Página inicial > Notícias Destaque > Ufam passa a integrar a Rede Nacional Profiap e permite qualificar servidores em mestrado profissionalizante

Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 16h43 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 09h54 | Acessos: 2550

A recente aprovação de proposta da Chamada Pública - Edital 017/2023, permitirá a qualificação de servidores da Ufam

Por Sebastião de Oliveira

Revisão Rozana Soares

A aprovação da proposta a partir da Chamada Pública - Edital 017/2023 para a expansão da rede de instituições associadas ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) permitirá a qualificação dos Taes da Universidade Federal do Amazonas.

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) tem como objetivo capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas, contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas. O Profiap é um curso ofertado nacionalmente, em formato semipresencial. Prevê 480h de atividades didáticas, correspondentes a 32 créditos, englobando disciplinas obrigatórias.

O reitor, professor Sylvio Puga, recebeu com muita satisfação a notícia da aprovação da proposta da Ufam, no Edital 017/2023 da Rede Profiap. “Além de nos inserirmos na oferta do Mestrado Profissional em Administração Pública, permitirá aos Técnico- Administrativos em Educação (Taes), mais uma oportunidade de qualificação dentro da instituição, afirmou Sylvio Puga que ressaltou o trabalho conjunto das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e Gestão de Pessoas e da Faculdade de Estudos Sociais na elaboração da proposta.

“O mestrado vem acalentar um passivo de 15 anos dos profissionais da Fes, seja da própria área de Administração, Contabilidade ou Economia, portanto, nós teremos um número excessivo de candidatos, esperamos que isso aconteça  e, com o tempo pode se tornar um doutorado profissional quando essas primeiras turmas obterem o grau de mestre. A Ufam, nesse sentido, procura ser cada vez mais uma Universidade voltada para pesquisa, extensão, ensino e inovação tecnológica. O Profiap mostra a capacidade e interesse de formar novos mestres para o Amazonas, para a Amazônia e para o Brasil”, expôs a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe.

Para Adriana Malheiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, “o Profiap irá atender uma grande demanda na área da administração, principalmente àquelas voltadas para administração pública, servidores públicos, que há muito tempo era prioridade institucional. Isto significa um avanço na área para a instituição. Com este curso além da demanda social, também iremos capacitar os nossos servidores. Desde o início do ano de 2023, a Propesp vem trabalhando em busca desta adesão junto à coordenação nacional. Em meados de outubro de 2023, o edital de adesão foi lançado e a Propesp/FES submeteram a proposta que recentemente foi aprovada”.

De acordo com a titular da Progesp, Vanusa Firmo, uma ação conjunta entre as três unidades envolvidas permitirá desenvolver ações de acompanhamento como a orientação dos servidores interessados no Profiap. “Então, é um momento de festa, de alegria e tenho certeza que os Taes aguardam essa notícia de forma positiva. Hoje, é um dia importante para a categoria, assim como para a Universidade Federal do Amazonas”, completou Vanusa Firmo.

Veja aqui o resultado final.