Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Parceria Ufam-Samsung produz bons resultados nos cursos atendidos
Início do conteúdo da página

Parceria Ufam-Samsung produz bons resultados nos cursos atendidos

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 12h15 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 08h37 | Acessos: 612

 

 

 

Na manhã de quarta-feira, 3 de julho, a Ufam  recebeu uma comitiva de gestores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Samsung Brasil. Entre os objetivos do encontro estava a apresentação dos resultados obtidos por meio das ações do Projeto Super, executado pela Ufam desde 2020 destacando a redução da evasão e da retenção acadêmica e aumento do número de formados, além de outros ganhos e resultados decorrentes da iniciativa. O grupo foi recebido pelo reitor Sylvio Puga e docentes membros da equipe do projeto. A atividade foi realizada na sala de reuniões do gabinete do reitor, na reitoria do campus universitário de Manaus.

A parceria que deu origem ao Projeto Super foi iniciada em 2020 e tem prazo de encerramento para março de 2025. A coordenadora geral do Super na Ufam é a professora Fabíola Guerra Nakamura, do Instituto de Computação (Icomp), coube à docente expor o impacto da iniciativa na Universidade e, principalmente, na formação dos graduandos dos cursos das áreas de tecnologia.

Segundo a coordenadora, o Projeto Super foi responsável, po rexemplo, pelo crescimento no número de graduados nos cursos atendidos, superando a média dos três anos anteriores à assinatura da parceria entre Ufam e Samsung. “O Super focou em formar mais alunos dos cursos de tecnologia, então, hoje a gente veio aqui para mostrar que, apesar da pandemia, nós conseguimos aumentar alguns desses números, mitigar alguns dos problemas que tivemos durante a pandemia e falar também de resultados adicionais, por exemplo, a nossa produção científica que superou qualquer expectativa que nós tínhamos. Outro aspecto muito positivo foi toda a atualização e modernização dos nossos laboratórios que atendem não só alunos do Super, mas alunos do setor Norte. O encontro serviu também para reavaliar o que fazer adiante e para mostrar que parcerias com a Universidade Federal do Amazonas são muito frutíferas e podem render ainda mais e transformar-nos em um centro de referência”, expôs a professora Fabíola Nakamura.

Após a apresentação dos dados do projeto, o reitor Sylvio Puga agradeceu a parceria com a Samsung e reforçou o compromisso da Instituição com as ações futuras do Super. “Quando a gente escuta a avaliação do nosso parceiro reconhecendo o nosso trabalho e dizendo que haverá continuidade da iniciativa, ainda que em outras bases, tendo em conta as mudanças necessárias. Gostaria de dizer que mais uma vez a nossa Universidade está à disposição do projeto, tanto as unidades que já participam quanto as que ainda não fazem parte para que possam integrar o trabalho. Para nós, o Super é um projeto muito estratégico. Com base no que vimos de seus resultados, fica claro que ele resgatou os nossos alunos, principalmente em um momento tão difícil que foi a pandemia de covid-19”, comentou.

Mario Augusto Santos Laffitte, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Samsung na América Latina, expressou sua satisfação com o quanto o Projeto Super influenciou nos bons resultados dos estudantes da Ufam. “A gente tem um orgulho muito grande de fazer parte desse projeto super importante e interessante e a gente vê os frutos dele. Acredito que essa proposta que estamos trazendo hoje tem boa chance de êxito em colocar a Ufam em um cenário global de pesquisa e desenvolvimento nesses territórios tão demandados mundialmente considerando o montante de recursos, a capacidade que nós como empresa temos de articular dentro desse território e considerando a capacidade de pesquisa e desenvolvimento que a Universidade pode proporcionar para nós”, disse.

Yoonsop Kang, diretor geral da Operação de P&D no Brasil da empresa coreana, revelou a intenção de seguir com o trabalho conjunto com a Ufam, com novos objetivos. "Em alinhamento com as novas estratégias globais de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Samsung, estamos evoluindo o escopo de nossa parceria com a Ufam, com quem esperamos atuar em projetos voltados para a pesquisa de soluções e aplicações na área de saúde e bem estar. Desta forma, aliaremos nossas competências internas com as da Universidade para produzir resultados que melhorem a qualidade de vida dos usuários de nossos produtos globais", declarou.

Além de Mario Augusto e de Yoonsop Kang, também representaram a Samsung Hokyun Kim, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Samsung na América Latina, Denis Dongyeol Kim, diretor da área Técnica de P&D no Brasil da Samsung, Taehoon Cha, diretor Financeiro da Operação de P&D no Brasil da Samsung, Fernando Campos Arruda, diretor de P&D e Relacionamento Institucional da Samsung, Valdir da Costa Reis, diretor da Área Técnica e Estratégica da Samsung, Marcos Lima de Souza, Gerente de P&D e Relacionamento da Samsung e José Cambeiro, gerente da Área Técnica de Projetos de P&D na Samsung.

Confira abaixo alguns dos resultados do Projeto Super:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página