional: a avaliação de políticas públicas. Considerando a complexidade do Estado Brasileiro e a multiplicidade de políticas públicas executadas, a discussão da temática torna-se relevante para a melhoria da aplicação dos recursos públicos, correção dos rumos da política, de forma a melhorar e ampliar as entregas feitas à população.
O Congresso aborda, ainda, temas como a aplicação da inteligência artificial no processo decisório estratégico e na própria atuação da auditoria; liderança, sustentabilidade e integridade.
Redes Sociais