Página inicial > Notícias Destaque > Professores dos Departamentos de Geografia e Química, em parceria com pesquisadores franceses e da UFRJ, publicam artigo no periódico internacional Remote Sensing

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 10h02 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 13h28 | Acessos: 1256

O estudo pioneiro avaliou o uso de dados espectrais para estimar o carbono dissolvido no Rio Negro. Confira a publicação, na íntegra, Aqui

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Pesquisadores dos Departamentos de Geografia e Química da Universidade Federal do Amazonas (Degeo/DQ/Ufam), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade francesa Paul Sabatier, publicaram, no último dia 6 de fevereiro, artigo no periódico Remote Sensing (Fator de impacto 5.0), editada pela MDPI, que tem sede na Suíça e é considerada pioneira na publicação acadêmica de acesso aberto.

Utilização de dados espectrais

Intitulado "Estimando a matéria orgânica colorida dissolvida no Rio Negro, Bacia Amazônica, com dados de Sensoriamento Remoto in situ", o artigo avaliou, pela primeira vez, o uso de dados espectrais para estimar o carbono dissolvido no Rio Negro. “Podemos entender dados espectrais como a ‘assinatura da luz’ que é refletida por um alvo, como a água do rio Negro. São dados sobre a quantidade de luz que um objeto/alvo absorve ou reflete em diferentes comprimentos de onda. Imagine a luz como um arco-íris, com cada cor tendo um comprimento de onda diferente e usamos alguns comprimentos de ondas para estimar quanto de carbono dissolvido o Rio Negro transporta em suas águas. Isso abre grandes possibilidades para o uso de imagens de satélites para fazer mapas do carbono na água do rio Negro”, explica um dos autores do artigo, professor Rogério Marinho, do Departamento de Geografia da Ufam.

Interação multidisciplinar e interinstitucional

A professora Tereza Cristina Souza de Oliveira, do Departamento de Química da Ufam, comenta a importância da pesquisa publicada para estudos futuros de ambientes remotos na Amazônia.“Esse trabalho mostrou que temos um caminho possível de avaliar o comportamento da matéria orgânica dissolvida em rios de água preta, utilizando a ferramenta de análise da reflectância com sensoriamento remoto, e isso é muito importante para estudos futuros de ambientes remotos na Amazônia. E sabemos que a matéria orgânica é vida, e o seu estudo possibilita conhecer a interação no seu ciclobiogeoquímo.  Esse artigo foi possível pela interação multidisciplinar e interinstitucional entre áreas de pesquisa da química e geociências, que possibilitou as análises de carbono orgânico dissolvido e particulado realizados por estudos de mestrado e doutorado nos programas de Pós-Graduação em Química e Geociências da Universidade Federal do Amazonas e Clima e Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas, e análises multiusuárias em laboratórios Central Analítica do CAM na Ufam”, afirmou a pesquisadora.

Equipe do artigo

Também integram a equipe de autores do artigo, a professora Tereza Cristina Souza de Oliveira, do Departamento de Química da Ufam; Wagner Picanço Moreira, egresso do PPG em Química; o professor Lino Sander de Carvalho, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e os professores Jean Michel Martinez, Patricia Moreira Turcq e Tristan Harmel, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da Universidade Paul Sabatier, em Toulouse, na França.

Confira, na íntegra, o artigo Estimating the Colored Dissolved Organic Matter in the Negro River, Amazon Basin, with In Situ Remote Sensing Data.