Página inicial > Notícias Destaque > Ufam assina protocolo de intenções com Universidad Mayor, do Chile

Ufam assina protocolo de intenções com Universidad Mayor, do Chile

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 10h40 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 12h10 | Acessos: 73

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidad Mayor (U. Mayor), do Chile, firmaram protocolo de intenções para futuras parcerias. O documento foi assinado pelo reitor Sylvio Puga e pelo reitor Patricio Andrés Manque no dia 9 de julho de 2024 e tem vigência de cinco anos.

Situada em Santiago do Chile, a UMayor é uma instituição de base científico tecnológica com 35 anos de fundação com foco no empreendedorismo. O protocolo de intenções registra em sua primeira cláusula que ambas as universidades “procurarão estimular e realizar programas de cooperação técnico-científicas e culturais, em conformidade com a legislação em vigor, levando em consideração sua disponibilidade de recursos humanos”.

O documento também registra que “a cooperação compreenderá a transferência de conhecimentos e experiências e/ou qualquer outra atividade de interesse comum nos campos do Ensino, da Pesquisa, da Extensão, da Administração Universitária e da Capacitação de Pessoal, incluindo docentes, técnico-administrativos, graduandos e pós-graduandos”.

O protocolo de intenções é o primeiro passo institucional e administrativo para as futuras ações em parceria, as quais devem ser iniciadas por membros das duas comunidades acadêmicas, por meio de diálogo e comum acordo, desenvolvem iniciativas de interesse para ambas, como estabelece a terceira cláusula: “a cooperação recíproca aqui acordada será iniciada mediante solicitação específica de um dos partícipes com a apresentação de instrumentos específicos adequados às ações pretendidas, descrevendo seus aspectos relevantes bem como os recursos envolvidos”.

Para mais informações, contate a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais na Reitoria da Universidade ou por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.