Reitor da Ufam e presidente do Instituto Politécnico de Coimbra assinam cooperação e planejam evento internacional em 2025
Por Carla Santos, Equipe Ascom
Na comitiva, o presidente do Instituto, Jorge Conde, a vice-presidente, Ana Freire, a pró-presidente do IPC, Maria João Cardoso e a responsável pela área de Pesquisa do Instituto, Martha Henrique. Também acompanhou a reunião, o secretário-geral do Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), Neibe Araújo.
Em pauta, além da intenção de estabelecer tratativas acadêmico e técnico-científicas com a Ufam, o presidente do IPC apresentou proposta para a promoção conjunta de um evento internacional voltado à agricultura e à sustentabilidade, pensando para meados de 2025 e em parceria com outras instituições de ensino locais.
No cargo desde o ano de 2017, o presidente do Instituto informou que esta é a primeira vez que uma cooperação entre ambas começa a ser fomentada. "Estamos confiantes de que será uma relação de cooperação bastante profícua, tanto no campo da pesquisa, como na inovação e formação. Temos muitas convergências, que vão do primeiro setor até as pesquisas na área ambiental", explicou.
O reitor, professor Sylvio Puga, reiterou o compromisso da Universidade em manter constante diálogo com as instituições de ensino pelo mundo, ampliando as possibilidades de novas cooperações, parcerias e intercâmbios.
"Todas as vezes em que recebemos comitivas de outros países ou outras universidades brasileiras fortalecemos o sentimento de que a Ufam é uma universidade referenciada, especialmente numa área que nos caracteriza e nos torna ímpar como é a de estudos voltados ao meio ambiente, à Amazônia, aos recursos naturais tropicais e o identidade regional amazônicos", disse.
Um dos mais antigos do mundo - O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) é uma das instituições de ensino superior mais importantes de Portugal, situada na cidade de Coimbra, uma das mais antigas e históricas do país. Fundado em 1979, é conhecido pela sua oferta diversificada de programas acadêmicos, abrangendo campos como engenharia, ciências da saúde, ciências sociais, artes e humanidades, entre outros. O Instituto também mantém uma forte ligação com a rede empresarial e social da região, atuando frente à inovação e ao empreendedorismo.
Para saber mais do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), acesse: https://www.ipc.pt
Redes Sociais