Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 25 finalistas da Faculdade de Ciências Agrárias
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 25 finalistas da Faculdade de Ciências Agrárias

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 10h26 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 11h15 | Acessos: 876
Recém-diplomados são dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca , Engenharia Florestal e Zootecnia
 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
 
Em solenidade presidida pelo pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas, professor David Lopes Neto, aconteceu, na noite desta segunda-feira, 29, no auditório Eulálio Chaves, a outorga de grau a 25 finalistas dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/Ufam).
 Mesa de honra e homenageados
Além do presidente da solenidade, compuseram a mesa de honra da cerimônia, a diretora em exercício da Faculdade de Ciências Agrárias, professora Maria Angélica de Almeida Correa; o paraninfo da turma de Agronomia, professor Silfran Rogério Marialva Alves; a paraninfa da turma do curso de Engenharia de Alimentos, professora Antônia Queiroz Lima dos Santos; a paraninfa da turma do curso de Engenharia de Pesca, professora Maria Anete Leite Rubim; o paraninfo da turma do curso de Engenharia Florestal, professor André Luiz Alencar de Mendonça; a paraninfa da turma do curso de Zootecnia, professora Marília Gabriela Gondin Rezende; a coordenadora do curso de Agronomia, professora Ana Francisca Tiburcia Amorim Ferreira e Ferreira; o homenageado com o nome da turma do curso de Agronomia, professor Ari de Freitas Hidalgo; o homenageado com o nome da turma do curso de Engenharia de Alimentos, professor Wenderson Gomes dos Santos; o homenageado com o nome da turma do curso de Engenharia Florestal, professor Francisco Tarcísio Moraes Mady e a homenageada com o nome da turma do curso de Engenharia de Pesca, professora Kedma Cristiane Yamamoto.
 Agentes de transformação social
Durante seu pronunciamento, o presidente da solenidade, professor David Lopes Neto, destacou a responsabilidade dos recém-formados em promover transformação social. “A responsabilidade de vocês com o planeta é grande, pois a área de Ciências Agrárias é o ofício e a arte da exploração sustentável da terra, da criação de animais com racionalidade e do cultivo de vegetais com manejo pautado na sustentabilidade e na racionalidade humana. Aqui na Ufam, vocês aprenderam tudo isso, pois foram formados como  agentes de transformação social. Lembrem-se de que lá fora, em especial nos 62 municípios do Amazonas,  há pessoas precisando de profissionais de qualidade como vocês. Então eu desejo que vocês  promovam essa transformação social, melhorem a qualidade de vida de pessoas, de famílias.  Desejo muito sucesso ao trilharem suas profissões. Que você sejam sempre éticos, respeitosos, justos e beneficentes com todas as pessoas, pois assim, certamente, a recompensa virá”, discursou professor David Lopes Neto.
 Produção sustentável de alimentos
 A diretora em exercício da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professora Maria Angélica de Almeida Correa, afirmou que os recém-formados têm pela frente o desafio da produção sustentável de alimentos. “É uma grande honra e satisfação estarmos aqui, mais uma vez, apresentando a nossa sociedade mais 25 profissionais aptos para assumir os desafios da produção sustentável de alimentos. Em nome do nosso diretor, professor Victor Lamarão, quero ressaltar a importância da formação de vocês para o momento presente. Hoje não temos apenas o desafio de produzir alimentos para uma população que cresce exponencialmente. Embora nossos cinco cursos da FCA tenha como missão a produção de alimentos de forma equitativa, hoje o principal desafio de nossa área é produzir com sustentabilidade, com qualidade, sem desperdício, enfrentando o aquecimento global que assola e prejudica a nossa biodiversidade. A produção de alimentos hoje precisa ter um olhar diferente, com uso de tecnologia, com uso eficaz dos nossos recursos naturais , das nossas águas, do nosso solo, das nossas florestas para que possamos manter a produção crescente de alimentos, com qualidade, mas pensando na perenidade desses recursos. Então, vocês têm um imenso desafio pela frente. Vocês conhecem essa região, pois são filhos daqui. Tenho certeza de que são capazes e desejo toda sorte do mundo, muito sucesso, boas escolhas, coragem. Aqui na Ufam estamos sempre de portas abertas para vocês”, discursou a gestora, que também era a patronesse da turma do curso de Engenharia de Pesca.
 
Conselhos de padrinho
O paraninfo orador dos cursos, professor Silfran Rogério Marialva Alves, destacou a alegria de receber a homenagem de seus alunos e aconselhou os afilhados a manterem-se humildes e a lutar pelo que acreditam. “Meus queridos afilhados, esse dia é de vocês. Sinto uma alegria profunda com essa homenagem de ter sido escolhido paraninfo. Nessa hora de despedida, eu desejo uma vida boa, uma vida ética, uma vida feliz a todos vocês que enfrentaram grandes desafios. Vocês tiveram o privilégio de estudar em uma universidade pública e agora são parte da belíssima história da nossa Universidade. Orgulhem-se disso, dos vencedores que são. Mantenham-se simples, nunca se tornem arrogantes ou prepotentes; sempre reconheçam o valor dos outros, pois vocês carregam os sonhos de muita gente; aproveitem os bons exemplos; sejam criativos e não se assustem com os obstáculos, sempre lutando pelo que acreditam”, aconselhou o professor.
Relevância social
Paraninfa do curso de Engenharia de Pesca, professora Anete Rubim destacou a alta relevância social de uma solenidade de outorga de grau. “Formandos, minhas primeiras palavras são de parabéns a todos vocês. A cerimônia de outorga de grau é, indiscutivelmente, da mais alta relevância social para concluintes, para a família, para a instituição que os forma e para toda a comunidade. O graduando mostra, neste ato, o seu mais elevado valor como cidadão por cumprir sua missão de chegar até o topo da proposta que se dispôs a executar. Erguer o canudo, vestir a beca é um privilégio para poucos em nosso país, considerando que a média de ingresso em cursos de nível superior no Brasil é de apenas 24% e que em países como Canadá, a Espanha e o Reino Unido, esse percentual chega a 70%. Parabéns a vocês que não desistiram. A persistência de vocês engrandece nossa Universidade e contribui para que a Ufam seja considerada uma das universidades públicas com o menor índice de evasão no Brasil, com apenas 10,8% de desistentes, enquanto a média nacional de evasão é de 24,5%”, discursou a oradora que citou ainda que, em 2024, a FCA completa 35 anos de existência e que 98% do corpo docente da Faculdade têm a titulação de doutorado.
 Percurso com marcas indeléveis
Em nome das turmas, o agrônomo Celso Lucas de Castro Martins ressaltou que a jornada acadêmica, marcada por desafios, aprendizados e experiências, deixou uma marca indelével no percurso de cada formado. “Este momento especial ficará eternamente marcado em nossas vidas. Estamos aqui não apenas para recebermos nossos diplomas, mas para refletir sobre os desafios superados, as amizades cultivadas e o conhecimento adquirido ao longo desses anos. Ao olharmos para o futuro, vislumbramos um horizonte de possibilidades. Que este diploma seja não apenas um símbolo de conclusão, mas um passaporte para novas oportunidades e realizações.Saímos daqui como agentes de mudança, prontos para deixar nossa marca no campo profissional. Que possamos continuar aprendendo, crescendo e contribuindo para um futuro melhor. Em nome de todos os formados, expresso gratidão a todos os que contribuíram para nosso sucesso.Que a próxima fase de nossas vidas seja repleta de sucesso e realizações”, discursou o orador.
Confira a lista completa de formandos
 
AGRONOMIA
 1. AGNES PANTOJA ACIOLI 
2. CELSO LUCAS DE CASTRO MARTINS 
3. CLEBER NUNES CORREA 
4. GABRIELE LIMA DE JESUS 
5. JEAN DOS SANTOS CARNEIRO DA CUNHA 
6. JULIO HENRIQUE MELO FIGUEIRA 
7. MARIA LARISSA HERMIDO DA SILVA 
8. NALBERT SOUZA DE CARVALHO 
9. NATHÁLIA OLIVEIRA LUNIÉRE
10.ROCINÁDIA FRANCO PARÉDIO
11. RONALDO LÚCIO DE LIMA MARQUES FILHO
12. THAIZA MARTINS DE MACEDO
 
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
1. JULIANI WOITOVICZ BALBINO MANTHAY
2. MARCOS VINÍCIUS LOPES CORREA
3. MIRIANE FIGUEIREDO BARROS FONSECA
 
ENGENHARIA DE PESCA
1. GABRIEL DOS SANTOS TORRES
2. GISELE GABRIELLA BRITO PEGADO
3. GLEICIELY ALMEIDA CABRAL
4. MARCUS VINICIUS PANTOJA TEIXEIRA
 
ENGENHARIA FLORESTAL
1. CARLA SHAUANA COSTA NOGUEIRA
2. GABRIELLY BRANCHES DE ARAGÃO
3. SAVANAH FRANCO DE FREITAS
4. VALQUÍRIA CLARA FREIRE DE SOUZA
 
FORMANDOS DO CURSO DE ZOOTECNIA
1. RAYANA POMAR TAVARES
2. RIVALDO GUIMARÃES DE SOUZA
registrado em:
Fim do conteúdo da página