Página inicial > Notícias Destaque > Caua divulga seleção para cursos de dança e oferta oficinas criativas de artes

Caua divulga seleção para cursos de dança e oferta oficinas criativas de artes

Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 15h37 | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 15h45 | Acessos: 720

As seletivas para novas turmas são para compor os corpos de dança do Caua e de dança de salão. As oficinas criativas são resultado da parceria com a Faculdade de Artes.

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua) abre vagas para compor as novas turmas dos Corpos de Dança do Caua. Dança e Qualidade de Vida, Corpo de Dança Sênior, Grupo de Carimbó, e Abordagens Corporais Integrativas para candidatas a partir de 30 anos, e o Corpo de Dança Adulto para candidato (a)s de 18 a 29 anos. A metodologia de trabalho dos grupos será a de criador-intérprete, em produções coreográficas coletivas, com a preparação, direção artística do Coreógrafo Sandro Michael Ferreira.

Veja no link abaixo detalhes das turmas oferecidas e como será a seleção:

TURMA: CORPO DE DANÇA ADULTO

IDADE: 18 a 29 anos

DIAS: DA ATIVIDADE: TERÇA E QUINTA

HORÁRIO: das 18h às 20h

LOCAL: Sala de Dança do CAUA II

PRÉ-REQUISITO:  Participar da Entrevista será no dia 20/02 (terça-feira),Na sala de Dança do CAUA 2. Início as 18 horas

Link: https://forms.gle/YfWrEnJNUiewkjAe9

CURSOS DE DANÇA PARA CANDIDATAS DOS 30 A 60 ANOS,

DANÇA E QUALIDADE DE VIDA

HORÁRIO: das 17h  às 18h

LOCAL: Sala de Dança do CAUA II

PRÉ-REQUISITO:  Participar da Entrevista será no dia 21/02 (quarta-feira), Na sala de Dança do CAUA 2. Início as 17 horas

CORPO DE DANÇA SÊNIOR,

DIAS DA ATIVIDADE: SEGUNDA QUARTA E SEXTA

HORÁRIO: das 18h às 20h

LOCAL: Sala de Dança do CAUA II

PRÉ-REQUISITO:  Participar da Entrevista será no dia 19/02 (segunda-feira), Na sala de Dança do CAUA 2. Início às 18 horas

ABORDAGENS CORPORAIS INTEGRATIVAS

DIAS DA ATIVIDADE: TERÇA E QUINTA

HORÁRIO: das 16h às 17h

LOCAL: Sala de Dança do CAUA II

PRÉ-REQUISITO:  Participar da Entrevista será no dia 22/02 (quinta feira), Na sala de Dança do CAUA 2. Início às 16 horas

GRUPO DE CARIMBÓ

DIAS DA ATIVIDADE: TERÇA E QUINTA

HORÁRIO: das 17h às 18h

LOCAL: Sala de Dança do CAUA II

PRÉ-REQUISITO:  Participar da Entrevista será no dia 22/02 (quinta feira), Na sala de Dança do CAUA 2. Início às 17 horas

ENDEREÇO SALA DE DANÇA

Centro de Artes CAUA/UFAM - Unidade II - Localizado à Rua Simon Bolívar, Nº 215 - Centro (Praça da Saudade) (ao lado da Igreja Batista)

Link de inscrições e informações: https://forms.gle/ZWe3tbg21Wpj4rDu7

CURSO DE DANÇA DE SALÃO EM PARCERIA COM O PROJETO ROSAS

O curso de Dança de Salão tem orientação do professor Marcus Vinícius e é parceria com o Projeto Rosas.

Rosas é um projeto de extensão universitária, que iniciou atividades em agosto de 2001 nas dependências da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas, sob a coordenação da professora Carmen Arce. Desde 2018, o projeto tem parceria com o CAUA, visando a uma ação participativa e de integração dos alunos, professores da ESAT e CAUA-UFAM, bem como dos servidores da UEA e da UFAM com as comunidades das cidades de Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba e Itacoatiara, através da dança de salão.

Dentre as contribuições possíveis para os cursos de dança, regularmente oferecidos pelo projeto, destaca-se a atividade de Extensão voltada para suprir a necessidade de promover ações pautadas no universo da Dança de Salão

O projeto Rosas, assim, visa a contribuir para o desenvolvimento integral dos envolvidos, tanto dos acadêmicos como da comunidade em geral, as quais poderão estabelecer diálogos com diferentes fontes de informação e iniciar e/ou ampliar suas relações com a Dança de Salão.

Total de vagas:15 vagas/casal (Total de 30).

Inicio das aulas: 27/02/2024

Dias/horário das aulas

Turma 1 : 3ª das 9h às 10h / Turma 2: 5ª feira das 9h às 10h

Local das aulas: As aulas serão presenciais e realizadas na sala de Dança do CAUA - Unidade II, situado à Rua Simon Bolívar, 215 - Centro.

Idade:      A partir dos 15 anos.

Link para inscrições e informações:  https://forms.gle/v3srS8Ps77MG6i618

OFICINAS CRIATIVAS DE ARTES

As Oficinas criativas são resultado da parceria com a Faculdade de Artes/Ufam ofertadas para crianças de 4 a 6 anos.

A arte é uma forma de expressão que acompanha as crianças desde cedo, mesmo antes de elas saberem o seu significado.  A arte ajuda a criança a expressar seus sentimentos e a lidar com seus conflitos internos. Além disso, desenvolve a criatividade, estimula a escrita, aprimora a capacidade de observação e percepção, melhora as habilidades motoras e fortalece a linguagem corporal. Também favorece o trabalho em equipe, pois muitas atividades artísticas são realizadas em grupo, promovendo a cooperação e o respeito entre os pequenos. Pensando nisso, o Caua, junto à Faartes, oferece ciclos de oficinas que envolvem diferentes formas de arte:

OFICINA DE MÁSCARA E TEATRO: Nesta oficina, as crianças vão aprender a confeccionar suas próprias máscaras e a usar o teatro como ferramenta de comunicação e expressão.

OFICINA DE PINTURA, ESCULTURA  E TEATRO: Nesta oficina, as crianças vão explorar diferentes técnicas de pintura e escultura, além de criar peças teatrais e costurar seus próprios figurinos.

OFICINA COLAGEM CRIATIVA DE ANIMAIS AMAZÔNICOS E CONFECÇÃO DE MÁSCARAS FOLCLÓRICAS: Nesta oficina, as crianças vão conhecer mais sobre a fauna e a cultura da Amazônia, fazendo colagens criativas de animais amazônicos e confeccionando máscaras inspiradas no folclore brasileiro.

OFICINA CRIAÇÃO DE PERSONAGENS PARA LENDAS DO FÓLCLORE BRASILEIRO: Nesta oficina, as crianças vão mergulhar no universo das lendas do folclore brasileiro, criando seus próprios personagens e histórias.

Realizadas nos dias: 17 e 18 ; 23 e 25 de fevereiro e 02 e 03 de março de  2024

Horários: