Faculdade de Ciências Agrárias tem novos profissionais formados
Por Ana Carla Santos (texto e imagens)
Ascom Ufam
Solenidade abriu a semana de cerimônias que se seguem até junho.
A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), 32 novos profissionais das áreas de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e Zootecnia. A outorga foi realizada ontem, dia 20 de maio, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus universitário, e é referente ao período de 2023/2.
À mesa do evento, presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado do diretor da unidade, professor João Lamarão, estiveram o paraninfo do curso de agronomia, professor Ari de Freitas Hidalgo, a paraninfa de Engenharia de Alimentos, a professora Josiane Wiese, paraninfa do de Engenharia de Pesca, professora Maria Angélica de Almeida Correa, o paraninfo de Engenharia Florestal, professor Francisco Tarcisio Moraes Mady, a paraninfa e coordenadora do curso de Zootecnia, professora Kaliane Nascimento de Oliveira e a coordenadora do curso de Agronomia, professora Ana Francisca Tiburcia. Mais: o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, professor William Renzo Cortez, o coordenador do curso de Engenharia de Pesca, professor Álvaro Carvalho de Lima, a coordenadora e homenageada da Engenharia Florestal, professora Marcileia Couteiro Lopes, o professor Bruno Adam Sagratzi, o convidado de honra dos cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia, o homenageado do curso de Agronomia, professor Ernesto Oliveira, o homenageado do curso de Engenharia de Alimentos, o técnico-administrativo Rodolfo Pessoa, o homenageado do curso de Engenharia de Pesca, professor Antonio José Inhamuns, o homenageado do curso de Zootecnia.
Após os juramentos, prestados pelos então formandos Elizabeth dos Santos e Bianca Gabrielli Oliveira Perote e as outorgas em si, os pronunciamentos se seguiram. A oradora Thalita Vitória Mamede Silva fez um breve relato das memórias ao longo de quase cinco anos de vivências dentro da instituição, em sala de aula e em campo. "A partir de agora, que possamos abraçar o futuro, aproveitar todas as oportunidades, sem esquecer de honrar esta Instituição e esperando que a jornada seja brilhante e de vitórias para todos nós", disse.
A paraninfa oradora, num extenso pronunciamento, dirigiu-se primeiramente aos já formados, elegendo-os como os maiores protagonistas da celebração. "Esta faculdade foi certamente sua maior vitória, que reafirma o compromisso ético-social com esta Universidade. Vocês encerram um ciclo, mas se formaram para transformar, ressignificar sua história e história das pessoas que amam", disse.
O diretor da unidade, professor João Lamarão, relembrou o quão desafiador é perpassar pelos desconfortos que algumas das vivências ao longo de um curso longo que é a graduação, requerem. "Nem sempre foi tudo o que precisaram, porque ensino público é algo ainda sem os investimentos necessários, mas nós lhes demos o que tínhamos de melhor desejo de ensinar, de fortalecer e empoderar, com um quadro de professores e técnico-administrativos muito bem preparados", disse.
E finalizou: "Vocês acreditaram no potencial de vocês e terão de continuar acreditando. A primeira é que saem filhos da Ufam, da FCA, mesmo com todos os desafios. Passar por aqui ainda é resistência, um privilégio. Outro motivo que faz crer que vocês ofereceram um corpo técnico dos mais excelentes. Por onde foram, vão refletir o que receberam. Ela foi gratuita e de qualidade.
Outro ponto que trago da certeza é que vocês serão ótimos profissionais. A vontade de dar um retorno para a família fará você ser um ótimo profissional. Você tem que acreditar como profissional e valorizar virtudes. Você dessa forma, fará a diferença. Por fim. Alcem novos sonhos.
Reitor
Vocês receberam um grau que é um privilégio na nossa sociedade. Em postos de comando, praticamente em todos os cargos no setor primário, praticamente todos são priminhos da FCA. Temos tradição em formar esses líderes. Professores e taes fizeram o máximo para garantir vocês o melhor. Foram muitos os desafios que vocês enfrentaram. Pandemia, os desafios. Vocês quando chegaram eram diamentes brutos que estamos entregando à sociedade brasileira, diamantes lapidados.
AGRONOMIA
01. CARLIZA LUZ DA SILVA
02. CRISTIAN SOARES SAMPAIO ALVES
03. EDUARDA COSTA DA SILVA
04. ELIZABETH DOS SANTOS
05. LARISSA DA SILVA FERREIRA ALQUERQUE
06. MARCELO MEDEIROS DE LIMA
07. MARIA JULIA PEREIRA DA SILVA MOURÃO
08. POLYANA DE SOUZA AMOEDO
09. TIAGO WAY SERRÃO DE SOUZA
10. VIRGINIA MARIA DA SILVA PEREIRA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
01. AMANDA OLIVEIRA DE MORAES
02. BIANCA GABRIELLE OLIVEIRA PEROTE
03. CATARINA DA COSTA E SILVA BELEM
04. GIOVANNA HOLANDA DE CASTRO
ENGENHARIA DE PESCA
01. CAMILA OLIVEIRA
02. KATRINE BATISTA RIBEIRO
03. GABRIEL BUENO DE MORAES
04. MOEMA VASCONCELOS PINHEIRO
05. WILLIAM DANIEL NEGREIROS DE OLIVEIRA
ENGENHARIA FLORESTAL
01 ANNA CAROLINE PESO DA SILVA
02. BEATRIZ VANETTI SANTELLI
03. DANIEL ANDRADE SANTIAGO
04. ENDRIO SULIVAN TEIXEIRA DA SILVA
05. JEANDRIA DE JESUS PICANÇO
06. KAMILLA FREIRE LIMONGI LOPES
07. NILZA CATARINA RODRIGUES NETA
08. THALITA VITÓRIA MAMEDE SILVA
09. WELTON SENNA GUIMARÃES DE SOUZA
ZOOTECNIA
01 ALICE SOARES PARENTE
02 BÁRBARA SOUZA DEARAUJO
03 GABRIEL BUENO DEMORAIS
04 PAULINE KETHEN FONSECA FERREIRA
05 YASMIN MOREIRA DE SOUZA
Redes Sociais