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Proadm apresenta planejamento de ações para 2024

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 10h06 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 10h06 | Acessos: 908

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 

 

Com o objetivo de otimizar as ações para 2024, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proadm) realizou o planejamento anual do setor. Tendo em conta o resultado positivo de 2023, em que a Ufam foi uma das três universidades federais a executar 100% do seu orçamento oriundo do tesouro (RS865.284.931,00), a Pró-Reitoria vislumbra melhores resultados em áreas fragilizadas no ano passado.

Em reuniões envolvendo todos os subsetores, a equipe da Proadm partiu da análise dos resultados de 2023 para traçar as ações deste ano. “Colocamos 2023 como um marco que nos permitiu criar as ferramentas para que em 2024 haja uma fluidez em nossa visão de futuro. Nós realmente conseguimos identificar ferramentas para que esses resultados fossem alcançados e, a partir daí, a Proadm não retrocederá, já que de posse dessas ferramentas, consigamos, inclusive, superar o que foi 2023”, expôs a pró-reitora.

Orçamento

O destaque da Proadm em 2023 foi conseguir executar 100% do orçamento da Universidade para o ano. Somente três universidades federais (UFRRJ e UFRB), entre elas a Ufam, alcançaram tal feito. “Isso é um ganho de gestão. Nunca tínhamos chegado a esse patamar. Em 2022, ficamos com 99,9%. Conseguimos esse ano”, informou o assessor da Proadm, César Cavalcante.

Responsável pela gestão financeira da Universidade, a Proadm vem investindo na otimização dos recursos, desenvolvendo formas de melhor gerenciá-los dentro da realidade econômica dos últimos anos. Para tanto, diversas estratégias foram utilizadas, como a utilização de sistemas que aperfeiçoam os contratos institucionais evitando assim a perda de dinheiro por falhas na observação de prazos e obrigações contratuais. “Também estamos dando passos bem firmes em relação à mudança de cultura. A Universidade se acostumou a fazer a aquisição e não a manutenção dos aparelhos como os ares condicionados. Precisamos ter maior inteligência nessa questão que às vezes passa despercebida no dia a dia, então, porque a gente não tem um contrato de manutenção e só adquire. Até pensando na sustentabilidade, na gestão de recursos. Existia, mas depois da pandemia, com o sentimento de urgência, ficou mais fácil pensar em adquirir do que fazer manutenção”, detalhou a pró-reitora.

Mais de R$3 milhões foram investidos somente na aquisição de equipamentos e mobiliário para atender às demandas institucionais. Segundo dados do Demat (Departamento de Materiais), foram adquiridos equipamentos, computadores, mobiliários, projetores, roteadores, receptores de wi-fi, no-break, geladeiras, ares condicionados e mobiliário escolar. Além disso, quase R$5 milhões foram destinados às contratações estratégicas como manutenção de vias, de elevadores e de aparelhos condicionadores de ar, que representaram respectivamente R$3 milhões, R$800 mil e R$1,8 milhão do orçamento da Ufam.

Ganhos de Gestão

Outro ganho da Pró-Reitoria foi o aumento da receita própria da Universidade. Foram R$1.593.66,24 em recursos próprios em 2023, sendo R$789,661,24 em receita proveniente de recuperação de créditos, somados a R$804.000,00 oriundos de arrendamentos e aluguéis. “É um valor significativo em comparação aos outros anos. Com esse valor, conseguimos comprar R$ 3 milhões em equipamentos para a Ufam, tendo em vista que não tínhamos os recursos de investimento de fontes do Tesouro, o que tínhamos era basicamente para as obras e recursos oriundos de emenda parlamentar”, declara César Cavalcante.

O uso de sistemas inteligentes de gerenciamento de serviços (Dashboards) também resultou em melhorias, uma vez que aperfeiçoa ações antes burocráticas e complexas, como o pagamento de fornecedores, licitações, distribuição de equipamentos e contratos, agora disponíveis ao acesso de qualquer pessoa na página da Pró-reitoria. “São essas ferramentas que nos permitem hoje ter uma visão de futuro, de planejamento estratégico, que vem ao encontro das nossas necessidades, daquilo que é tornar público, em uma linguagem de boa comunicação para aqueles que são nossos usuários, facilitando o entendimento e a transparência”, expôs a professora Angela Bulbol. “Então, esse é um grande ganho de gestão. É você entender que não é só adquirindo, é fazendo a manutenção, é fazer uma troca. Então, tem várias maneiras de pensarmos a Universidade de um jeito mais realista à nossa condição orçamentária e financeira. Eu acho que isso é muito importante”, completou.

Segundo a equipe, a criação do calendário de pagamento, o acompanhamento dos saldos de empenhos e do orçamento disponível permitiu solucionar em quase 100% os problemas em relação ao repasse dos valores das bolsas e auxílios da Ufam, facilitando a vida de estudantes e dos servidores responsáveis pelo gerenciamento do serviço. Avanço semelhante, mas com foco na relação com os fornecedores foi a adoção de sistemas como o Comprasnet Contratos, que permite a liquidação e acompanhamento dos prazos de encerramento e execução contratual e fiscalização em tempo real.

Planejamento 2024

Para este ano, a Proadm já definiu suas metas e objetivos de modo a obter novas conquistas que facilitem a vida da comunidade acadêmica da Ufam. Eis os principais:

  • Contratação de serviço de computação em nuvem,
  • Locação de veículos e sistema de gestão (UFRN);
  • Insumos laboratoriais, distribuição de equipamentos;
  • Aumentar em mais de 50% a receita própria;
  • Relicitar: segurança, limpeza, conservação, manutenção veicular.

O planejamento na Proadm leva em conta as particularidades de cada setor para que corresponda à realidade, desta forma se somam os esforços setoriais para que o trabalho seja integrado. Assim sendo:

A área responsável por licitar as contratações da Universidade, a Comissão Permanente de Licitação (CPL) possui suas metas específicas para 2024:

Segundo Elderlando Lamarão, presidente da Comissão Permanente de Licitação, as metas do setor são:

  • Meta 1: Aumentar a eficiência do processo de licitações

Resultados esperados:

Redução do tempo médio de conclusão das licitações em, pelo menos, 10%;

Implementação de tecnologias e ferramentas modernas para automação de tarefas repetitivas;

Elaboração de um plano de capacitação para a equipe do setor;

  • Meta 2: Aprimorar a transparência e a integridade nos processos licitatórios

Resultados esperados:

Melhoria progressiva do site da CPL para melhor divulgação de editais, propostas e resultados, promovendo maior transparência e acesso à informação para fornecedores e demais interessados.

Realização de treinamentos e workshops sobre ética e integridade para os membros da equipe de licitações, garantindo práticas éticas em todas as fases do processo.

Desenvolvimento de indicadores de monitoramento para identificação e prevenção de irregularidades, fortalecendo a integridade nos processos licitatórios.

Já o Demat, conduzido por Stanley Soares, trabalha com as seguintes metas:

  • Meta 1 - Aquisições: Mobiliário e materiais laboratoriais

Resultado Esperado

Melhorar o nível de serviço no atendimento dos materiais (consumo/permanentes)

  • Meta 2 - Contratações: Nuvem, UFRN, Leasing Operacional

Resultado Esperado

Melhorar a infraestrutura de TIC para execução das atividades acadêmicas/administrativas e gestão da Adm Superior (UFRN)

  • Meta 3 - Cessões de espaços no Centro de Convivência

Trazer novas opções de serviços à comunidade, e aumento de recursos próprios para a Ufam

  • Meta 4 - Gestão de bens no SIADS

 Melhorias de gestão dos bens patrimoniais da Instituição

Paulo Roberto Mello, diretor do Departamento de Contratos e Convênios, em exercício, apresentou as metas do DECC:

  • Meta 1 - Aprimorar as informações do sistema Comprasnet Contratos. Abril/2024

Resultados esperados

Acompanhamento em tempo real da execução dos contratos;

Transparência ativa das contratações para a comunidade;

Acesso imediato às informações dos contratos pelos gestores e usuários do sistema;

  • Meta 2 - Acompanhar a execução prática dos Contratos administrativos de mão-de obra exclusiva. Julho/2024

Resultados esperados:

Mapear as empresas com dificuldades em manter a execução do contrato;

Sugerir mecanismos com a finalidade de Evitar possíveis causas trabalhistas na finalização dos contratos;

Indicar a necessidade de novo processo Licitatório para o serviço prestado

Edilane Baima expôs as metas do Departamento Financeiro:

  • Meta 1

Estabelecer datas de entradas de processos de pagamento por tipo ( diárias, contratos, bolsas, serviços prestados por pessoas físicas e jurídicas, compras, convênios, folha de pagamento e TEDs).

Resultado esperado:

Maior eficiência nos prazos de pagamento, reduzindo o tempo entre a solicitação e o efetivo pagamento aos credores.

  • Meta 2

Controlar os recolhimentos dos tributos e contribuições a fim de manter a regularidade fiscal da Ufam perante as instâncias competentes;

Resultado esperado:

Evitar o pagamento de cobrança de juros e multa por atraso nos recolhimentos de obrigações acessórias (retenção de tributos)

  • Meta 3

Acompanhar todas as alterações que ocorram nos sistemas gerais de execução orçamentária, financeira/tributários federais, como Contratos.gov.

Resultado esperado:

Menor tempo de resposta e maior efetividade na execução orçamentária da Ufam.

 

Para acompanhar o trabalho da Proadm, acesse:

Página: WWW.proadm.ufam.edu.br 

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Instagram: @proadm_ufam 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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