Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Reitor prestigia o lançamento da obra “Era Uma vez na Ilha de Parintins”, de autoria do ex-vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen
Início do conteúdo da página

Reitor prestigia o lançamento da obra “Era Uma vez na Ilha de Parintins”, de autoria do ex-vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 09h32 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 10h59 | Acessos: 862

No livro editado pela Edua, o autor reúne crônicas e memórias pessoais vivenciadas na terra natal

Por Márcia Grana

Revisão Rozana Soares

Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, prestigiou, na noite desta sexta-feira, 02, a solenidade de lançamento da obra “Era uma vez em Parintins”, de autoria do ex-vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Jacob Cohen.

Editada pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), a obra é composta por crônicas, histórias, descrições dos costumes e acontecimentos que marcam a história do município de Parintins.

Programa Oftalmologia Universitária

Durante a solenidade de lançamento, professor Cohen apresentou um vídeo sobre o Oftalmologia Humanitária, um programa de extensão da Ufam coordenado por ele que, com o apoio da Marinha do Brasil e demais parcerias institucionais, leva atendimento oftalmológico à população do interior do estado, inclusive realizando cirurgias de catarata e pterígio.

Recursos para o Oftalmologia Humanitária

Após a apresentação do vídeo, professor Cohen anunciou que todo o rendimento oriundo das vendas do livro será destinado à edição 2024 do projeto Oftalmologia Humanitária. “Eu sempre me emociono ao ver esse vídeo sobre o Oftalmologia Humanitária, um projeto que já recuperou e melhorou a visão de milhares de pessoas no interior do Amazonas. Faço isso há trinta anos e há trinta anos vem essa emoção. A propósito, informo a todos os meus amigos, que me distinguem com suas presenças, que todo o valor arrecadado com as vendas do livro será revertido em favor da edição deste ano do projeto”, discursou o autor.

Agradecimentos à Ufam

Ele também agradeceu à Universidade Federal do Amazonas pelo apoio institucional à publicação. “Meus agradecimentos à Universidade Federal do Amazonas, nas pessoas do reitor, professor doutor Sylvio Puga, da vice-reitora da Ufam, professora doutora Therezinha Fraxe e do diretor da Edua, professor doutor Sérgio Freire, que permitiram, por duas vezes, que minhas obras tivessem a chancela da Universidade”, agradeceu o autor, que já organiza material para a publicação de um terceiro livro.

Honra

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, disse que é uma honra para a Universidade, através da Edua, disponibilizar mais uma obra para a sociedade.“É uma honra para a Ufam, através da Edua, disponibilizar para a sociedade amazonense, em especial, a parintinense, as crônicas sobre Parintins, de autoria do ex-vice-reitor e também parintinense, professor titular da Faculdade de Medicina da Ufam, doutor Jacob Cohen. A obra traz elementos para o entendimento das transformações econômicas e sociais ocorridas em Parintins. Esse processo de mudança relatado no livro, continua a acontecer nas ações do doutor Jacob Cohen, com as Jornadas Oftalmológicas realizadas no Baixo Amazonas e nas demais calhas de rios do Amazonas”.

Edua - publicações e investimentos em 2024

Ao destacar a publicação de 45 títulos pela Edua em 2023, o diretor da Editora da Ufam (Edua), professor Sérgio Freire, anunciou, para 2024, o investimento da Edua na publicação de memoriais dos docentes da Ufam. “Estou muito feliz com esta solenidade de lançamento. Costumo dizer que alegria de editor é ver livro publicado. Mesmo diante das dificuldades que as editoras universitárias têm enfrentado, conseguimos publicar, no ano passado, 45 títulos, atingindo uma meta muito acima de outras editoras universitárias. Estamos fazendo nosso trabalho quanto ao registro de memórias apesar de termos um problema sério de registro de memória pessoal e institucional culturalmente no Brasil. Aberta a isso, a Edua começa a publicar agora os memoriais dos professores porque a memória dos professores é a memória da instituição. Abrimos um selo agora e vamos investir na publicação dessa série de materiais”.

Grandes contribuições à Oftalmologia

Colega da Faculdade de Medicina (FM), o professor Luiz Fernando de Souza Passos afirmou ser uma honra prestigiar a dedicação do professor Jacob Cohen à Oftalmologia, à Medicina e à saúde pública. “Tive a honra e o privilégio de trabalhar com o professor Jacob Cohen desde que eu iniciei, em 1979, na Faculdade de Medicina da Ufam e acompanho a trajetória dele composta por belíssimos trabalhos e grandes contribuições à Oftalmologia das áreas tropicais, em geral, e da Amazônia, em particular. Ele tem, inclusive, uma outra obra, um livro de Oftalmologia na região da floresta amazônica, publicado pela própria Ufam. É uma honra estar aqui para prestigiar toda a vivência que ele tem na Oftalmologia, na Medicina e na saúde pública”, declarou o professor.

Amizade de longa data

O procurador de Justiça aposentado, doutor Carlos Coelho, destacou a amizade de longa data com o professor Jacob Cohen, cultivada desde que atuou como promotor de Justiça no município de Parintins, entre os anos de 1984 e 1986. “É um prazer enorme rever o doutor Jacob. Temos uma amizade muito antiga. O livro dele é sobre Parintins e tenho um amor muito grande pela cidade, até me considerando parintinense de coração, desde que exerci a atividade ministerial lá, entre os anos de 1984 e 1986. Ao abrir o livro eu vi que um dos primeiros artigos se refere à chegada dos judeus na Amazônia. Eu já tinha tomado conhecimento disso através da leitura da obra do professor Samuel Benchimol e agora eu tenho a oportunidade de rever com a visão do oftalmologista Jacob Cohen. Vir a este lançamento também traz a oportunidade de rever amigos de Parintins que há muito tempo não via”, declarou o procurador.

Também estiveram presentes na solenidade jornalistas, empresários, membros da Academia Amazonense de Letras e diversas autoridades estaduais. O lançamento da obra ocorreu no salão nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro. Confira mais fotos na galeria:

registrado em:
Fim do conteúdo da página