Página inicial > Notícias Destaque > Instituto de Computação tem novos profissionais formados nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2024, 11h29 | Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2024, 16h20 | Acessos: 882

Por Ana Carla santos (texto e Imagens)

Ascom Ufam

A solenidade de outorga das duas graduações encerraram a segunda semana de cerimônias

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Instituto de Computação (Icomp), procedeu às outorgas de grau de 19 novos profissionais de Ciência da Computação e Engenharia de Software na noite desta quinta-feira, 23. A cerimônia foi promovida no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus universitário.
O pró-reitor de Inovação Tecnológica (Protec), professor Jamal Chaar, presidiu a cerimônia, acompanhado do diretor do Instituto, professor José Luiz de Souza Pio.

Quase que majoritariamente cursado por homens, o pronunciamento da oradora Lígia Márcia do Nascimento Teixeira, representou as duas turmas. "Sempre soubemos que nosso esforço seria, um dia, recompensado, e que alcançaríamos os nossos objetivos. O quanto vivemos essa universidade...foi além da sala de aula. Foi com a natureza, os animais que encontrávamos em seu habitat no campus...Hoje, ao olharmos para trás, podemos nos orgulhar não somente com conhecimento técnico, não só da bagagem profissional e técnica, mas dessas memórias e como nos tornamos mais humanos. E pensar tecnologia também requer isso, porque nossa missão também é pensar soluções para transformar o mundo", disse.

O paraninfo Edleno Silva de Moura, do curso de Ciências da Computação, também discursou. "Esse é o momento em que se celebra uma vitória familiar e social, pois vocês, mães e pais, trouxeram e estão buscando de volta, os filhos que vieram trazer para beber da fonte do conhecimento. Espero que tenhamos de fato contribuído para que vocês possam ter uma vida feliz e que alcancem um patamar elevadíssimo  de forma que possam contribuir para esse novo momento da humanidade em que tudo seguirá mudando e mudará ainda mais e de forma mais profunda em termos sociais e tecnológicos", observou.

O diretor do Icomp, celebrou o momento fazendo uma analogia à mitologia grega de Prometeu, um dos titãs e a tecnologia. Prometeu roubou o fogo dos deuses e o entregou à humanidade. Este ato de desafio proporcionou aos humanos uma ferramenta poderosa que revolucionou sua capacidade de sobreviver e prosperar, mas também trouxe consequências.

"Assim como Prometeu trouxe o fogo à humanidade, a tecnologia moderna oferece ferramentas poderosas que transformam nossas vidas, trazendo tanto benefícios quanto desafios. A história nos lembra da importância de usar essas ferramentas com sabedoria, prever as consequências e assumir a responsabilidade ética por nossas inovações", considerou.

Presidente da solenidade, pró-reitor da Protec, professor Jamal Chaar encerrou a cerimônia. "Vocês são o que há de melhor na nossa Instituição. Um dos melhores institutos de computação desse País está na Ufam e temos um orgulho imenso disso, resultado da dedicação e esforço desses professores, técnicos. Aproveitem, e usufruam do conhecimento que obtiveram, mas, voltem! Aqui, nós também temos o melhor PPG do Brasil e ele está de portas abertas para vocês", garantiu.

FORMANDOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

01. ALEXANDRE MARQUES UCHÔA