Página inicial > Notícias Destaque > Ufam tem projeto aprovado sobre compras de alimentos da agricultura familiar para alimentação escolar indígena em Edital do Banco da Amazônia

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2024, 10h15 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 15h30 | Acessos: 294
Editado por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

O Departamento de Saúde Coletiva (DSC), ligado a Faculdade de Medicina (FM), teve o projeto “Mapeamento Agrícola em Comunidades Indígenas para Utilização na Alimentação Escolar” aprovado em segundo lugar no Edital de Seleção Pública de Pesquisa Científica e Tecnológica Edição 2024, do Banco da Amazônia. Ao todo, 22 projetos foram aprovados e o edital tem foco em Tecnologia e Inovação para a Amazônia Legal brasileira.

A nutricionista e supervisora do Internato Rural do DSC//FM, professora Regismeire Viana Lima, explica que o projeto aprovado tem como objetivo fomentar o aumento de compras de alimentos da agricultura familiar para alimentação escolar indígena, melhorar a qualidade nutricional dos cardápios escolares indígenas, incentivar financeiramente os agricultores familiares e melhorar a segurança alimentar dos escolares indígenas. “O projeto dará continuidade a uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), vinculado ao DSC/FM, há mais nove anos”, explica.

O Projeto tem prazo máximo de execução estabelecido em 36 meses e o apoio do Banco da Amazônia para o desenvolvimento da ciência na região foi intensificado no final da década de 90 quando a Instituição passou a financiar projetos por meio dos recursos vindos de 1,5% das liberações feitas pelo então Fundo de Investimento da Amazônia (FINAM). Em 2004, o Banco começou a aportar recursos próprios.

Acesse o resultado final AQUI