Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Instituto de Computação tem novos profissionais formados nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software
Início do conteúdo da página

Instituto de Computação tem novos profissionais formados nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2024, 11h29 | Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2024, 16h20 | Acessos: 624

Por Ana Carla santos (texto e Imagens)

Ascom Ufam

A solenidade de outorga das duas graduações encerraram a segunda semana de cerimônias

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Instituto de Computação (Icomp), procedeu às outorgas de grau de 19 novos profissionais de Ciência da Computação e Engenharia de Software na noite desta quinta-feira, 23. A cerimônia foi promovida no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus universitário. 
O pró-reitor de Inovação Tecnológica (Protec), professor Jamal Chaar, presidiu a cerimônia, acompanhado do diretor do Instituto, professor José Luiz de Souza Pio. 

Quase que majoritariamente cursado por homens, o pronunciamento da oradora Lígia Márcia do Nascimento Teixeira, representou as duas turmas. "Sempre soubemos que nosso esforço seria, um dia, recompensado, e que alcançaríamos os nossos objetivos. O quanto vivemos essa universidade...foi além da sala de aula. Foi com a natureza, os animais que encontrávamos em seu habitat no campus...Hoje, ao olharmos para trás, podemos nos orgulhar não somente com conhecimento técnico, não só da bagagem profissional e técnica, mas dessas memórias e como nos tornamos mais humanos. E pensar tecnologia também requer isso, porque nossa missão também é pensar soluções para transformar o mundo", disse.

O paraninfo Edleno Silva de Moura, do curso de Ciências da Computação, também discursou. "Esse é o momento em que se celebra uma vitória familiar e social, pois vocês, mães e pais, trouxeram e estão buscando de volta, os filhos que vieram trazer para beber da fonte do conhecimento. Espero que tenhamos de fato contribuído para que vocês possam ter uma vida feliz e que alcancem um patamar elevadíssimo  de forma que possam contribuir para esse novo momento da humanidade em que tudo seguirá mudando e mudará ainda mais e de forma mais profunda em termos sociais e tecnológicos", observou.

O diretor do Icomp, celebrou o momento fazendo uma analogia à mitologia grega de Prometeu, um dos titãs e a tecnologia. Prometeu roubou o fogo dos deuses e o entregou à humanidade. Este ato de desafio proporcionou aos humanos uma ferramenta poderosa que revolucionou sua capacidade de sobreviver e prosperar, mas também trouxe consequências. 

"Assim como Prometeu trouxe o fogo à humanidade, a tecnologia moderna oferece ferramentas poderosas que transformam nossas vidas, trazendo tanto benefícios quanto desafios. A história nos lembra da importância de usar essas ferramentas com sabedoria, prever as consequências e assumir a responsabilidade ética por nossas inovações", considerou.

Presidente da solenidade, pró-reitor da Protec, professor Jamal Chaar encerrou a cerimônia. "Vocês são o que há de melhor na nossa Instituição. Um dos melhores institutos de computação desse País está na Ufam e temos um orgulho imenso disso, resultado da dedicação e esforço desses professores, técnicos. Aproveitem, e usufruam do conhecimento que obtiveram, mas, voltem! Aqui, nós também temos o melhor PPG do Brasil e ele está de portas abertas para vocês", garantiu.

 

FORMANDOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

01. ALEXANDRE MARQUES UCHÔA
02. CARLA DAYANE BERRÊDO FAÇANHA
03. DANIELE GREICE ALBUQUERQUE E SILVA
04. ÉLRIK SOUZA SILVA
05. GIOVANNA ANDRADE SANTOS
06. JOSÉ MATEUS CÓRDOVA RODRIGUES
07. LÍGIA MÁRCIA DO NASCIMENTO TEIXEIRA
08. MATHEUS DOS SANTOS PALHETA
09. NATHÁLIA RODRIGUES MACHADO DOS SANTOS
10. NICOLAS GUSTAVO NEVES PINTO
11. RODRIGO COSTA PEREIRA


FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

01. ADAMOR BARBOSA DE BARROS NETO
02. ELENKARLA VASCONCELOS DA SILVA
03. JOAO GUILHERME CHAGAS DE FREITAS
04. JOÃO GUILHERME DE OLIVEIRA ALMEIDA
05. JOÃO VICTOR BRANDÃO DE ABREU
06. JOÃO VITOR YASAKI HIPÓLITO
07. RODRIGO TAVEIRA DE MELO
08. TEODÓRIO FERREIRA NETO
09. THIAGO DE SÁ QUEIROZ
10. YAN LUCAS CAVALCANTE RODRIGUES

registrado em:
Fim do conteúdo da página