Página inicial > Notícias Destaque > Propesp divulga edital de seleção com inscrições a partir de 23 de fevereiro

Propesp divulga edital de seleção com inscrições a partir de 23 de fevereiro

Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 10h01 | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 10h11 | Acessos: 3047

Por Sandra Siqueira

Revisão Rozana Barbosa
Equipe Ascom Ufam

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) divulga o Edital N.º 08/2024 - Propesp/Ufam que trata da abertura de inscrições para o Exame de Seleção de candidatos para a turma de 2024, com entrada no primeiro semestre letivo de 2024, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Associação Ampla da Universidade do Estado do Pará com a Universidade Federal do Amazonas (PPGENF-UEPA/Ufam), para os cursos de mestrado e doutorado acadêmico. Inscrições abertas de 23 de fevereiro a 8 de março.

São oferecidas 27 vagas para o curso de mestrado, sendo 19 para o polo de Manaus e oito para o de Coari, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). Já para o doutorado, foram disponibilizadas oito vagas para ingresso em 2024 para o polo de Manaus, na Escola de Enfermagem de Manaus. Podem participar candidatos portadores de diploma de licenciatura e/ou bacharelado em Enfermagem, ou em áreas afins (mestrado), e titulação de mestre em programa de pós-graduação (doutorado).

O programa tem como área de concentração: “Enfermagem no Contexto da Sociedade Amazônica” e dispõe de duas linhas de pesquisa, cujo objetivo geral é formar Mestres e Doutores em Enfermagem para atender a Região Amazônica.

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1: Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia: Processos saúde e doença e de cuidar em enfermagem. Diagnósticos situacionais e epidemiológicos das dinâmicas implícitas em múltiplos contextos de saúde pública na Amazônia;

Linha de Pesquisa 2: Educação e Cuidado em Saúde e Enfermagem na Amazônia: Formação profissional em enfermagem. Bases teóricas, ético-políticas e metodológicas da educação e do cuidado. Tecnologias para a educação e o cuidado em saúde e Enfermagem no contexto sociocultural da Amazônia e do Sistema Único de Saúde.

Inscrições

As inscrições podem ser efetuadas por e-mail, com o envio do formulário de inscrição e documentos comprobatórios necessários, para o Programa de Pós-Graduação Enfermagem – Mestrado Acadêmico, considerando o horário oficial de Manaus/Amazonas, por meio do endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Etapas

Primeira etapa (eliminatória) – envio e análise da documentação exigida para inscrição e a entrega e análise do pré-projeto de pesquisa (Peso 3).

Segunda etapa: análise do currículo (classificatória - peso 2) e arguição referente ao pré-projeto de pesquisa (classificatória e eliminatória - peso 3).

A divulgação do resultado preliminar da classificação final será realizada no dia 15 de abril de 2024 nos endereços eletrônicos http://www.propesp.ufam.edu.br/ e http://ppgenf.ufam.edu.br/.

Para mais detalhes, consulte o edital.