Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Novo auditório da EEM é inaugurado pela Administração Superior da Ufam
Início do conteúdo da página

Novo auditório da EEM é inaugurado pela Administração Superior da Ufam

Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2024, 11h13 | Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2024, 11h38 | Acessos: 434

Por Ana Carla Santos

Ascom Ufam

Fotos: Melquiades Roges (Proext)

A obra que convergiu em reforma demandou R$ 582.423,67 e transformou o espaço em um ambiente moderno e com capacidade maior que a anterior

Bastante prestigiada, a Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas entregou à comunidade universitária, na manhã de ontem, 08 de maio, o novo auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), no bairro Adrianópolis. 

A obra que convergiu em reforma demandou R$ 582.423,67 e transformou o espaço em um ambiente moderno e com capacidade maior que a anterior. Com 200 assentos, o prédio passou a ter acessibilidade, tratamento acústico adequado, reforço de estrutura de solo e de cobertura e sua arquitetura foi atualizada. As paredes laterais são em parte em vidro, uma forma de aproveitar a claridade natural externa para garantir economicidade em se tratando do consumo de energia. Os recursos vieram de emenda parlamentar executadas pela Administração Superior da Ufam.

Na solenidade de entrega do espaço, houve descerramento de placa e breves pronunciamentos de gestores da Ufam e de autoridades externas convidadas. Compuseram a mesa, além do reitor Sylvio Puga, diretor da EEM, professor Esron Soares Carvalho, o superintendente do HUGV/Ebserh, médico e professor Juscimar Carneiro, o prefeito do campus, Milton Oliveira, o ex-deputado federal, Ricardo Wendling, responsável pela emenda que viabilizou a reforma e a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes. Estiveram presentes ainda, os pró-reitores de Graduação (Proeg), professor David Lopes Neto, de Pesquisa e Pós-graduação, professora Adriana Malheiro, de Inovação Tecnológica, professor Jamal Chaar. Os diretores das Faculdades de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) e Informação e Comunicação (FIC), respectivamente, professores João Libardoni e Allan Rodrigues, também compareceram.    

Durante seu pronunciamento, o reitor Sylvio Puga fez menção às cooperações e parcerias que possibilitam que a Universidade continue cumprindo com seu papel social na formação de qualidade dos cidadãos da região. "Temos de reconhecer aqueles e aquelas que contribuem com a Instituição, que passaram por aqui, foram formados por esta casa e permanecem olhando com carinho e respeito para a Ufam, ajudando por meio do cargo que ocupam. Também é imprescindível agradecer a todos os professores e professoras, técnico-administrativos e terceirizados que deixam muito do seu respeito e dedicação a cada um da EEM além da responsabilidade de suas funções", ressaltou ele. 

Também fez menção a enfermeira Josephina de Mello, que: "há mais de 70 anos idealizou o que seria a enfermagem hoje. A escola que ela sonhou: pujante, formando os melhores enfermeiros e enfermeiras do estado do Amazonas, ", frisou.

O diretor da EEM, professor Esron Soares, reiterou o espaço inaugurado como sendo um ambiente de compartilhamento. "Em breve teremos novas oportunidades de partilhar conhecimento entre nós, que compomos a comunidade universitária da EEM, mas também veremos acontecer aqui, recortes históricos de momentos de socialização e celebração como colações de grau. Muita história há de ser escrita aqui, somando-se aos nossos 74 anos", disse. Também agradeceu a parceria com o legislativo que lança mão das emendas parlamentares para fortalecer a educação.     

O superintendente do HUGV/Ebserh, Juscimar Carneiro, mencionou o poderio da EEM em produzir conteúdo científico, que ganha mais incentivo a partir de um espaço adequado de fomento ao processo de ensino-aprendizagem. "Fico emocionado de poder acompanhar esses momentos importantes em que as áreas da saúde e da educação são prestigiadas", comemorou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página