Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam finaliza colações de grau 2023/01 no ISB/Coari, com 46 novos profissionais em seis áreas do conhecimento
Início do conteúdo da página

Ufam finaliza colações de grau 2023/01 no ISB/Coari, com 46 novos profissionais em seis áreas do conhecimento

Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 17h06 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 17h19 | Acessos: 409

Por Carla Santos

Revisão Rozana Soares, Equipe Ascom

 Para finalizar a série de outorgas de grau nas unidades acadêmicas fora da sede, Manaus, a Universidade Federal do Amazonas promoveu na cidade de Coari, na última segunda-feira, 5, a cerimônia onde entregou à sociedade 46 novos profissionais de seis áreas de formação: Biotecnologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Ciências: Biologia e Química e Ciências: Matemática e Física. 


Presidida pelo reitor da Instituição, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, acompanhado da diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, a cerimônia também teve à mesa o representante da prefeitura da cidade, o secretário de Saúde, Arteme Araújo, o coordenador acadêmico do ISB, professor Abel Santiago Muri Gama, o paraninfo da turma e coordenador do curso de Biotecnologia, professor Michel Nasser, o paraninfo homenageado com o nome da turma, professor Fernando Albuquerque Luz, o paraninfo patrono da turma, Jefferson dos Santos, a paraninfa de Fisioterapia, professora Ercília Andrade e a paraninfa, patronesse, homenageada com o nome da turma e coordenadora do curso de Nutrição, professora Regina Coeli. 
  
A solenidade se iniciou com a entrada da então formanda Andreina Maciel, que conduziu até a mesa de honra, a lâmpada símbolo da profissão de Enfermagem, seguida dos juramentos por área de formação, feitos pelos juramentistas Luana Batalha (Biotecnologia), Gabriela Nascimento (Ciências: Biologia e Química), Rogério Batista (Ciências: Matemática e Física), Talita Fernandes (Enfermagem), Emerson Castro (Fisioterapia), Luciana Muniz (Nutrição). 

O primeiro a ter grau outorgado foi o formando do curso de Biotecnologia, Eriklis Ramos, conforme o artigo XIX do Estatuto da Universidade. Das mãos do reitor, o agora profissional recebeu o diploma e das mãos de uma familiar, o capelo, símbolo de um importante ciclo acadêmico finalizado com mérito. Da mesma forma, o rito se deu sobre os demais 45 alunos, que em seguida ouviram o discurso do orador, Uenderson Alivad Oliveira da Silva, escolhido para representá-los. 

"Atuar nas nossas profissões é representação de vocação. Que sejamos resilientes, criativos, comprometidos, éticos e apaixonados pelo que faremos a fim de fazermos a diferença. Nenhum esforço será em vão. Nesta oportunidade, faço um agradecimento às mães por estarem conosco ao nosso lado, oferecendo amor e apoio; à Ufam, por nos acolher e oferecer condições de nos mantermos ao longo dessa jornada e à Prefeitura de Coari, por prover campo para que pudéssemos aplicar nossos aprendizados. Por fim, no final dessa empreitada, quando efetivamente este ciclo se encerra, desejo que mesmo que agora sigamos nossos próprios caminhos, espero que os fios de uma teia formando um elo de profissionais imbuídos de uma atuação humanizada", observou. 

O pronunciamento seguinte foi do paraninfo da turma, feito pelo professor Fernando Albuquerque Luz, há quatro anos no Instituto. "Minha jornada começou no ISB quando muitos de vocês também estavam ingressando e nós aprendemos e nos desenvolvemos juntos, ao longo de muitas disciplinas ministradas. A caminhada de vocês aqui, para mim, posso comparar a de uma árvore crescendo na floresta. Isso porque no chão da floresta, quando o cenário é de uma cidade como a nossa, invisibilizada pelas outras regiões e restrita a tantos acessos, ainda assim, elas se apresentam imponentes. Da mesma forma, tais quais árvores, espalhem cor, floresçam, semeiem. Sejam felizes", desejou. 

O representante da Prefeitura de Coari, o secretário Arteme Araújo de Souza, reiterou o compromisso com a Universidade Federal do Amazonas no que se refere às parcerias institucionais, dado que a estrutura de saúde do município é campo para aprendizado dos alunos da saúde. Ele também reconheceu o valor mercadológico da Instituição em sua fala. "Acompanhei recentemente uma cerimônia do jaleco de alunos ingressantes num curso de Enfermagem e por muitas oportunidades ouvi a Ufam sendo enaltecida. A Ufam é fonte de conhecimento de todas as instituições de ensino neste Estado. Aonde quer que vá, você encontra em toda região, gente que é fruto da Ufam e essa instituição merece todo nosso respeito e compromisso de apoio", assegurou. 
A diretora do ISB, professora Vera Lúcia Imbiriba, compartilhou do mesmo pensamento. "Aqui entregamos estrutura, professores qualificados, auxílios. Como resultado disso, devolvemos profissionais preparados, prontos para atuar em qualquer lugar desse país. Nós estaremos aqui, continuando a torcer por vocês e de braços abertos, para que possam retornar talvez como professores ou ainda como pesquisadores em mestrados e doutorados. Sorte e coragem!", disse. 

Encerrando a cerimônia, o reitor, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, considerou o 'fator Amazônia' como um grande desafio de décadas e ainda nos dias atuais. "Nunca foi fácil e provavelmente não será a longo prazo. Distâncias, acesso, ainda assim, lembrem-se de que vocês estiveram sobre os ombros de gigantes, daqueles que aqui estiveram primeiro e tendo a coragem e o desprendimento de se arriscarem para que hoje, vocês vencessem. Não tenham medo do futuro. Não tenham medo do que há de vir", frisou.
Ele também ressaltou a importância da implementação e manutenção das parcerias. "Aqui na presença do representante do prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, na pessoa do secretário de saúde, reforço que não fazemos nada sozinhos. Nós só vamos sobrepor as dificuldades, estando no fronte, juntos", lembrou.
 
A cerimônia finalizou com a clássica comemoração do capelo lançado para o ar. Abaixo, confira a lista dos 46 formandos. 

Formandos do curso de Biotecnologia
. Eriklis Ramos
. Joedeson Rosa da Silva
. Luana Cássia Batista Batalha

Formandos do curso de Ciência: biologia e química
. Adrianne Márcia Penha de Negreiros
. Ana Paula Pereira dos Santos
. Ana Paula Saldanha Guedes Paes
. Carolainy da Silva Campos
. Dalila Araújo da Silva
. Francisco Leonardo da Costa Feitosa
. Gabriela Nascimento Pontes
. João Paulo Hermano Farias
. Kaila Almeida da Silva
. Keiliane Almeida da Silva
. Maria Jociane de Matos Costa
. Marliele Silva Antunes

Formandos do curso de ciências; Matemática e Física
.Kelson Paiva Dantas
. Rogério Batista dos Santos

Formandos do curso de Enfermagem
. Ana Kaila Costa Parente
. Andreina Maciel de Sena dos Santos
. Beatriz Peres dos Santos
. Denise Souza da Silva
. Eliana Souza de Andrade
. Jac Lane Ferreira da Silva
. Letícia Kelly Cristina Braga da Cruz Gonçalves
. Letícia Seixas Severino
. Lorrainy de Souza Cordeiro
. Maura Lucrecia Lavor Rodrigues
. Maylline Evelly Freitas Lira
. Talita Fernandes de Lima Silva
. Uenderson Alivad Oliveira da Silva
. Yasmim Paes de Moraes

Formando do curso de Fisioterapia
. Emerson Castro da Silva

Formandos do curso de Nutrição
. Adriana Vieira
. Andreza Bruce Cunha
. Eliane Araújo de Azevedo
. Ellen Serrão Franco
. Esterfany de Oliveira Valente
. Gleiciane da Silva Costa
. Isabelle Mota da Silva
. Jocastra Alexandra de Souza Reis
. Kaila Reis da Silva
. Luciana Muniz Maciel
. Nibiane Machado Rodrigues
. Raul Andrade Castro
. Ruan Wilky Oliveira da Silva
. Ruth Brito de Araújo 
registrado em:
Fim do conteúdo da página