Página inicial > Notícias Destaque > Ufam inicia tratativas com Universidade de Bolonha e incentiva a mobilidade acadêmica

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 15h01 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 15h20 | Acessos: 707

A mobilidade acadêmica de docentes e discentes da Universidade Federal do Amazonas junto à Universidade de Bolonha ocorre a partir da chamada pública CMI – Mobility Confap Italy 2023.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Carla Santos

Em encontro com representantes da Universidade de Bolonha aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29 de fevereiro, na Sala de Reunião da Reitoria, setor Sul do Campus Universitário. A reunião foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, que teve a participação da titular da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), professora Artemis Soares.

Acesse o link da Chamada Pública.

O objetivo da reunião foi incentivar a participação de docentes e discentes  para a chamada pública CMI - Mobility Confap Italy 2023, que dá apoio à mobilidade de pesquisadores do Brasil para universidades da Itália.

Pela Universidade de Bolonha esteve presente a equipe de Relações Internacionais (ARIN), representada pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e participante do Departamento de Filosofia e Comunicação daquela universidade, professora Raffaella Campaner; o chefe de gabinete de Relações Internacionais, professor Felippo Sartor e o adido científico da Embaixada da Itália no Brasil, professor Fabio Naro.

De acordo com o reitor, professor Sylvio Pugra, a Universidade Federal do Amazonas inicia tratativas para firmar o Acordo de Cooperação Técnica  com a Universidade de Bolonha, com oportunidades para intercâmbio acadêmico e com o incremento de pesquisa e reflexos nos Programas de Pós-Graduação. “As Unidades Acadêmicas e Órgãos Suplementares, também participarão dentro das suas competências para viabilizar a aplicabilidade do termo de cooperação”, completou.

A assessora da Arri, professora Artemis Soares, disse que o Encontro com a Pró-Reitora de Relações Internacionais da Universidade de Bolonha aponta para uma real possibilidade para estabelecer uma parceria. “A chamada é feita no âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre o Confap e a Universidade de Bolonha, que atua como Secretariado Técnico da Rede das Universidades Italianas. É, portanto, é uma grande oportunidade que, pelo histórico da Universidade de Bolonha promete a realização de importantes estudos nas mais diversas áreas”, afirmou.

Durante o evento, o professor Álvaro Cury, da Faculdade de Odontologia (Fao) colaborou desempenhando o papel de intérprete da língua italiana.  Além de toda a tratativa para a divulgação da chamada pública, foi discutido também quanto à possibilidade da realização de um ‘Acordo Quadro’ envolvendo no mínimo três Programas, Departamentos ou Faculdades no âmbito geral entre as duas Universidades.

Nesse aspecto, a Universidade de Bologna sinalizou com a possibilidade de oferecimento de suporte financeiro através de agências de fomento da comunidade europeia, incentivando a busca de parcerias, além de indicar o edital da Confap, que encontra-se aberto com prazo para candidaturas até 11/03/2024.