Página inicial > Notícias Destaque > Segunda turma 2023/2 da Ufam em Itacoatiara é entregue à sociedade pelo Icet

Segunda turma 2023/2 da Ufam em Itacoatiara é entregue à sociedade pelo Icet

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2024, 08h57 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2024, 16h27 | Acessos: 463

Por Ana Carla Santos

Ascom Ufam

Fotos: Reynaldo Monteverde (Direção/Icet)

Com a solenidade realizada neste dia 9 de maio, o Icet alcançou a marca de 1050 formados

A segunda turma 2023/2 de novos profissionais da Ufam no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), em Itacoatiara, teve o grau outorgado nesta quinta-feira, 9. Eles são oriundos dos cursos da graduação em bacharelado em Engenharia de Software, bacharelado em Química Industrial e Bacharelado em Sistemas de Informação. Com esta cerimônia, o Icet alcança a marca de 1050 formados.

Na noite anterior, foram 22 novos profissionais entregues à sociedade. Além do Icet, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga também outorgou grau em outras duas unidades acadêmicas fora da sede: INC, em Benjamin Constant e ISB, em Coari.

Os pronunciamentos começaram com o da oradora, Cheila Marques Amorim. “Este é um grupo de estudantes excepcional. Olhando para trás, é incrível perceber o quão longe chegamos. Nossos cursos podem se diferenciar, mas são os que nos causam paixão e que podem ter impacto no mundo. Hoje não apenas celebramos um fim de uma jornada e o começou de outra. Nós estamos prontos! Podemos bater no peito e dizer que temos um curso superior numa universidade pública. Quero fazer uma menção especial à professora Odete que ultrapassou a barreira da missão de apenas ensinar, foi também uma figura materna”, disse.

Rainer Xavier de Amorim, paraninfo orador das turmas deu prosseguimento.

A colação de grau é o momento em que vemos nossos tutorados saírem do ninho, ganharam competência técnica e já são profissionais de excelência. Desejamos sucesso a vocês, que não percam sua essência”, disse.

Coordenadora acadêmica, Maria do Carmo comentou sobre o compromisso social que os agora formados assumem. “Vocês tinham um compromisso com a Ufam e agora tem um mais importante, com a sociedade. A educação vai além dos diplomas que vocês obtiveram hoje, ela nos capacita para ajudar a moldar um mundo melhor para todos. Façam o melhor uso disso e sejam felizes”, finalizou.

O diretor do Icet, professor Geone Maia Correa, observou a participação das mulheres na área da tecnologia, nas ciências exatas. “Vocês empoderam outras mulheres a irem também para o fronte”, e seguiu: “Seus filhos carregam um selo importante porque carregam selos da nossa Instituição, cursos muito bem avaliados”, garantiu.

O reitor, professsor Sylvio Puga, disse que a sala de aula e o campo são ambientes de simulação do que a partir de agora vocês passarão a vivenciar. “Vc começa com o sonho de obter um diploma da Universidade Federal do Amazonas. Ao chegarem aqui, cada professor oferecerá esse frame de realidade que é onde você pode errar. Mas no mercado de trabalho, é seu nome que fica, por isso que aqui vocês são submetidos a esses rigores. Vocês podem ter absoluta certeza que este diploma fará enorme diferença na vida de vocês. Nosso diploma é respeitado e tem credibilidade. Todos os maiores projetos desenvolvidos nesse estado tem o carimbo Ufam e agora, vocês passaram a fazer parte deles. Muito sucesso a todos”, desejou.

Formandos do Curso de Engenharia de Software

• Alfredo Paulo Oliveira Barros.
  • Antony Ryan Gusmão Rabelo.
  • Cheila Marques Monteiro.
  • Conceicão Neves Silva.
  • Edson Carlos Viana Júnior.
  • Geise Dionéia de Albuquerque Saunier.
  • Jade Andreina Menezes dos Santos.
  • Jonata Ferreira Barbosa.
  • José Anderson Bulcão Oliveira.
  • Luan Vasconcelos Pinheiro.
  • Lucas do Nascimento Carvalho.
  • Marcos Vinicius da Silva e Silva
  • Maria Carolina Ferreira Ambrósio.
  • Marlon Deivid Lopes da Silva.
  • Maryse da Silva Pires.
  • Matheus Igor Macêdo Alfaia.
  • Natasha Rhayane Pereira Ribeiro.
  • Thiago Rodrigues dos Santos.
  • Waleson Azevedo Pessoa de Melo.

Formandos do Curso de Química Industrial

• Aldo Pires de Oliveira Júnior.
  • Francisca Renata Pereira Gomes.
  • Isabela Cavalcante do Nascimento.
  • Jucilane de Souza Braga.
  • Maria Aparecida Viana Pinheiro.

Formandos do Curso de Sistemas de Informação

• Daniele Vasconcelos da Silva.
  • Jeandson Goncalves Pachêco.
  • Jonison Alfaia da Silva.
  • Marcos Antonio Liarte Neves.
  • Naelly Pereira Brito.
  • Raimunda Elzilene Nunes da Silva.
  • Raimundo Carlos Braz dos Santos.
  • Thaíse Pessoa de Aguiar.