Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau de 54 novos profissionais de cursos da Faculdade de Tecnologia (FT)
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau de 54 novos profissionais de cursos da Faculdade de Tecnologia (FT)

Publicado: Terça, 14 de Maio de 2024, 12h05 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2024, 12h06 | Acessos: 597

Por Ana Carla Santos (texto e imagens)

Ascom Ufam

Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica –Eletrotécnica e Engenharia Elétrica – Telecomunicações são as graduação cujos primeiros formados receberam diploma

A primeira das duas turmas da Faculdade de Tecnologia (FT), da Universidade Federal do Amazonas, tiveram grau outorgado nesta segunda-feira, dia 13 de maio, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus universitário. Ao todo, foram 54 novos profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica –Eletrotécnica e Engenharia Elétrica – Telecomunicações. 

A mesa da solenidade foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que esteve acompanhado pelo diretor da unidade, professor João Caldas do Lago Neto. Além deles,  o paraninfo  da turma do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Roger Pamponet DaFonseca; a paraninfa da turma do curso de Engenharia Civil, professoraAna Maria Serafico Pinheiro; a paraninfa da turma do curso de Design, professora Sheila Cordeiro Mota; o paraninfo da turma do curso de Engenharia Eletrica-Eletrotécnica, professor Luiz Eduardo Sales e Silva; a paraninfa e homenageada com o nome da turma do curso de Engenharia Elétrica-Telecomunicações, professora Marly Guimarães Fernandes Costa. Ainda: a patronesse e homenageada com o nome da turma do curso de  Arquitetura e Urbanismo, professoraVládia P. Cantanhede Heimbecker; a homenageada com o nome da turma do  curso  de Design, professora  Franciane Da Silva Falcão; a homenageada com o nome da turma do curso  de  Engenharia Civil, professora Ellen Barbosa de Andrade.

O primeiro pronunciamento, da oradora Clara Luiza Silva Monteiro, emocionou. "Estamos a serviço das nossas inspirações, mas também em nome da honra da nossa Instituição e sua história. Os meus votos para nós formandos, é que possamos encontrar nas nossas diferenças, pontos convergentes de afetos, belezas em nosso ofícios e caminhos que não se percam dado o nosso juramento; que também não nos acomodemos, que nos incomodemos com injustiças porque elas estão em todas as esferas e alcançam a todos os tipos de funções. Que curiosidade sempre nos instigue e que sejamos felizes independente de caminhos distintos", disse.  

Ao receberem os diplomas, muitos dos agora já formados o fizemos junto de familiares. A mãe de Vitória Menezes Ribeiro foi uma delas. No registro, o abraço de felicidade e celebração, ainda que com a falta do pai de Vitória que faleceu durante a pandemia, período em que a então estudante e toda comunidade acadêmica sentiram o impacto na dinâmica de estudos e funcionamento da universidade. "Este é um momento muitíssimo importante para nós. Não sei expressar em palavras, mas o que estamos sentindo é inexplicável, uma vitória particular para minha filha e para o meu esposo", comentou a mãe da profissional de Design. 

A professora Ana Maria Seráfico, paraninfa oradora, agradeceu pelas experiências trocadas ao longo da formação dos 54 formados. "Também temos de agradecer a vocês, porque aprendemos muito. Não sabemos tudo e nunca saberemos. Esse é um sentimento meu que deve ser compartilhado por todos os demais professores, certamente: vocês aprendem e nós também", disse. 

Ela acrescentou, ainda: "Neste momento de encerramento de ciclo, para início de outro ao qual dedicarão boa parte de sua vida, é importante que tenham noção do nível de responsabilidade que lhes cabe. Aqui foi o coroamento desses estudos, mas percebam que o momento irá requerer mais: tempos de inteligência virtual, questões sociais e ambientais delicadas em voga...pensem em soluções humanas. O que estamos vivendo também será um campo passível de muita sensibilidade das senhoras e dos senhores", observou. 

O diretor da unidade, professor João Caldas, enalteceu o papel da Ufam nesse processo. "As universidades fazem ciência, produzem conhecimento e soluções para as demandas sociais, econômicas, ambientais. Cada um de vocês que deixa hoje a Instituição em busca dos próprios objetivos precisa ser um porta-voz em defesa desse espaço e sua existência. Vamos desmistificar a ideia equivocada de que podemos ser tratadas como estruturas dispensáveis nessa engrenagem do desenvolvimento responsável e sustentável", disse, mencionando a excelência da FT. 

O reitor, professor Sylvio Puga, encerrou a cerimônia relembrando que finalizados os anos de estudo, a dedicação à vida acadêmica, cada um entenderá que o mercado vai reconhecer o esforço. Esse diploma fará muita diferença na vida de vocês. Vejo que muitos sabem disso, ao ver que se emocionaram junto do seu familiar, recebendo seu grau. Lembram de cada provação que tiveram de passar para concluir a jornada. Mesmo que estejam indo, saibam que poderão retornar, a Ufam permanecerá de portas abertas para vocês. Aos familiares, que acreditaram que esse momento seria possível, nossa gratidão, igualmente. Sucesso a vocês.

registrado em:
Fim do conteúdo da página