Sociedade recebe 60 novos médicos da 99ª turma formada pela Ufam
Na noite da última sexta-feira, 2 de agosto, em cerimônia realizada para familiares, professores e amigos, no auditório Eulálio Chaves, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) entregou mais uma turma de 60 bacharéis em Medicina. Os 60 egressos se somarão aos profissionais já atuantes para fortalecer a atenção à saúde. A caminhada da 99ª turma do curso começou em 2017, atravessou dois anos de atividades adaptadas, em decorrência da pandemia de covid-19, e finalizou nesta solenidade. O evento foi presidido pelo reitor, professor Sylvio Puga.
Em sua fala, o reitor destacou o trabalho da assistência estudantil. “Não basta garantirmos apenas o acesso, mas a permanência na Universidade. E a assistência estudantil provê a alimentação, a moradia e outros auxílios para os estudantes que não teriam acesso a essa estrutura de outra forma". Em seguida, ilustrou a excelência da formação na Ufam. “Na semana passada, eu estava numa reunião da Andifes e o reitor de uma universidade me chamou para dizer que tinha sido muito bem atendido por um de nossos médicos egressos. Esse reconhecimento nos enche de orgulho”, afirmou Sylvio Puga. Por fim, frisou a resistência de uma turma que passou por momentos desafiadores, a exemplo da pandemia e da distância de seus familiares e amigos; mas, ainda assim, conseguiu formar 60 médicos.
O diretor da Faculdade de Medicina (FM), professor Edson de Oliveira Andrade expressou gratidão à turma de egressos. Reconheceu a importância de a turma ter escolhido como patronesse a professora Maria do Socorro Lucena Cardoso. “Isso tem um valor imenso pra quem quer ser um bom médico. Resolveram transformar uma pessoa extremamente importante na minha vida em patronesse de vocês. Ninguém na Faculdade de Medicina estuda mais que ela, e tem mais dedicação do que ela aos pacientes. A turma dela formou 26 pessoas que depois se tornaram docentes na Ufam. E isso foi um marco”, afirmou. Por fim, desejou aos já formados felicidade e muito trabalho: “Que a medicina seja uma fonte de ventura e alegrias na vida de vocês, como um dia me disse o professor Mário Rigatto”.
Por sua vez, o paraninfo da turma, professor Elder Nascimento Pereira, enfatizou que esse foi “[..] o dia de celebrá-los, com imensa alegria e honra para formar a 99ª turma de medicina da Ufam. Hoje é literalmente um sextou com a de saudade”. Noutro ponto do discurso, o paraninfo comemorou a diversidade da turma, que ingressou pelo SiSu e teve formandos de muitas partes do Brasil. “É uma turma ímpar na designação (99), e sempre foi cheia de histórias, de sotaques, cada um com seu próprio estilo. Teve o grupo dos baianos, dos paraenses, dos paulistas… que cada um de vocês, ao seu modo, possa deixar um legado para a Medicina”, desejou o docente.
Para dar seu nome à turma, a escolhida foi a professora Luciana Mendes Nishida. Já como patronesse, a eleita foi a docente Maria do Socorro Lucena Cardoso. Completaram a lista, como convidados de honra da turma, os professores Camila Maria Paiva França Telles, Deborah Laredo Jezini, João Ricardo Rodrigues Maia, Letícia Davila Portugal, Massanobu Takatani, Palmira Pereira de Carvalho e Tatiane Lima Aguiar.
O juramento ficou a cargo de Carolina Martins Ilário, após o que todos os formandos, um a um, receberam a outorga de grau. Por sua vez, a já bacharel em medicina Priscila Picanço Horta falou em nome da turma na condição de oradora. Em seu discurso, a jovem médica ressaltou: “Hoje eu falo de realizações, e não de sonhos. De tudo que compartilhamos ao longo desse tempo. Além de boas notas, ainda precisávamos fazer atividade de extensão, ligas, tutorias, congressos”, recordou. “Qual é o preço afinal, de transformar os sonhos em realização? Ele começou, para alguns, muito cedo. Para alguns o preço foi recomeçar outras carreiras; para outros, o preço foi financeiro, ter que conciliar estudos e trabalho. So nós sabemos os preço que tivéramos de pagar para chegar até aqui. A pandemia foi um período confuso e desafiador”, continuou a médica. Ao concluir o discurso, agradeceu aos familiares, aos amigos presentes e, de modo especial, ao mestres que guiaram a turma durante o curso. “Um sonho pode até ser sonhado sozinho, mas levá-lo a realização é um processo coletivo. A nossa vitória é a vitória de todos vocês”, finalizou Priscila Horta.
Médicos formados em agosto de 2024
- Algenor Maria Da Costa Teixeira Neto
- Amanda Cristina Fuzer Lira Pereira
- Amanda Dos Reis Bezerra
- Amanda Leal Lopes
- Andréa Dos Santos Souza
- Bárbara De Souza Lima
- Carolina Martins Ilário
- Dâmmarys Venancia Freire Nascimento
- Daniela Ximenes Mugarte
- David José Conceição Vila
- Deborah Figueira Da Costa
- Dhallya Andressa Da Silva Cruz
- Dheyse Silva Lima
- Diana Cléia Almeida Da Silva Castro
- Diedra Naara Barros Silva
- Edna Vitória Bevilaqua Barros
- Eduardo Yasuda
- Érica Assunção De Sousa
- Felipe Machado Pinheiro Leão
- Fernanda Maria Bittencourt De Carvalho
- Gabriel Almeida Gonçalves
- Gabriel Silva Da Rocha
- Gabriela Silva Leite
- Gabrielle Dos Santos Nogueira
- Giovanna Guimarães Mourão
- Isabelle Fatima De Oliveira Prado Raimundo
- Joào Pedro Salgado Pio Oliveira
- João Victor Oliveira De Melo
- Júlia Fraiz Fortunato Da Silva
- Juliana Duailibe Garcia Lima
- Juliana Vieira Saraiva
- Juliê Souza Da Silva
- Jullyane Do Nascimento Garcia
- Kaique Santana De Oliveira
- Karen Tatiana Furtado Viana
- Lara El Kadri Cerquetani
- Lucas Figueira Smith Graça
- Maria Alyete Bezerra Moreira
- Maria Clara Nunes De Carvalho
- Maria Elisa Do Vale Moreira
- Matheus Luiz Coêlho Franca
- Mirella Cruz Lira
- Nathália Pereira Abensur
- Pâmela Alves Serrão
- Paula Katharine Corrêa Nascimento
- Paulo Antonio Martins Filizzola
- Pedro Salazar Costa
- Priscila Picanço Horta
- Rafaela De Medeiros Da Costa
- Rebecca Moraes De Queiroz
- Renato De Andrade Fernandes
- Rodrigo Barata De Lima
- Roosevelt Maia Borges
- Sabrina Macely Souza Dos Santos
- Sarah Susan Rodrigues Tavares
- Sebastião Barreto Falcão Neto
- Thaís Inês Uchôa Marques
- Valéria Bianca De Souza Bivaqua
- Vicente Mendes Da Silva Júnior
- Wesley De Souza Torres
Redes Sociais