Página inicial > Notícias Destaque > CDEAM celebra 20 anos e lança revista científica sobre energia na Amazônia

CDEAM celebra 20 anos e lança revista científica sobre energia na Amazônia

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 10h50 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 08h11 | Acessos: 380

Em 2024, o Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM) comemora 20 anos de existência. Para celebrar a data, o órgão suplementar da Ufam realizou o lançamento da revista Energia na Amazônia, periódico de cunho científico voltado a apresentar resultados de pesquisas relativas ao setor energético na Amazônia. O evento ocorreu no último dia 14 de junho, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na entrada do Distrito Industrial. A revista tem periodicidade semestral e pode ser acessada pelo link: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/energianaamazonia/issue/view/660.

O evento foi presidido pelo professor Jamal Chaar, pró-reitor de Inovação Tecnológica representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga. O evento foi aberto pelo professor Jamal que, após dar as boas-vindas aos presentes e parabenizar o CDEAM, solicitou que fosse reproduzida a mensagem gravada pelo reitor felicitando o CDEAM e ressaltando a importância do Centro para a Universidade, para região e para o Brasil.

Em seguida, o diretor do CDEAM, professor Rubem César Rodrigues Souza agradeceu os apoiadores do órgão (Instituto SiDi, Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, Companhia de Gás do Amazonas, Engecrim Ltda, Instituto Energia e Desenvolvimento Sustentável, Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – Roraima e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai/AM), e, em seguida, fez uma explanação acerca da gênese do CDEAM destacando os projetos de referência e as significativas ações desenvolvidas até os dias atuais.

O diretor revelou as novas parcerias que estão sendo celebradas com o Instituto SiDi, com a Cigás e a cooperação recém celebrada com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) objetivando a cooperação na área de hidrogênio para fins energéticos. Informou também que foi convidado para atuar como colunista da Revista Brasil Energia, principal periódico jornalístico especializado em energia do Brasil, o que possibilitará divulgar as ações do Centro e de seus pesquisadores para todo o país e para o exterior.

Na ocasião, foi reproduzido um vídeo com mensagens gravadas por pesquisadores que atuaram e atuam no CDEAM. A seguir, a palavra foi concedida à professora Cristiane Daliassi para que, na condição de editora-chefe, apresentasse a revista Energia na Amazônia. A docente falou do processo para atingir esse objetivo destacando o trabalho do professor Jean Machado do curso de Design que, juntamente com sua equipe, viabilizou a arte da capa e diagramação de toda a obra.

A professora Cristiane explicou que a revista será on-line com periodicidade semestral e que, no primeiro número, além de seis artigos técnicos científicos, há um texto contando a origem do CDEAM. A obra, além do editorial escrito pela editora-chefe, contém dois prefácios, um de autoria do professor Sérgio Valdir Bajay e outro do professor Luiz Augusto Horta Nogueira, ambos profissionais renomados no cenário energético nacional e internacional.

Ao final, o diretor do CDEAM foi homenageado com uma placa alusiva à data.

Segundo o diretor do CDEAM, pela primeira vez, a região amazônica conta com um veículo especializado na publicação da produção científica na área de energia na Amazônia brasileira, sendo este mais um feito histórico do CDEAM.  Uma versão impressa da revista será entregue às autoridades que estarão em Manaus por ocasião da realização do XIV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, que está sendo apoiado pelo CDEAM e que ocorrerá, no período de 16 a 18 de outubro de 2024, no Centro de Convenções Vasco Vasques.