Página inicial > Notícias Destaque > PROEG viabiliza junto ao ISB, a ação de fortalecimento pedagógico

PROEG viabiliza junto ao ISB, a ação de fortalecimento pedagógico

Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 09h30 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 09h37 | Acessos: 469

Evento contou com a presença do reitor, professor Sylvio Puga e o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro e serviu para fortalecer cooperação entre Instituição e poder executivo municipal

Por Ana Carla Santos

Ascom Ufam

Estudantes, professores e técnico-administrativos do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), campus Coari, da Universidade Federal do Amazonas, receberam nesta terça-feira, 6 de junho, palestrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que palestraram sobre 'Metodologias ativas de ensino-aprendizado para a educação médica'.

O ISB é a unidade da Ufam com maior número de cursos da área da saúde fora da sede (Manaus), a exemplo de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia. A solenidade de abertura do evento, contou com a presença do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que juntamente com a diretora do Instituto, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, recepcionou o prefeito municipal de Coari, Keitton Pinheiro, que esteve acompanhado do secretário de saúde, Arteme Araújo e a presidente da Câmara Municipal de Coari, Jeany Pinheiro. À mesa também estava o coordenador acadêmico do ISB, professor Abel Santiago Muri Gama e os palestrantes da UFRN convidados.

Por dois dias, os professores da Federal do Rio Grande do Norte, Ana Carine Arruda Rolim e Diego Bonfada discorreram sobre metodologia, fundamentos, cases e estudos individuais. No primeiro dia, as palestras tiveram como tema 'Aprendizado baseado em problemas PBL: abrindo e fechando um problema', e no segundo dia, 'Educação baseada na comunidade e responsabilidade social das escolas médicas' e 'Construindo o módulo medicina no cenário amazônico'.

Parcerias - Manutenção e ampliação

Ao participar da solenidade de abertura que qualifica os que estudam e os profissionais da área da saúde da comunidade universitária do ISB, o reitor da Ufam considerou as parcerias como importantes para garantir a efetividade das políticas públicas no âmbito da educação.

"Por meio da nossa parceria com as universidades, recebemos hoje profissionais altamente qualificados, que compartilham conosco conhecimentos atuais sobre como podemos ser melhores no que já fazemos bem. Também temos aqui, a prefeitura de Coari, na pessoa do próprio prefeito que junto conosco, dá condições para que o aprendizado dos nossos alunos possa ser aplicado e dessa forma, eles estejam preparados para atuarem no mercado quando formados. Sem as cooperações, sem a junção de forças, cumprimos nosso papel, mas com a colaboração dos entes, todos ganham", ressaltou o professor Sylvio Puga.

O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, lembrou que a cidade concentra a maior parte dos atendimentos das cidades que circundam o município. "Ter a Universidade Federal do Amazonas como parceira é de extrema importância para nós, pois daqui saem profissionais de excelência. Esta oficina é prova disso, pois investir em qualificação é se prontificar a atender às demandas e necessidades da sociedade", frisou.

Após a abertura da Oficina, o reitor Sylvio Puga, o prefeito e a diretora do ISB, acompanhados de suas equipes administrativas percorreram ambientes de formação no campus 1. A visita in loco, serviu para apresentar espaços que podem ser atendidos - em termos aquisição de equipamentos e cessão de pessoal - dentro de um termo de cooperação que deverá ser renovado em breve, com vigência de cinco anos.