Página inicial > Notícias Destaque > Ufam assina acordo de cooperação com a empresa PLMX para integrar ferramentas de digitalização industrial à grade curricular das engenharias

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2024, 14h27 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 16h05 | Acessos: 128

As aplicações ficarão acessíveis aos cerca de três mil discentes da FT, nos laboratórios da Unidade, podendo ainda ser utilizadas por graduandos e pós-graduandos de outros cursos que ali desenvolvam seus estudos

A Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam) recebeu, na noite de quarta-feira, 17, no auditório Rio Jutaí, o Workshop “Soluções Tecnológicas para a Indústria”. A atividade resulta de uma parceria entre a unidade acadêmica e a PLMX Soluções, empresa líder em venda, distribuição e implantação de softwares e serviços do tipo Product Lifecycle Management desenvolvidos pela Siemens, que fornece soluções para a indústria 4.0.

Ao avaliar a formalização de mais esse acordo de cooperação na área de tecnologia, o pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Jamal da Silva Chaar, que representou o reitor Sylvio Puga no evento, destacou que a empresa que ingressa como parceira da Universidade é líder em Desenvolvimento e Inovação, enquanto a Ufam forma profissionais de excelência para atuarem nesse mercado e operarem as ferramentas desenvolvidas pela Siemens e distribuídas pela PLMX. “Nos nossos grupos de pesquisa, criamos processos e produtos que agregam esses softwares e aproximam nossos discentes e pesquisadores da realidade do setor produtivo. É uma via de mão dupla, e vai beneficiar a FT e outras unidades, como o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), de Itacoatiara, que foi gestado aqui”, disse o gestor. Ainda segundo ele, é por meio de ações desse tipo que “a Ufam desenvolve sua política de Inovação, a qual fora atualizada em outubro de 2023 e segue alinhada aos marcos legais da área”.

O professor João Caldas, diretor da FT, subscreveu o termo de acordo. Ele destacou a existência de uma demanda por oferta de tecnologias para a indústria, que é suprida pela oferta de soluções por empresas como a parceira da Ufam no acordo, a PLMX. A aquisição dessas tecnologias acaba gerando um “gap”, já que os profissionais precisariam ainda ser treinados e familiarizados com elas. “Ao termos um espaço permanente na Universidade, onde os discentes e pesquisadores poderão acessar essas aplicações, teremos oportunidade de preparar melhor nossos egressos, desenvolver trabalhos em conjunto com as empresas do PIM e atualizar nossa grade curricular de modo alinhado com o que deles se exige na indústria”, listou o diretor da faculdade. “É a junção da teoria com a prática a partir do que se utiliza em diversos países, a exemplo da digitalização de ambientes; isso vai estar disponível para os cerca de três mil alunos da FT, além de outros atendidos em nossos laboratórios”, finalizou.

Preparação para o mercado

Entre outros pontos, a parceria prevê sobretudo a disponibilização de softwares para serem utilizados de modo gradual no espaço de alguns laboratórios, que hoje somam 40. Ali, os aplicativos serão incorporados na rotina acadêmica e de pesquisa. Eles poderão ser acessados também pelos pós-graduandos de mestrado e doutorado. Além disso, haverá um espaço dedicado, um laboratório onde os softwares serão embarcados nos equipamentos da Ufam. Helder Rampasso, gerente regional da Siemens, ressalta que muitos dos clientes instalados no PIM já usam seus produtos e serviços em matrizes e filiais no resto do país e no mundo. “Entramos na parceria com a PLMX, referência em distribuição na América Latina; e já estamos entrando nos mercados das regiões Norte e Nordeste a partir de 2024”, frisou o executivo.

Representando a PLMX, a CEO Renata Hori firmou o termo de cooperação ao lado do professor João Caldas. Para ela, a expertise de 14 anos no mercado brasileiro, no Sul e Sudeste, permitiu iniciar uma unidade de negócios em Manaus. “Para isso, contamos com o nosso consultor regional de negócios, Ivan Lins, que já estava nesse segmento com a empresa Expert 3D. Nós absorvemos a equipe e estamos começando a trabalhar no PIM. Hoje, temos 1.200 clientes no país e já estamos com 20 clientes no Amazonas, atuando com empresas como P&G, MotoHonda, TechStill, entre outras”, explicou a CEO da empresa parceira. Por sua vez, o gestor regional da PLMX foi o responsável por “costurar” os termos do acordo. Ele já foi do quadro discente da FT em duas oportunidades: em 2005, no curso Design (antigo Desenho Industrial), e em 2008, na Engenharia Mecânica. “Essa presença na Universidade me possibilitou atuar em projetos dos professores Nelson Kawahara e Vânia Batalha. Depois me aproximei do mercado e comecei a empreender”, lembrou Ivan Lins, que fez a ponte para concretizar a parceria.

Entre as novidades estão o Digital Thread, uma tecnologia que impulsiona o fluxo de informações durante todo o ciclo de vida do produto, e uma experiência imersiva em Realidade Virtual (VR). O evento, que teve apoio do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), foi direcionado principalmente a gestores atuantes no Polo Industrial de Manaus (PIM) e pesquisadores, docentes e discentes de faculdades de Engenharia.