Página inicial > Notícias Destaque > WISH - Workshop Internacional de Arquitetura discute habitação coletiva e social

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2024, 08h19 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 09h07 | Acessos: 294

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

Entre os dias nove e 19 de julho, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Núcleo de Arquitetura na Amazônia (Nama), ligado a Faculdade de Tecnologia (FT), e em parceria com Accademia di architettura dell’Università della Svizzera Italiana (USI), localizada na cidade de Mendrisio na Suíça, realiza o Workshop on International Social Housing (WISH). O curso de verão tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes origens, comparando-os com questões concretas e necessidades reais da sociedade.

Essa é a décima nona edição e as atividades ocorrem na cidade de Manaus e também, entre os dias 21 de julho a 10 de agosto, em Mendrisio. O docente Marcos Cereto, ligado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufam e coordenador do Nama, explica que nesse primeiro momento, a Ufam irá receber dez discentes e dois docente da USI para, em seguida, cinco discentes e um docente da Ufam continuar as atividades em Mendrisio, na Suíça. “Nós organizamos uma série de palestras e visitas técnicas, que tem início no dia 10 de julho, e incluem nomes como Vanda Witoto, Alberto Vicentini, Leonardo Normando, Zuldy Bonates, Isabella de Bonis, Roberto Moita, Martino Pedrozzi, Laurent Troost, Vitor Pessoa, Vanessa Grossman e Angelo Bucci”, enfatiza.

O professor destaca também que cada um dos 15 discentes, entre brasileiros e suiços, que participarão da 19° edição do Workshop terá que desenvolver um projeto em terrenos voltados para habitação coletiva e social, como construções palafíticas e áreas de risco.

Programação

A programação é aberta ao público em geral e dentre os palestrantes, no dia 15 de julho, às 19h, no Casarão da Inovação Cassina, haverá palestra do professor Martino Pedrozzi, idealizador do curso de verão. O docente fundou e dirige a WISH desde 2003.

Acompanhe a programação completa AQUI

Seleção

A seleção dos discentes foi realizada em março e os alunos participantes da Ufam são: Airton Barreira, Beatriz Atem, Bianca Cuvello, Larah Vasconcelos e Lorena Moss. Os critérios incluíram cursar o último ano do curso (LPA 4 concluída); apresentar portfólio (para avaliação da qualidade projetual dos trabalhos desenvolvidos na Ufam e a habilidade em computação gráfica); currículo com comprovação de  afinidades ao tema do WISH e ao trabalho desenvolvido pelo Nama; comprovação de conhecimento de inglês básico; carta com intenções sobre a predisposição para transferências culturais com as motivações para a participação no workshop; declaração de comprometimento para a participação em todos os dias do Seminário - em Manaus e em Mendrisio.

Núcleo de Arquitetura na Amazônia (Nama)

O professor Marcos Cereto explica que essa não é a primeira vez que o Núcleo recebe alunos de outros países. “Nos últimos anos, o Nama vem realizando uma série de eventos internacionais como a parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT),  localizado em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, em que os alunos norte-americanos realizam uma disciplina de Arquitetura e Urbanismo em Manaus. Nós entendemos que ações como essas são fundamentais para o processo de internacionalização da Ufam, além de fortalecer a Faculdade de Tecnologia (FT) e o curso de Arquitetura e Urbanismo com a inclusão de atividades extracurriculares de envergadura”, destaca.

O Nama reúne arquitetos, pesquisadores, professores, artistas e interessados na preservação, divulgação e documentação da modernidade na Amazônia. Oficialmente como núcleo temático da Faculdade de Tecnologia, desde 2018, reúne associados e participantes de 11 universidades e 10 estados brasileiros.