Docentes da Ufam integram Comitê Editorial da Revista Científica do INDT. Publicação terá foco na tecnologia
Os professores Genilson Pereira Santana e Thomaz Décio Abdalla Siqueira, ambos docentes e pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), das áreas de química e psicologia, respectivamente, agora fazem parte do Comitê Editorial da Revista Científica que será editada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). O Comitê foi instalado no último dia 10 de julho, e conta também com o professor Estevão Vicente Cavalcanti Monteiro de Paula, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e a jornalista e historiadora Cristina Monte, especialista em Comunicação Científica. A coordenação ficou a cargo do mestre e doutorando Roberto Lavor.
Ao receber o encargo, o professor Genilson Santana reflete sobre a contribuição dele, como pesquisador e divulgador científico, mas também de uma perspectiva institucional e ampla, considerando que ele e o professor Thomaz Abdalla levam expertises do campo científico que desenvolvem ao longo dos anos no âmbito da Ufam. “No meu caso, eu sou o editor e fundador da revista Scientia Amazonia. O Clube da Química, por exemplo, nós divulgamos em cerca de 120 países”
A parceria entre o INDT e a Ufam já vem de outros projetos, inclusive, o Instituto já tem um convênio assinado com a Ufam. Nesse sentido, a participação dos professores desta Universidade em mais essa iniciativa é um ponto de continuidade no bojo de uma relação interinstitucional mais ampla. Para formalizar o início dos trabalhos com a publicação científica, os membros do Comitê receberam certificados durante a cerimônia de instalação.
Interdisciplinaridade
Segundo o professor Genilson Santana, o periódico terá um escopo interdisciplinar. “Serão recepcionadas produções das diversas áreas e campos científicos, embora sejam privilegiadas aquelas correlatas à tecnologia”, apontou o membro do Comitê Editorial. A ênfase nesse segmento tem relação com a vocação do INDT, muito embora o próprio corpo editorial da revista tenha um perfil diversificado, com pesquisadores de áreas distintas, promovendo desde logo a interdisciplinaridade.
Com periodicidade que será trimestral, a previsão do Comitê Editorial é de que o primeiro número da revista seja lançado em alusão ao aniversário de 20 anos do Instituto. Ela será feita em formato digital e as edições constarão no próprio site no INDT. Por ter um escopo amplo, mesmo com ênfase na tecnologia, a proposta é que essa produção local e regional alcance o maior número de pessoas com interesse e curiosidade por esse segmento.
Da página do INDT, é possível extrair que a missão desse projeto é “divulgar e difundir a produção de Ciência, Tecnologia e Inovação em uma linguagem acessível para todos. Com o objetivo de criar uma ponte efetiva entre a academia e o setor produtivo, a revista visa tornar o conhecimento científico mais compreensível e aplicável para empresas e cidadãos”.
Redes Sociais