Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e UAB realizam seleção de tutores presenciais e a distância para especializações do CED

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2024, 16h47 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2024, 11h33 | Acessos: 542

São 21 vagas ao todo, 20 horas de trabalho e bolsa de R$1.100,00 mensais

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulga o Edital Nº 18/2024 que trata do Processo Seletivo Simplificado para tutor presencial e tutor a distância para os cursos nesta na modalidade no âmbito da UAB.  São 21 vagas ao todo para tutores presenciais e para aqueles que atuarão online. Há oportunidades para formação de cadastro de reserva. Os selecionados recebem uma bolsa no valor de R$1.100,00 por mês. Os aprovados irão atuar nos cursos de Especialização em Educação Física Escolar, Especialização em Negócios Amazônicos e Especialização em Tecnologias Digitais para o Ensino Básico na modalidade a distância.

Entre os requisitos para participar da seleção estão: possuir título mínimo de graduação na área ou área afim do curso para o qual o candidato se inscrever; ter disponibilidade de, no mínimo, vinte horas semanais para desenvolver atividades relativas ao trabalho, inclusive nos finais de semana; e ter disponibilidade para participar de reuniões pedagógicas presenciais e/ou on-line, inclusive nos finais de semana.

São algumas das atribuições do (a) tutor (a) presencial: aplicar as atividades avaliativas de forma presencial nos polos; apoiar a coordenação do curso nos polos, organizando as salas e equipamentos para as atividades realizadas presencialmente; orientar e acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e, também, aplicar avaliações, primando pela lisura do processo; cumprir carga horária semanal de 20h, preferencialmente à noite e aos fins de semana, com agenda definida com a coordenação do curso e do Polo.

Já aos tutores a distância compete, entre outras responsabilidades: mediar as comunicações de conteúdos entre o professor e os estudantes; acompanhar as atividades discentes, conforme cronograma do curso; apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes; estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes; além de colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes.

A realização do Processo Seletivo (planejamento, divulgação e execução) está a cargo da Comissão do Processo Seletivo para Tutor Presencial e a Distância, designada por portaria exarada pelo diretor do Centro de Educação à Distância (CED / Ufam) para os cursos de Especialização em Negócios Amazônicos e Especialização em Tecnologias Digitais para o Ensino Básico e pelo diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff/Ufam) para o curso de Especialização em Educação Física Escolar.

Inscrições

A inscrição deverá ser feita de 12 a 18 de agosto, exclusivamente por meio de formulário online no site do CED: https://ced.ufam.edu.br/, por meio de formulário específico e com os envio da documentação exigida no edital em formato PDF.

Seleção

A seleção dos tutores será efetuada por uma comissão de seleção composta por três membros e realizada mediante duas etapas: prova de títulos (eliminatória e classificatória) e entrevista (eliminatória e classificatória), que comprovem as capacidades para desempenho das atividades tutoriais. Primeira etapa: análise e pontuação do currículo com data prevista para acontecer de 23 a 28 de agosto. Segunda etapa: a comissão de seleção realizará entrevista online com os candidatos classificados na primeira etapa, variando de zero a cem pontos. A data e o horário da entrevista online de cada candidato serão publicados no site do CED, podendo ocorrer de 2 a 4 de setembro, e por aviso ao e-mail informado pelos candidatos. A entrevista avaliará os seguintes itens: conhecimento na área do curso, conhecimento em tutoria, comunicação interpessoal, disponibilidade de tempo, conhecimentos de informática.

Resultado final

Publicação do resultado final do processo seletivo tem previsão para o dia 11 de setembro de 2024 na página oficial do CED.