Em cerimônia emocionante, Ufam forma no Icet 22 novos profissionais
Por Ana Carla Santos
Ascom Ufam
Fotos: Reynaldo Monteverde (Direção/Icet)
O Instituto terá dois dias de colação de grau. Nesta primeira etapa, foram formados graduados nas áreas de áreas de bacharelado em Agronomia, bacharelado em Engenharia de Produção, bacharelado em Farmácia, licenciatura em Ciências: Matemática e Física, e licenciatura em Ciências: Química e Biologia.
A Universidade Federal do Amazonas segue com a agenda de outorgas de grau nas unidades acadêmicas fora da sede. Tendo já promovido as sessões em Benjamin Constant (INC) e Coari (ISB), realizou nesta quarta-feira, 8 de maio, a primeira das suas solenidades no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet). Neste Instituto, a primeira turma de formandos 2023/2 teve 22 novos profissionais formados, nas áreas de bacharelado em Agronomia, bacharelado em Engenharia de Produção, bacharelado em Farmácia, licenciatura em Ciências: Matemática e Física, e licenciatura em Ciências: Química e Biologia.
Numa solenidade em que muitas emoções foram registradas, a mesa de abertura foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado do diretor da unidade, professor Geone Maia Correa. Além deles, a coordenadora acadêmica em exercício do Instituto, professora Margarida Carmo de Souza, a paraninfa da turma do curso de Agronomia, professora Maiara de Souza Nunes Ávila, a paraninfa da turma do curso Engenharia de Produção, professora Iracyanne Retto Uhlmann, bem como o paraninfo da turma do curso de Farmácia, professor Flávio Nogueira da Costa, além do paraninfo da turma do curso de Ciências: Matemática e Física, professor Deimer José Julio Aleans e o o paraninfo e patrono da turma do curso de Ciências: Química e Biologia, professor Jean Michel dos Santos Menezes.
Depois de receberem o grau, a oradora Daniele da Silva Costa representou a todos os agora formados, pronunciando-se sobre o sentimento de viver a Universidade ao longo de mais de quatro anos em que muitos desafios, segundo ela, impuseram-se à Instituição e individualmente. "Já estávamos aqui quando os 15 dias de pandemia se tornaram um semestre inteiro e tivemos que ver nossos professores buscando por novas formas de ministrar conteúdos e, nós, de aprender. Perdemos professores e familiares. Tudo foi muito intensamente doído porque além de alguns não estarem perto da família, ainda sentiam as perdas de pessoas que amavam. relembro aqui a querida professora Odineia Pamplona que se foi pela covid-19. Eu mesma perdi meu pai, que foi quem me motivou e era minha força maior quando passei no vestibular. Hoje (com lágrimas nos olhos), não o tenho aqui, mas esse diploma tem todo suporte que ele significa para mim uma vez que eu sei que ele está aqui comigo. À Ufam, obrigada por ser nossa segunda casa, nosso suporte. Graças a essa Instituição e nossa dedicação podemos enxergar um horizonte com inúmeras possibilidades", finalizou.
Outro pronunciamento emocionante foi o da paraninfa que representou os demais padrinhos indicados pelas turmas dos cursos, Iracyanne Retto. "Só uma universidade pode proporcionar uma jornada de conhecimento, vivências, aprendizados e práticas de campo. Esperamos que saiam logo mais por aquela porta, sustentados pelo propósito de melhorar a sua vida e a sociedade. Cremos piamente que vocês estejam prontos, transformados e fortalecidos”, disse, às lágrimas.
O diretor do Icet, professor Geone Maia, referiu-se às solenidades de colação como um grande momento de júbilo, no qual a Administração Superior celebra etapas vencidas e concluídas, Remeteu-se também às colações de grau anteriores, que nesta etapa refletem mais de 5.000 quilômetros percorridos pela Administração Superior na pessoa do reitor Sylvio Puga e sua equipe.
"Aproveito esta oportunidade para, além de parabenizar as senhoras e os senhores, de pedir que não se esqueçam de suas origens e da casa que hoje deixam. Falem da Ufam, defendam a Ufam, protejam as instituições públicas de ensino superior, responsáveis pela ciência desse País", frisou.
Motivado pelas declarações emocionadas, em que pesem os vários desafios enfrentados ao longo dos últimos seis anos, o reitor avaliou que cada obstáculo refletiu em aprendizado ou vitórias. "Na outorga de grau anterior a esta, tive que fazer uma dura escolha entre estar num momento tão importante para a Administração Superior e como diretor na Andifes para reunir com o presidente Lula em busca de melhorias para nossa Instituição. Finalmente nesta me encontro com vocês para celebrar. Sei que os momentos difíceis foram muitos, citando aqui o da pandemia em que tivemos de, por cautela, suspender as nossas atividades presenciais, fazendo o melhor, que foi resguardar a vida de cada um. Hoje, podemos contar essa história, ainda que com dor, porém, celebrando, todos nós, que tivemos perdas pessoais", solidarizou-se.
Formandos do Curso de Agronomia
1.Beatriz de Oliveira Amaral.
2.Janaína Alves de Araújo do Nascimento.
Formandos do Curso de Engenharia de Produção
1.Eduardo Soares de Azevedo.
2.Gabrielle Konne Pinheiro Isper.
3.Ingrid Pereira Leite.
4.Julio Cesar de Sousa Junior.
5.Keyciane Rebouças Carneiro.
6.Luana Rodrigues Lima.
7.Mariah Clara Melo de Oliveira.
8.Mikaela Mikaeza Brandão De Souza.
9.Rayany Alves Rodrigues.
10.Sabrina Nogueira Silva.
11.Sthefanny Carvalho França Moreira.
12.Thaynara Reis Vasconcelos.
Formandos do Curso de Farmácia
1.Aline Thaise de Oliveira Silva.
2.Danielly da Silva Costa.
3.Elisandra Teixeira dos Santos Marreira.
4.Gabriela Freitas Gomes.
5.Hugo Felipe Machado de Sousa.
6.Matheus Renan Bezerra Sales.
7.Millena Regina da Silva Bahia.
Formanda do Curso de Ciências: Matemática e Física
1.Mariane Gonçalves da Fonseca.
Formandos do Curso de Ciências: Química e Biologia
1.Daniely de Melo Barbosa.
2.Sidrac Sadoc Rosas Barbosa.
Redes Sociais